ex. 3.22
Foi recolhida uma amostra causal de 11 comprimentos de corpos de uma determinada espécie. Para avaliar se tais dados provêm de uma população normal foi construído um QQ-plot da normal e realizado um teste de ajustamento de Shapiro-Wilk usando o R. Com base nos resultados do R podemos dizer que:
Qual a afirmação correta:
Embora os pontos se encontrem relativamente perto da reta no QQ-plot, o teste de Shapiro-Wilk indica que a distribuição normal é pouco provável de ocorrer (probabilidade igual a 0.2971).
Não existem motivos para não acreditar que os dados provêm de uma população normal pois os pontos se encontram relativamente perto da reta no QQ-plot e o teste de Shapiro-Wilk conduz à não rejeição de \(H_0\).
Embora o teste de Shapiro-Wilk indique o ajustamento da distribuição normal aos dados, o facto de todos os pontos no QQ-plot não estarem exatamente sobre a reta levanta suspeita da normalidade.
Uma vez que o valor-p do teste de Shapiro-Wilk é igual a 0.2971 então não se rejeita a hipótese \(H_0\) dos dados não seguirem uma distribuição normal.
☞ sugestões
Consulte procedimentos para testar o ajustamento à normal.
Resumo:
H0: X segue Normal (X igual Normal)
H1: X não segue uma Normal (X é diferente da Normal)
O valor-p (Shapiro-Wilk) = 0.29 > 0.05 então NÃO REJEITAR H0, isto é, X segue Normal.
☞ solução
A 2ª afirmação é correta.