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Geometria  Computacional

2007/2008

Sumários

     

    Data

    Sumário da Aula

    1

    5/Out/07

    Feriado Nacional

    2

    12/Out/07

    Apresentação. O Web site da disciplina. Generalidades sobre os objectivos da cadeira. Metodologia de Trabalho a seguir ao longo do semestre. Programa da disciplina. Bibliografia . Métodos de Avaliação.

    Introdução à Geometria Computacional (GC). O que é a Geometria Computacional (GC)? Características gerais dos problema geométricos. Algoritmos eficientes. Tipos de problemas geométricos. Aplicações da GC. Configurações degeneradas em GC. Problemas clássicos da GC.

    Slides: Introdução à GC

     

    3

    19/Out/07

    Alguns problemas elementares da GC. Preliminares. Conceitos e resultados gerais: curva poligonal (aberta, fechada e simples),  teorema de Jordan, polígono, orientação de um polígono, vértices convexos vs vértices côncavos, lema de Meister, visibilidade, polígonos convexos e estrelados, teoremas relacionados com polígonos convexos e estrelados. Problema Nº1: Ponto em Polígono (PinP). Diversas aplicações deste problema. Estratégia algorítmica para a resolução do problema PinP. Complexidade algorítmica da solução. Detecção e resolução dos casos degenerados. Como acelerar o algoritmo para resolver o problema PinP? O problema PinP para polígonos convexos e estrelados. Complexidade algorítmicas dos métodos apresentados. Problema Nº2: Área de Polígonos. Área de um triângulo. Como determinar a área de um polígono convexo.  Área para polígonos arbitrários. Teorema da área de polígonos.

    Slides: Problemas elementares da GC

     

    4 26/Out/07

    Alguns problemas elementares da GC (cont...).Problema Nº 2: Área de Polígonos (cont...). Teorema da área de polígonos. Problema Nº3: Centróide dum polígono. Diversas estratégias para determinar o centróide dum polígono. O algoritmo de O'Rourke. Algumas aplicações. O problema do Par mais Próximo (PmP). Enunciado e Aplicações do problema. Algoritmo de força bruta para o problema do PmP. O problema do PmP em R1. Um algoritmo para o problema do PmP do tipo "dividir-para-conquistar". Uma estratégia "dividir-para-conquistar" do o problema do PmP em R2.  O coração do algoritmo (fase combinar) e observações importantes. Análise da complexidade do algoritmo de divisão-para-conquistar em R2. Extensão dos resultado para RdPartição de Polígonos. Algumas motivações. Enunciado do problema sobre a triangulação de polígonos. Resultados fundamentais: Existência de uma triangulação.

    Slides: Problemas elementares da GC Problema do par mais próximo; Partição de Polígonos

     

    5 02/Nov/07

    Partição de Polígonos (cont...). Não unicidade da triangulação. Número de triângulos de uma triangulação. Os predicados Left e LeftOn. Algoritmo para verificar uma diagonal. Algoritmo de força bruta para triangular um polígono. Teorema das duas orelhas (Meister). Algoritmo de triangulação por corte de orelhas. Algoritmo de triangulação de Lennes. Decomposição de polígonos em polígonos y-monótonos. Triangulação de polígonos monótonos. Problemas e resultados fundamentais. Triangulação de polígonos simples em O(n log n).  Resumo de triangulação de polígonos.

    Slides: Partição de Polígonos, Invólucros Convexos (I)

     

    6 09/Nov/07

    Secção de Apresentação de Artigos Científicos: Filipa, Helder,

    Invólucros convexo no plano. Definição do problema. Apontamentos históricos. Definições equivalentes de invólucros convexos. Resultados preliminares. Determinação de invólucros convexos no plano. Algoritmos ingénuo Nº1. Pontos extremos. Algoritmo Ingénuo Nº2. Arestas extremas. Algoritmo de Jarvis (gift wrapping). Análise da complexidade e exemplo do algoritmo de Jarvis.

    Slides: Invólucros Convexos (I)

     

    7 16/Nov/07

    Secção de Apresentação de Artigos Científicos: Cristina & Ana Sofia, Ana Pinto. Sandra, Marco & Rita

    Invólucros convexo no plano (cont...) Algoritmo QuickHull (algoritmo de divisão-e-conquista). Ideia base do algoritmo. Fases do algoritmo Quickhull.  Análise da complexidade do algoritmo.

    Slides: Invólucros Convexos (II)

     

    8 23/Nov/07

    1º Miniteste

    O problema da geração de polígonos aleatórios. Conceitos introdutórios. Sobre o trabalho de Thomas Auer e Martin Held de geração de polígonos simples. Algoritmos para a geração de polígonos estrelados: Star Universe e Quick Star. Algoritmos para a geração de polígonos simples: Steady Growth, Space Partitioning, Permute and Reject e 2-Opt Moves. Variantes: Partition Growth. Sobre o trabalho de Toussaint, Siteru e Ruso de heurísticas para a geração de polígonos simples: Convex Botton, Two Peasant e Radar Sweep. Geração de polígonos ortogonais; trabalhos de O'Rourke, Tomás e Bajuelos.

    Slides: Geração de Polígonos

     

    9 30/Nov/07

    Secção de Apresentação de Artigos Científicos: Elena, Lara & André

    Invólucros convexo no plano (cont...) Heurísticas alternativas a aplicar na fase de pre-processamento do algoritmo QuickHull. Exemplos. Algoritmo de Graham: o primeiro algoritmo óptimo. Ideia geral do algoritmo de Graham. Organigrama do algoritmo. Exemplo de execução do algoritmo. Análise da complexidade. Observações relevantes ao algoritmo de Graham. Algoritmo  Incremental. Ideia geral. Organigrama do algoritmo. Análise da complexidade do algoritmo incremental. Exemplo de execução. Algoritmo MergeHull. Generalidades do algoritmo. Organigrama do algoritmo MergeHull. Algoritmo para determinar as tangentes (superior e inferior) aos invólucros convexos.  Análise da complexidade do algoritmo MergeHull. Cota inferior para o problema da determinação do invólucro convexo. Demonstração dum applet Java para a construções de invólucros convexos. 

    Slides: Invólucros Convexos (II)

     

    10 07/Dez/07

    Secção de Apresentação de Artigos Científicos: Diana & Joana

    O problema da Galeria de Arte. O problema original. Teorema da Galeria de Arte (Chvátal). Exploração empírica do problema da Galeria de Arte. A necessidade dos Floor(n/3) guardas. Esboço da prova de Chvátal. A prova de Fisk.  Algoritmo de Avis e Toussaint para colocar os Floor(n/3) guardas. Galerias com salas rectangulares. Galerias com salas no rectangulares. Relação  entre o número de vértices reflexos e o numero de guardas num polígono. O problema algorítmicos da determinação do número mínimo de guardas num polígono. O problema Minimum Vertex Guard. Complexidade do problema MVG para polígonos simples (com e sem buracos). O algoritmo de aproximação de Ghosh. Algumas variantes do problema da Galeria de Arte: (i) polígonos  ortogonais; algoritmo para a colocação dos Floor(n/4) em polígonos ortogonais; (ii) guardas em polígonos ortogonais com buracos; (iii) iluminação com reflectores; (iv) rotas de vigilância; (v) guardas vigiados.

    Slides: Galeria de Arte 

     

    11 14/Dez/07

    Secção de Apresentação de Artigos Científicos: Nuno, Luís Pedro & Rui

    Problemas de Proximidade: Diagramas de Voronoi (DV). Introdução. Histórico. Definições e observações gerais. Construção de DV para conjuntos de geradores com três e quatro pontos. Propriedades dos Diagramas de Voronoi: (i) vértices e arestas dos DV, (ii) círculo (ii) círculo vazio, (iii) círculo circunscrito, (iv) relação entre o DV e o invólucro convexo dum conjunto de pontos, (v) número de pontos e arestas dum DV. Alguns métodos para a construção dos DV: (a) elementar (intersecção de semi-planos), (b) incremental, (c) divisão e conquista, (d) método de Fortune. Triangulação de Delaunay: definição e duas propriedades básicas.

    Slides: Diagramas de Voronoi 

     

    12 21/Dez/07

    Secção de Apresentação de Artigos Científicos: Cristiana

    2º Miniteste

     

     
     

    Department of Mathematics

    University of Aveiro

    Last modified: 14/12/07  
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