O Vine foi um serviço fundado em 2012 por Dom Hofmann, Rus Yusupov e Colin Kroll. Esta aplicação permitia aos seus utilizadores o armazenamento e partilha de vídeos em formato curto. Depois de ter sido comprado pelo Twitter e lançado a 24 de Janeiro de 2013, cresceu e tornou-se extremamente popular e chegou a ter 200 milhões de usuários ativos, tornando-se numa das maiores modas do século XXI. (Ver figura 2.11)
O conceito do Vine era simples mas inovador. A aplicação permitia aos seus utilizadores criar e editar vídeos de seis segundos (chamados de "vines") e esta limitação no tempo facilmente criou uma criatividade ilimitada nos seus utilizadores e criadores de conteúdo. Dentro da comunidade Vine, o objetivo era criar os vídeos mais interessante e divertidos de modo a conseguir o máximo de partilhas por outros usuários. Deste modo, vários utilizadores tornaram-se famosos dentro desta plataforma e, quando o Vine foi descontinuado em 2017, as suas maiores personalidades foram obrigadas a migrar para outras plataformas de criadores de conteúdo tal como o Youtube.
Hoje em dia, o Vine ainda existe, mas agora sob a forma do Vine Archive, no qual nenhum vine novo pode ser publicado mas todos os vines criados podem ainda ser visualizados, desde que não tenham sido apagados, entretanto, pelos seus criadores. O Vine pode já não ser utilizado, mas isso não pode esconder o facto de que, na sua popularidade, os seus utilizadores criaram vídeos muito bons e criativos, repletos das mais diversas piadas e memes que serão sempre lembradas.