Sistema de Reservas por Telemóvel

 

Projecto

Noções de SMS

Historia:

O 1º SMS foi enviado em Dezembro 1993 de um computador para um telemóvel através da rede Vodafone Inglesa. SMS foi assim inicialmente usado para trocar mensagens de serviços entre operadores e subscritores. Isto explica porque é que a sua funcionalidade é limitada e a sua capacidade pequena ( 160 caracteres).
O passo seguinte foi o lançamento do SMS originado por um telemóvel, este foi um passo importante pois permite aos utilizadores criar um serviço interactivo através de troca de mensagens.
SMSC´s (SMS centres) tornou-se o coração da rede dos operadores de telemóveis, enviando e recebendo milhares de SMS's.

O que é um SMS?

SMS é uma mensagem especificada por a ETSI (European Telecommunication Standards Institute) que também especifica o GSM aceite e implementado por os operadores. Tem 160 caracteres disponibilizados para texto, ou 140 caracteres para dados. O serviço de mensagens curtas é a facilidade oferecida pela operadora dos telefones moveis aos clientes, de enviar e receber mensagens alfanumericas utilizando somente o terminal movel. Um terminal pode receber uma mensagem na unica condição de se encontrar em serviço na rede e independentemente do seu estado(standby ou a efectuar uma comunicação). Quando um terminal envia uma mensagem, o destinatário pode ser um terminal movel (telemovel), um terminal multimedia ou ate um terminal de dados.

Implicaçoes introduzidas com as mensagens SMS

O serviço de mensagem curtas providencia uma simples mas eficiente meio de transmitir mensagens alfanumericas para um terminal GSM ou ate de um GSM portatil para outro terminal digital. Por isso o terminal GSM é um telefone digital e um terminal de dados num unico dispositivo.
O terminal pode:
1- armazenar as mensagens recebidas;
2- o serviço pode ser extendido para receber emails;
3- informar o cliente da entrega da mensagem.
O operador pode enviar(broadcast) informação relativamente ao tempo, transito, eventos desportivos, bolsa de valores , etc aos subscritores.

Para oferecer este serviço aos clientes, os operadores introduzem uma nova componente na rede – o servidor de mensagens. Este equipamento é um repetidor, ou seja, recebe e armazena temporariamente, antes de entregar a mensagem ao destinatário. Por isso, a mensagem pode ser enviada independentemente do estado do receptor. Quando o terminal de destino tiver disponivel para recepção, o servidor de mensagens transmite a mensagem. Portanto, um terminal GSM presente na rede irá receber a mensagem, seja qual for o estado:
- em comunicaçao (voz ou transmissão de dados)
- livre (em standby)

Durante periodos de tempo em que o terminal encontra-se desligado ou fora da rede, o servidor de mensagens armazena as mensagens destinados a este terminal de modo a poder retransmitir.

Novas oportunidades para as operadoras

Uma rede equipada com um serviço de mensagens curtas(sms) constitui uma base para o desenvolvimento de novas propostas de serviços de valor acrescentado. As vantagens destes serviços são:
Alternativa ao paging- serviço unidirecional e sem garantias de entrega
• Maior taxa efectiva de chamadas
Oportunidade para introdução de serviços adicionais para o subscritor(bolsa de valores,etc) e portanto novas fontes de lucro para o operador
• Apoio á lealdade do cliente suporta a comunicação entre operador e cliente, para informa-lo do custo das suas chamadas, o estado da sua subscrição ou ate para a transmissão de informação relacionada com ofertas ou promoções.

Um operador pode fazer uso de todas estas vantagens por um custo de desenvolvimento e investimento modesto relativamente ao lucro que se poderá obter. As vantagens do subscritor é o aumento de autonomia relativamente ao seu presente estado, garantia de confidencialidade da comunicação – em cada terminal, o cartao SIM pode encriptar, caso seja necessario, a comunicação com um Closed User Group (GUP).

Procedimentos numa ligação ponto-a-ponto SMS:

Mensagem transmitida com sucesso via MSC ou SGSN

Legenda:

SC: Service Center
MS: Mobile Center
MSC :Mobile-services Switching Centre
SMS-GMSC: Gateway MSC For Short Message Service
SGSN: Serving GPRS Support Node
HLR: Home Location Register
VLR: Visitor Location Register

 

 

 

 

 

 

 

 


Protocolo da camada transferência do SMS:

O protocolo da camada transporte definido por a ETSI (European Telecommunication Standards Institute) usa os seguintes campos de mensagem:
• SMS-SUBMIT- contem os dados do utilizador e tem o sentido MS->SC.
• SMSSUBMIT-REPORT - relatório de entrega do SMS entre MS e SC.
•  SMS-DELIVER - contem os dados do utilizador e tem o sentido SC->MS.
•  SMS-DELIVER-REPORT - relatório de entrega do SMS entre SC e MS.
•  SMS_STATUS_REPORT - relatório de entrega do SMS entre MS's.
•  SMS-COMMAND TP-Protocol-Identifier (TP-PID).

Uma estrutura pedagógica possível para a trama SMS é:

No entanto encontram-se de seguida os 3 protocolos de transporte defenidos por a ETSI :
SMS-SUBMIT , SMS-DELIVER , SMS-STATUS-REPORT .

SMS-Deliver

Elementos básicos

Layout

 

SMS-Submit

Elementos básicos

Layout

 

SMS-Status-report

Elementos básicos

Layout

Siglas usadas pela ETSI: