Nas seguintes duas subsecções, serão abordados memes que possuam formato denominado "Image Macro". Image Macro, por definição, é o que se obtém pela junção de uma imagem com uma frase engraçada e este é um dos estilos de memes mais prevalentes e utilizados pela comunidade. O termo foi usado pela primeira vez em 2004 num fórum chamado "Something Awful"que traduz para "Algo horrível"e a sua definição está relacionada com a definição de um macro que é uma regra ou padrão que especifica como uma sequência de entrada deve ser mapeada para obter uma sequência de saída, de acordo um determinado procedimento.
O primeiro exemplo de um "Image Macro"foi feito pelo fotógrafo americano Harry Whiter em 1905 e neste estava incluída uma imagem de um gato que vestia um robe a servir de babete e que se encontrava sentado numa cadeira normalmente utilizado por um bebé para comer. A mensagem lia "What’s delaying my dinner?"que traduz para "O que está a atrasar o meu jantar?".
Segue-se, portanto, a importante análise das várias maneiras de usar este estilo, o qual tem estado presente ao longo da evolução dos memes.
As memes Top text Bottom text constituem um dos tipos de memes mais populares, sendo utilizado antes ainda do das rage comics até aos dias de hoje, em que continua a ser muito usado.
Um meme Top text Bottom text identifica-se por uma imagem de fundo que determina o formato do meme e duas mensagens curtas, uma acima e outra abaixo da imagem, sendo que o texto representa a alteração feita pelo usuário que adaptou a versão original do meme.
O que torna este tipo de memes especial é que funciona com um sistema de formatos definidos pela imagem de fundo. Esta imagem de fundo serve para ditar o tipo de piada que irá ser feita com as mensagens que cada usuário decide introduzir. Apresentam-se seguidamente alguns exemplos
O meme "The Most Interesting Man in the World", que traduz para "O homem mais interessante do mundo", originou de uma série de anúncios para a cerveja Dos Equis. O protagonista destes anúncios, representado por Jonathan Goldsmith, é, tal como nos memes criados a partir desta personagem, um homem carismático, culto, cavalheiro e de bom gosto e uma das suas frases mais usadas era "I don’t always drink beer, but when I do, I prefer Dos Equis", que traduz para "Eu nem sempre bebo cerveja, mas, quando bebo, eu prefiro Dos Equis". Assim nasce um meme que obrigatoriamente segue o formato de "I don’t always X, but when I do, I Y".(Ver figura 2.5)
Outro exemplo seria o "Bad Luck Brian", traduzido para "Brian azarento". Este meme originou em 23 de janeiro de 2012 quando foi publicada no Reddit por Ian Davies uma fotografia de fim de ano letivo do seu amigo Kyle que vinha acompanhada com a mensagem "Takes driving test, gets first DUI.”, que traduz para "Faz o primeiro teste de condução, é multado por excesso de álcool". Rapidamente o meme tornou-se popular e teve várias novas versões em pouco tempo. O formato deste meme consiste numa frase inicial que conta uma ocorrência normal ou até positiva que depois na frase final acaba por correr mal e tornar a situação embaraçosa.(Ver figura 2.6)
Outros memes sem o formato top text bottom text têm surgido recentemente devido ao aumento da criatividade humana. Estes novos formatos podem não ter qualquer semelhança, mas do mesmo modo que os memes top text bottom text, cada nova versão do meme deve seguir o formato inicialmente estabelecido.
O meme "Drakeposting"funciona como um meme de reação. Este surgiu do videoclipe da música "Hotline Bling"do rapper Drake no qual o artista faz diversos movimentos de dança. Deste videoclipe usuários da internet retiraram duas imagens, uma com Drake com um olhar e gesto enojado e outra fazendo um movimento de aprovação. Estas imagens rapidamente começaram a circular no 4Chan em 2015. O formato deste meme consiste em duas partes onde em uma algo é rejeitado e na segunda uma outra coisa é aprovada.(Ver figura 2.7)
Um último exemplo seria o meme "Expanding brain". Este originou como parte do meme "Whomst"onde existiam várias variações do palavra "Who". Este foi conjugado com imagens de cérebros a expandir e rapidamente foi adaptado a outras situações. Estas várias imagens representam o que supostamente aconteceria ao cérebro de uma pessoa que utilizasse maneiras melhores de dizer/fazer algo melhor.(Ver Figura 2.8)