Bioestatística online


_images/front-exercicios.png

Fig. 1 Exercícios

_images/front-ti84.png

Fig. 2 Calculadoras gráficas

_images/front-excel.png

Fig. 3 Excel (em construção)

_images/front-r.png

Fig. 4 R statistical software

_images/front-tabelas.png

Fig. 5 Tabelas de distribuições


Estatística

  • A média de uma amostra de alturas de árvores é um exemplo de uma estatística (statistic). Assim, uma estatística é um valor que resume um atributo, de uma população, observado numa amostra. Outro exemplo: os valores mínimo e máximo de uma amostra de alturas de árvores também são chamados de estatísticas.

  • Por outro lado, o (mesmo) termo estatística (statistics) designa uma das área científicas para o estudo de dados.

Bioestatística

Conjunto de técnicas aplicadas a populações ligadas à vida, biologia, geologia, oceanos, etc.

Para que serve?

De uma população é observado um atributo que se designa por variável descritiva. Por exemplo, «X é o Índice de Massa Corporal de uma pessoa em território português». Usam-se os métodos da estatística descritiva para estudar as características escolhidas.

Se pudermos assumir que as condições, físicas, económicas, etc que deram origem à população, estão estáveis no período de estudo, então é razoável pensar-se que a variável aleatória tenha uma distribuição de probabilidades associada, \(F(x)=P(X \le x)\), devido à estabilidade das condições.

Conhecendo uma distribuição, pode-se efetuar cálculo de probabilidades, como \(P(\text{IMC médio elevado})\), e também usar teorias matemáticas que assentam nessa função de distribuição \(F(x)\) por forma a conhecer melhor as características da população. A mesma teoria matemática serve o propósito de se realizar estatística inferencial com recursos moderados, como é o caso de amostras de pequena dimensão. Este conjunto de técnicas chama-se estatística inferencial.


Acesso a esta página via qr code:

_images/bio-qrcode.png

Citar esta documentação

João Pedro Cruz. Documentação online de Bioestatística. 2019-2022 (documentação em construção). https://sweet.ua.pt/pedrocruz/bioestatistica/

Índices e tabelas