ex. 1.28 (*)
Considere a representação gráfica de classificações (não inteiras) entre 0 e 100 pontos:
(a) Qual a população, a amostra e a variável observada? É contínua ou discreta?
☞ proposta de resolução
A população são os estudantes de uma disciplina; a amostra é composta alguns estudantes dessa disciplina. Em termos práticos, a amostra é composta pelas classificações desses 100 estudantes, i.e., a variável é a classificação de um estudante.
(b) Qual o tipo de gráfico usado? Qual a largura da classe?
☞ proposta de resolução
Histograma com 5 classes com amplitude de 10 pontos. (só quando as classes têm a mesma amplitude se pode interpretar o eixo YY como frequência absoluta ou uma proporção.)
(c) Quantas classificações da amostra estão representadas?
☞ proposta de resolução
n=100 (somando as alturas das 5 áreas; as bases do histograma são iguais e só assim esta soma faz sentido).
(d) Uma nova amostra, de dez elementos, foi obtida da mesma população. Entre infinitas possibilidades, proponha uma nova amostra coerente com o contexto. Faça um pequeno histograma com a amostra que sugere.
☞ proposta de resolução
3, 25, 45, 55, 63, 64, 64, 78, 85, 90. O histograma terá um aspeto similar (não sendo obrigatório que seja exatamente igual! Por vezes, poucas, até poderá ser bem diferente.)