Memes em videojogos

 Devido à facilmente verificável interseção entre as comunidades de videojogos e as de memes, os memes baseados em videojogos são algo que, previsivelmente, é comum. Vários acontecimentos, momentos ou falas em videojogos foram alvo de paródia.

 Um exemplo bastante famoso desta ocorrência é o meme chamado "I took an arrow in the knee"que traduz para "Eu levei com uma flecha no joelho". Este meme originou no jogo "The Elder Scrolls V: Skyrim"no qual era comum os guardas de várias cidades repetirem a mesma fala para o jogador - "I used to be an adventurer like you, but then I took an arrow in the knee", que traduz para "Eu costumava ser um aventureiro como tu, mas depois levei com uma flecha no joelho". Rapidamente se tornou uma fala icónica e um meme frequentemente usado no formato (I used to X, but then I took an arrow in the knee). Uma das teorias mais aceites acerca da fala original é que é uma metáfora na qual a flecha no joelho representa o casamento, porque, quando o pedido de casamento é feito, o homem ajoelha-se perante a mulher, do mesmo modo que um soldado se ajoelharia se o seu joelho tivesse sido lesionado. (Ver figura 2.13)

 A meme "Leeroy Jenkins"originou no jogo "World of Warcraft". Mais especificamente, originou de um dos seus jogadores, que tinha "Leeroy Jenkins"como nome, e que se tornou famoso por um vídeo, lançado 11 de Maio de 2005, onde este decide entrar numa luta com todos inimigos gritando o seu nome, após os seus colegas de equipa terem preparado um complexo plano para como derrotá-los estrategicamente. A personagem cómica foi bem recebida pela comunidade e até pelos próprios criadores de o jogo, Blizzard Entertainment, que a utilizaram múltiplas vezes como cara do jogo.(ver figura 2.14)

Figura 2.13: Arrow to the Knee              Figura 2.14: Leeroy Jenkins em carta do jogo "Hearthstone" de Blizzard Entertainment