teste a duas proporções independentes

Pode ser necessário comparar duas proporções populacionais, \(p_1\) e \(p_2\), com base em dados de duas proporções mostrais independentes. Por exemplo, comparar a proporção de linces macho na Serra da Malcata com a proporção de linces macho na Extremadura espanhola. Ainda considerando o exemplo, são necessárias amostras das duas zonas:

  • número de linces macho do total de linces observado da Serra da Malcata

  • número de linces macho do total de linces observado da Extremadura espanhola.

Do ponto de vista matemático, as amostras devem ter tamanho superior a 30 pois é um teste assintótico (usa o teorema do limite central) para a comparação de proporções (amostras independentes).

As hipóteses pode ser:

\[ \begin{align}\begin{aligned}H_0: p_1 = p_2 \quad vs \quad & H_1: p_1 \neq p_2\\H_0: p_1 = p_2 \quad vs \quad & H_1: p_1 > p_2\\H_0: p_1 = p_2 \quad vs \quad & H_1: p_1 < p_2\end{aligned}\end{align} \]

estatística de teste

\[T=\frac{(\widehat{p_1} - \widehat{p_2})}{\sqrt{\widehat{p_1}(1-\widehat{p_1})/n_1)+\widehat{p_2}(1-\widehat{p_2})/n_2}}\underset{sob~H_0}{\stackrel{\circ}{\sim}} N(0,1)\]

Máquina de calcular: 2-PropZtest

exercício

Em duas regiões (A e B) foram recolhida duas amostras de 300 fetos, cada feto foi avaliado quanto à infeção de um tipo de parasita. Na região A 25 estavam infetados e na B 30. Teste se a proporção de fetos infetados é diferente nas duas regiões, para \(\alpha=5\%\).

(Sugestão: Use a máquina de calcular).

avançado

Observe-se que este teste z de comparação de proporções e o teste de independência do qui-quadrado são métodos de análise equivalentes.

Por fazer

por fazer