ex. 4.07

Foi realizada uma experiência para testar o efeito da alimentação na aprendizagem. Para o efeito separou-se uma turma em quatro grupos: um grupo de controlo ao qual foi fornecida bebida e comida à discrição, um outro grupo ao qual se forneceu apenas comida, um grupo que apenas ingeriu bebidas e um quarto grupo que não teve direito nem a comer nem a beber. Em seguida, os alunos assistiram a uma aula sobre a ANOVA no SPSS. No final, cada aluno realizou um teste cujos resultados se encontram no ficheiro aprend.csv.

(a) Comente as seguintes caixas de bigodes comparativas observando as diferenças entre os grupos.

sugestões

A reflectir.

solução

(b) Tendo em conta o seguinte resultado do Rlogo~, efectue uma ANOVA paramétrica para averiguar se existem diferenças significativas entre os grupos, ao nível de significância de \(5\%\).

(b-i) Escreva as hipóteses em causa.

sugestões

A reflectir.

solução

\(H_0: \mu_1=\mu_2=\mu_3=\mu_{controlo}=\mu\) vs \(H_1: \mu_i \neq \mu\), para algum i.

(b-ii) Registe o valor observado da estatística de teste.

sugestões

A reflectir.

solução

\(F=4.978\)

(b-iii) Identifique o valor e mostre como se obtem o valor-p usando o valor observado da estatística de teste.

sugestões

A reflectir.

solução

\(p=0.007\)

(b-iv) Decida e conclua.

sugestões

A reflectir.

solução

Como \(0.007<0.05\), rejeita-se a hipótese nula, i.e, conclui-se que o tipo de de quantidade de alimento ingerido influencia o rendimento na aprendizagem;

(c) Tendo em conta o seguinte resultado do Rlogo~, efectue uma análise de comparações múltiplas utilizando o teste de Dunnett para comparar o grupo de controle com cada um dos restantes grupos, \(\alpha=0.05\).

sugestões

A reflectir.

solução

Das 3 comparações dos diferentes grupos (sem comer, sem beber e sem comer/sem beber) com o grupo de controlo, o único teste (ao nível 0.05 de significância) em que é rejeitada a hipótese de igualdade entre grupos é o resultante da comparação do grupo sem comer/sem beber com o grupo de controlo, indicando que existem diferenças significativas entre estes dois grupos.

FIM