Brasão da Freguesia de Talhadas

 

 

   Talhadas é uma das 9 freguesias do concelho de Sever do Vouga. Por esta freguesia de Talhadas, passou em tempos uma via romana, da qual resta um pequeno troço próximo ao lugar da Ereira, e que ligava a cidade de Talábriga (algures entre Águeda  e  Albergaria) a  Viseu  e, daqui  ao interior da Península.  Em 1527  já  era designada por "Pedras Talhadas", topónimo que lhe advém dos dois  blocos graníticos resultantes  de  um  só, pelo meio dos quais, passa uma estrada.  Porém,  há já  5 ou  6 mil anos  atrás,  por aqui  viviam  grupos de  pastores, como o  comprovam  várias antas, dólmenes ou arcas, todas incompletas, sobressaindo a do Chão Redondo, exemplar raríssimo pelos enigmáticos traços de alguns dos seus esteios.

                

(Para ampliar clicar com o botão direito e fazer Zoom In)

      A grande maioria dos cerca de 2000 habitantes de Talhadas está manifestamente ligada ao sector industrial e aos lanifícios. A freguesia possui um valioso património artístico, em particular, a sua Igreja Matriz, de riquíssima talha dourada, barroca, emoldurando o altar-mor e os altares colaterais, onde exímios artistas, dominando com excepcional mestria as suas ferramentas, lavraram trabalhos valiosos, repletos de graciosíssimos pormenores. Referência ainda, para o Cruzeiro em granito local, também a apresentar um elevado valor artístico.

      Portanto, percurso obrigatório para quem visita Talhadas: primeiro a  Igreja Matriz (altares e pia baptismal); depois as pedras "Talhadas", que deram o nome à freguesia; os penedos graníticos da Fazenda, do Gralheiro, dos Cucos, todos eles de gigantesca dimensão; as características ruas com habitações antigas, muito típicas; ou, o já referido troço da estrada romana, na Ereira. Todo este granito se reflecte no artesanato local.  Assim,  os trabalhos  de cantaria em rocha granítica,  figuram no artesanato de Talhadas, bem como "Canastreiro" e tecedeira, em Vide e ferreiro na Frágua.

      O agrupamento etnográfico folclórico Grupo Típico de Talhadas, a Associação de Jovens da Freguesia de Talhadas e o Grupo Recreativo e Cultural de Talhadas, são  as  colectividades  mais representativas  na  vida  cultural  e  desportiva da freguesia, também animada, a outro nível, ao terceiro domingo de cada mês com a Feira.