ex. 1.4 (*)
Considere um conjunto de dados relativo a 6 variáveis para 50 recém nascidos. As 6 variáveis são o peso (em gramas), o comprimento (em centímetros), o sexo do recém-nascido (codificado em 0=feminino, 1=masculino, 2=indefinido), localidade da maternidade (codificado em 1=Lisboa, 2=Porto 3=outros), nº de semanas de gestação e se a mãe é fumadora ou não (0=mãe fumadora, 1=mãe não fumadora).
Indique se a classificação, em cada alínea, está correta. Justifique a sua escolha.
(a) Variáveis qualitativas nominais: sexo e mãe fumadora.
☞ proposta de resolução
Correto. Apesar da codificação, por exemplo num ficheiro Excel, ser feita com os números 0, 1 ou 2, as variáveis são Qualitativas na escala nominal. Os «números» são meras representações mais curtas.
(b) Variável qualitativa ordinal: localidade da maternidade.
☞ proposta de resolução
Incorreto. Apenas seria ordinal, se fosse dada alguma informação adicional como por exemplo, a proximidade da localidade relativamente a algum ponto de referencia.
(c) Variáveis ordinais: peso, comprimento e semanas gestação.
☞ proposta de resolução
Os valores das variáveis «peso» e «semanas gestação» têm uma ordem mas vão além dessa propriedade. São quantidades, e estão na escala de razão, em que as diferenças e os múltiplos fazem sentido. Numa variável (apenas) ordinal, só a ordem é válida como em «mau», «medio» e «bom».