Luís Descalço

Professor Auxiliar
Departamento de Matemática
Universidade de Aveiro

E-mail: luisd@ua.pt

Gabinete: 11.3.41



Resumo

Investigação e desenvolvimento

Trabalhos na área da teoria dos semigrupos e autómatos, lógica, tecnologias no ensino da matemática. Membro do grupo de História da Matemática e Educação Matemática, da unidade de investigação e desenvolvimento CIDMA. Principal atividade atual: investigação e desenvolvimento em tecnologias no ensino e projetos SIACUA, TAMat e Pré-Cálculo da linha MATEAS.

SIACUA

Sistema interativo de aprendizagem por computador da Universidade de Aveiro - apoio ao estudo autónomo

TAMat

Teaching and Assessment in Mathematics - criação de questões parametrizadas de diversos tipos

Pré-Cálculo

Pré-Cálculo - apoio na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior (em construção)



Graus académicos

Doutoramento em Matemática (álgebra) na Universidade de St Andrews (Escócia), sob a orientação do Prof. Nik Ruskuc. Concluído em Setembro de 2002 com a tese entitulada "Automatic semigroups: constructions and subsemigroups".

Mestrado em Informática na Universidade do Minho, sob orientação do Prof. Pedro Henriques. Concluído em Abril de 1997 com a tese entitulada "Implementação de linguagens funcionais: estudo de diversas máquinas abstractas de redução". Licenciatura em Matemática (ramo de Ciências da Computação) na Universidade de Coimbra, de 1989 a 1994.

Publicações

Livros

Artigos

  • L. Descalço and N. Ruskuc, On automatic Rees matrix semigroups. Comm. Algebra 30/3 (2002), 1207--1226. (pdf)
  • L. Descalço and N. Ruskuc, Subsemigoups of the bicyclic monoid. Internat. J. Algebra Comput. 15/1 (2005), 37--57. (pdf)
  • L. Descalço, Semigrupos automáticos e produtos em coroa, Actas do Encontro de Algebristas Portugueses/2004 (2005). (pdf)
  • L. Descalço and M.A. Martins, On the injectivity of the Leibniz operator, Bulletim of the Section of Logic, 34/4 (2005) 203-212. (pdf)
  • L. Descalço and Maribel Aires, A computer aided learn by example system, proceedings of the conference ICMSE 2006, International Conference in Mathematics, Sciences and Science Education, Universidade de Aveiro, Julho de 2006. (pdf)
  • L. Descalço and N. Ruskuc, Properties of the subsemigroups of the bicyclic monoid, Czechoslovak Mathematical Journal 58/133 (2008), 311-330. (pdf)
  • L. Descalço, Automatic subsemigroups of free products. J. Algebra 319/2 (2008), 1343-1354. (pdf)
  • L. Descalço, M.A. Martins and Isabel Andrade, Automatic structures for semigroup constructions. Semigroup Forum 76/2 (2008), 239-255. (pdf)
  • L. Descalço and Peter Higgins, Generalized Green's equivalences on the subsemigroups of the bicyclic monoid, Communications in Algebra 38/12 (2010) (pdf)
  • Gladys Castillo, L. Descalço, Sandra Diogo, Eva Millán, Paula Oliveira and Batel Anjo, Computerized evaluation and diagnosis of student´s knowledge based on Bayesian Networks, Sustaining Tel: From Innovation to Learning and Practice, Lecture Notes in Computer Science, Volume 6383/2010, 494-49 (2010).
  • L. Descalço, A. Madeira, Manuel A. Martins: Applying abstract algebraic logic to classical automata theory: an exercise, 6th Conference on Computability in Europe: Programs, proofs, processes (CiE 2010), F. Ferreira H. Guerra E. Mayordomo J. Rasga, 146-157, Azores, Portugal, 2010.
  • E va Millán, L. Descalço, Gladys Castillo, Paula Oliveira and Sandra Diogo, Using Bayesian networks to improve knowledge assessment, Computers and Education, Volume 60, Issue 1, January 2013, Pages 436-447.
  • Jacinta Poças, João Pedro Cruz, Luís Descalço, Paula Carvalho. Multiple choice parameterized exercises in Logic (http://ttl2015.irisa.fr/TTL2015_proceedings.pdf). PP 177 - 184. Proceedings of the Fourth International Conference on Tools for Teaching Logic, IRISA, Rennes, France, 9–12 June 2015.
  • L. Descalço, Paula Carvalho. Using Parameterized Calculus Questions for Learning and Assessment (http://ieeexplore.ieee.org/xpl/mostRecentIssue.jsp?punumber=7152443). Atas da 10ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 710-714, Águeda, June 2015.
  • L. Descalço, P. Carvalho, J.P. Cruz, P. Oliveira, D. Seabra. Using Bayesian Networks and Parametrized Questions in Independent Study (http://hdl.handle.net/10773/14464), Proceedings of EDULEARN15 Conference, 6th - 8th July, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 3361-3368, Barcelona, Spain, 2015.
  • L. Descalço, Paula Carvalho, J.P. Cruz, Paula Oliveira, Dina Seabra. Computer-assisted independent study in multivariate calculus (http://arxiv.org/abs/1507.05049), Proceedings of EDULEARN15 Conference, 6th - 8th July, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 3352-3360, Barcelona, Spain, 2015.
  • J. Camejo, A. Silva, L. Descalço, P. Oliveira. ModelMaker, a Multidisciplinary Web Web Application to Build Question Generator Models From Basic to Higher Education (dx.doi.org/10.21125/edulearn.2016.2206) Proceedings of EDULEARN16 conference, 4th - 6th July, Academy of Technology, Education and Development (IATED), 5095-5103, Barcelona, Spain, 2016.
  • Kelly Hannel, José Valdenin de Lima, L. Descalço. Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da Aprendizagem Significativa. (http://hdl.handle.net/10773/17119) RENOTE-2016-2, 2016, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Ana Gonçalves, Ana Tomé, Luís Descalço. Predicting Student Performance with Data from an Interactive Learning System (http://ria.ua.pt/handle/10773/16628), RecPad 2016, Universidade de Aveiro, 35-37, Aveiro, 2016.
  • L. Descalço, A. do Canto Filho, J. Valdeni de Lima. Learning Trajectories with Bayesian student model for autonomous study in flipped learning (http://hdl.handle.net/10773/18688). Proceedings of EDULEARN17 Conference, 3th - 5th July, Barcelona, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 564-569, Barcelona, Spain, 2017.
  • L. Descalço, P. Carvalho, P. Oliveira. Motivating Study Before Classes on Flipped Learning (http://hdl.handle.net/10773/23905). Proceedings of EDULEARN18 Conference, 2th - 4th July, Palma, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 6295-6300, Palma, Spain, 2018.
  • L. Descalço, P. Oliveira. Science Competitions: Do They Foster Learning (http://hdl.handle.net/10773/23906). Proceedings of EDULEARN18 Conference, 2th - 4th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 1388-1394, Palma, Spain, 2018.
  • L. Descalço, P. Carvalho. On the importance of assessment on flipped learning (http://hdl.handle.net/10773/26328). Proceedings of EDULEARN19 Conference, 1st - 3th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 1352-1356, Palma, Spain, 2019.
  • L. Descalço, P. Carvalho. Comparing Learning Objects For Effective Learning in Mathematics (https://ria.ua.pt/handle/10773/28952). Proceedings of EDULEARN20 Conference, 6th - 7th July, Palma de Maiorca, Spain (virtual), International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 1173-1179, Palma, Spain, 2020.
  • L. Descalço, P. Carvalho. Distance learning in mathematics with teams and SIACUA (http://hdl.handle.net/10773/32791). Proceedings of EDULEARN21 Conference, 6th - 7th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 5045-5050, Palma, Spain, 2021.
  • L. Descalço, P. Carvalho. Effect of b-learning in a higher education course (http://hdl.handle.net/10773/32792) . Proceedings of EDULEARN21 Conference, 6th - 7th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 5034-5038, Palma, Spain, 2021.
  • José Carlos Lopes , Maria do Rosário Correia , João Miguel Dias & L. Descalço. On Contributions to Reduce Academic Failure in STEM Bachelor Courses (http://hdl.handle.net/10773/33237) in Formas de enseñar y aprender en Educación Superior. Faces do ensinar e do aprender no Ensino Superior. Valencia: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de València, pages 175-196. Elisa Chaleta, José Beltrán, Adir Ferreira (eds) (2021).
  • L. Descalço, P. Carvalho. An experiment with serious games on mathematics in higher education (http://hdl.handle.net/10773/35354) . Proceedings of EDULEARN22 Conference, 4th - 6th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 3899-3903, Palma, Spain, 2022.
  • L. Descalço, P. Carvalho. Effective learning in mathematics (http://hdl.handle.net/10773/35355) . Proceedings of EDULEARN22 Conference, 4th - 6th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 3870-3876, Palma, Spain, 2022.
  • P. Carvalho, L. Descalço, H. F. Gonçalves. Attention span in calculus classes and yoga breaks (http://hdl.handle.net/10773/39187) . Proceedings of EDULEARN23 Conference, 3th - 5th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 2049-2055, Palma, Spain, 2023.
  • P. Carvalho, L. Descalço, H. F. Gonçalves. Assessment in the context of collaborative learning in mathematics (http://hdl.handle.net/10773/39189). Proceedings of EDULEARN23 Conference, 3th - 5th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 1436-1442, Palma, Spain, 2023.
  • P. Carvalho, L. Descalço, H. F. Gonçalves. Using computer algebra systems in teaching and assessment in calculus (https://ria.ua.pt/handle/10773/39191). Proceedings of EDULEARN23 Conference, 3th - 5th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 2041-2048, Palma, Spain, 2023.

Posters

  • J. P. Cruz, Paula Carvalho, L. Descalço, Paula Oliveira, Dina Seabra, MEGUA & SIACUA Recursos digitais e estudo autónomo, Teaching Day, Universidade de Aveiro, 2013.
  • L. Descalço, Paula Carvalho e Paula Oliveira, Integração de sistemas informáticos no apoio ao estudo autónomo e avaliação, Teaching Day, Universidade de Aveiro, 2016.

Comunicações orais

  • Implementação de Linguagens Funcionais. Universidade do Minho, Julho de 1996.
  • Automatic Semigroups and Semigroup Constructions. "Thematic Therm", CAUL, Coimbra, Julho de 2001 (conf. internac.).
  • The Subsemigroups of the Bicyclic Monoid. Workshop "Semigroups and Languages", CAUL, Lisboa, Nov. 2002 (conf. internac.).
  • Noções elementares sobre teoria de semigrupos. O monoide biciclico e os seus subsemigrupos, Universidade de Aveiro, Julho de 2003.
  • Subsemigrupos Automáticos, Universidade de Lisboa, CAUL, Abril de 2004 (convidado)
  • Semigrupos Automáticos: construções e subsemigrupos. Encontro de Algebristas Portugueses 2004, UTAD, Setembro de 2004.
  • Um e-portefólio no ensino superior, I Encontro sobre o e-Portfólio, Universidade do Minho, Julho de 2006.
  • Automatic semigroups and the bicyclic monoid, Universidade de Essex, Fevereiro de 2007.
  • Subsemigrupos abundantes do monoide bicíclico. Universidade de Lisboa, CAUL, Outubro de 2007.
  • Relações de Green generalizadas nos subsemigrupos do monoide bicíclico. Universidade do Porto, Novembro de 2007.
  • Relações de Green generalizadas nos subsemigrupos do monoide bicíclico. Universidade do Minho, Março de 2008.
  • Uma aplicação Web no âmbito do Processo de Bolonha, II Bienal da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias, Cabo Verde, Setembro de 2009.
  • Mapas de Conceitos e Técnicas de Raciocínio Aproximado no desenho de um Sistema Inteligente de Ensino/Aprendizagem, II Bienal da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias, Cabo Verde, Setembro de 2009.
  • Utilização de computadores, tablets e quadros interactivos nas aulas, Jornada “Salvem as TPs”, Universidade de Aveiro, Junho de 2011.
  • Aplicações Web no ensino: utilização de exercícios gerados automaticamente e modelo Bayesiano do utilizador, Universidade do Minho, Fevereiro de 2013.
  • Using Parameterized Calculus Questions for Learning and Assessment, 10ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Águeda, junho de 2015.
  • Computer-assisted independent study in multivariate calculus, EDULEARN15, Barcelona, julho de 2015.
  • Mapas de conceitos em sistemas informáticos de apoio à aprendizagem da matemática, Geometrix, Universidade de Aveiro, novembro de 2015.
  • Trajetórias de aprendizagem e modelo Bayesiano de utilizador no apoio ao estudo autónomo com aulas invertidas, CINTED, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, maio de 2016.
  • Apoio ao estudo autónomo com questões parametrizadas em aulas invertidas, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Universidade de Lisboa, julho de 2016.
  • Sistemas informáticos no estudo autónomo e avaliação, Painel temático II: Avaliação, tecnologia e aprendizagem (http://www.ua.pt/teachingday/page/21736), Universidade de Aveiro, dezembro de 2016.
  • Melhorando os resultados em Cálculo com a combinação de sistemas informáticos de apoio ao estudo autónomo e avaliação, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Instituto Politécnico de Setúbal, 13-14 de julho de 2017.
  • Combinação de sistemas informáticos da UA e Flipped Learning, MATEAS, Univesidade de Aveiro, 6 de setembro de 2017.
  • Motivating Study Before Classes on Flipped Learning, EDULEARN18 Conference, 2th - 4th July, IATED, Palma, Spain, 2018.
  • Science Competitions: Do They Foster Learning, EDULEARN18 Conference, 2th - 4th July, IATED, Palma, Spain, 2018.

Tese de doutoramento

Tese de mestrado

  • Implementação de linguages funcionais: estudo de diversas máquinas abstractas de redução. Universidade do Minho (1997).

Ensino

Orientações de doutoramento

Co-orientação do doutoramento da Kelly Hannel (com J. Valdeni de Lima), sobre o tema "Um método e suas práticas pedagógicas para atingir a aprendizagem significativa, utilizando o ensino personalizado e os recursos de um ambiente virtual de aprendizagem" (http://hdl.handle.net/10183/168825), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluída em julho de 2017.

Orientações de mestrado

Orientação de mestrado da Isabel Andrade, sobre o tema "Construções em semigrupos", concluída em Outubro de 2006.

Orientação do mestrado da Maribel Aires, sobre o tema "Um sistema de ensino assistido para o Cálculo integral", concluída em Março de 2007.

Orientação (com Manuel Martins) do mestrado do Alexandre Madeira, sobre o tema "Equivalência comportamental, uma perspectiva algébrica", concluída em Junho de 2008.

Orientação (com Manuel Martins) do mestrado de Sandra Ramos, sobre o tema "Monoidebiciclico: subsemigrupos e generalizações", concluída em Julho de 2008.

Orientação (com João Pedro Cruz) do mestrado da Elsa Oliveira, sobre o tema "Um sistema inteligente de ensino assistido por computador", concluída em Junho de 2009.

Orientação (com Manuel Martins) do mestrado da Ângela Ribau, sobre o tema "Máquinas algébricas", concluída em Dezembro de 2009.

Orientação (com Paula Oliveira) do mestrado da Fátima Loureiro, sobre o tema "A utilização de quadros interactivos no ensino da matemática", concluída em Fevereiro de 2010.

Orientação (com Paula Oliveira) do mestrado da Joana Patrícia Santos Silva, sobre o tema "Recursos Digitais de Apoio ao Ensino das Funções Trigonométricas", concluída em Julho de 2014.

Orientação (com Paula Carvalho) do mestrado da Maria Madalena Gomes Fonseca, sobre o tema "Modelo Bayesiano do Aluno no Cálculo com Várias Variáveis", concluída em Dezembro de 2014.

Orientação (com Paula Carvalho) do mestrado do Carlos Manuel Cruz e Silva, sobre o tema "Recursos Digitais de Apoio ao Ensino dos Limites", concluída em Dezembro de 2014.

Orientação (com Paula Carvalho) do mestrado da Maria Laurinda Carreira Barros, sobre o tema "Recursos digitais de apoio ao ensino: derivadas", concluída em Dezembro de 2014.

Co-orientação (com Paula Oliveira) do mestrado da Catarina Alexandra Ferreira Leite Freitas, sobre o tema "Recursos digitais de apoio ao ensino das equações lineares no 3º ciclo do ensino básico", concluída em dezembro de 2015.

Co-orientação (com Ana Tomé) do mestrado da Ana Rosa Gonçalves (mestrado em Eng. Informática do DETI), sobre o tema "Análise de perfis de utlização em sistemas de auto-aprendizagem", concluída em dezembro de 2016.

Orientação (com Paula Oliveira) do mestrado da Marta Isabel Cunha da Rocha, sobre o tema "Recursos Digitais para diagnóstico e avaliação das propriedades de ângulos, cordas e arcos definidos numa circunferência no 3.o Ciclo do Ensino Básico", concluída em dezembro de 2017.

Co-orientação (com Paula Carvalho) do mestrado do João Pedro Monteiro da Silva, sobre o tema "Recursos digitais de apoio ao ensino de Primitivas e Integrais no Ensino Secundário", concluída em dezembro de 2017.

Co-orientação (com Paula Oliveira) do mestrado da Diana da Conceição da Costa Real Ramalho, sobre o tema "Recursos Digitais para diagnóstico e avaliação dos Sistemas de duas equações do 1o grau com duas incógnitas no 3.o Ciclo do Ensino Básico", concluída em dezembro de 2017.

Orientação (com Paula Carvalho) do mestrado da Alda Manuela da Costa Campos Reis, sobre o tema " Aprendizagem ativa com recurso à tecnologia", concluída em julho de 2020.

Co-orientação (com Paula Oliveira) do mestrado da António Manuel Mota Pereira Menino, sobre o tema " Avaliação diagnóstica em Matemática. Um instrumento online sobre as conceções de alunos de 5.º ano sobre o sinal de igual.", concluída em julho de 2020.

Co-orientação (com Paula Carvalho) do mestrado da Oscarina Manuela Ribeiro Nogueira, sobre o tema " Aprendizagem Ativa em Matemática com Recusrso à Tecnologia: A Aula Invertida Através do Sistama SIACUA", concluída em julho de 2020.

Co-orientação (com Paula Oliveira) do mestrado da Carla Andreia Coelho Moreira, sobre o tema " Tecnologia em educação matemática: do ábaco ao smartphone", concluída em outubro de 2020.

Co-orientação (com Paula Carvalho) do mestrado da Elisabete Jesus Duarte Alves, sobre o tema " Estudo autónomo e avaliação formativa com SIACUA: geometria no espaço", concluída em novembro de 2021.

Orientação (com Paula Carvalho) do mestrado da Mercedes Maria Coutinho Soares Pinto, sobre o tema "Aprendizagem ativa e gamificação no ensino da matemática", concluída em novembro de 2022.

Orientações/coorientações de bolseiros

2014

Jorge Tomas Camejo Marino, projeto ModelMaker (PmatE).

2015

Ana Rosa Gonçalves, programação e data mining SIACUA (MATEAS).

2016

Inês Margarido, Web design do SIACUA e MATEAS (MATEAS).

2018

Fábio Henriques (programação do editor de questões)
Cláudio Henriques (programação do editor de questões)
Margarida Ferreira (faq)

2019

Luís F. Descalço (melhorias siacua e mcqeditor)

2021

Clarisse Oliveira (conteúdos)
Gustavo Noronha (gamificação)
Hugo Silva (programação tutor)

2022

Cláudia Azevedo (conteúdos)

2023

Clara Descalço (conteúdos)
Pedro Gil (conteúdos)
Raquel Pereira (programação tutor)
Jorge Pinto (conteúdos)

2024

Tiago Quintas (programação tutor)

Aulas e monografias

Universidade de Aveiro 2023 / 2024
Primeiro semestre: Cálculo I -C (Responsável); Segundo semestre: licença sabática

Universidade de Aveiro 2022 / 2023
Primeiro semestre: Cálculo III (Responsável pelo Agrupamento 3); Segundo semestre: licença sabática

Universidade de Aveiro 2021 / 2022
Primeiro semestre: Cálculo III (Responsável pelo Agrupamento 3); Segundo semestre: Cálculo I SE (responsável)

Universidade de Aveiro 2020 / 2021
Primeiro semestre: Cálculo III (Responsável pelo Agrupamento 2); Segundo semestre: Matemática Discreta

Universidade de Aveiro 2019 / 2020
Primeiro semestre: Cálculo III (Responsável pelo Agrupamento 3); Segundo semestre: Cálculo I SE (responsável) e Cálculo III SE (responsável)

Universidade de Aveiro 2018 / 2019
Primeiro semestre: Cálculo III (Responsável pelo Agrupamento 3); Segundo semestre: Cálculo II e Cálculo III SE (responsável)

Universidade de Aveiro 2017 / 2018
Primeiro semestre: Cálculo III (Responsável pelo Agrupamento 3); Segundo semestre: Cálculo II

Universidade de Aveiro 2016 / 2017
Primeiro semestre: Cálculo III (Responsável pelo Agrupamento 3); Segundo semestre: (licença sabática)

Universidade de Aveiro 2015 / 2016
Primeiro semestre: Cálculo III (Responsável pelo Agrupamento 3); Segundo semestre: (licença sabática)

Universidade de Aveiro 2014 / 2015
Primeiro semestre: Cálculo III (Responsável pelo Agrupamento 3); Segundo semestre: Cálculo II (Aulas teórico-práticas)

Universidade de Aveiro 2013 / 2014
Primeiro semestre: Cálculo III (Responsável pelo Agrupamento 3); Segundo semestre: Cálculo II (Aulas teórico-práticas)

Universidade de Aveiro 2012 / 2013
Primeiro semestre: Cálculo III (Aulas teórico-práticas); Segundo semestre: Cálculo II (Aulas teórico-práticas)

Universidade de Aveiro 2011 / 2012
Primeiro semestre: Cálculo III (Aulas teórico-práticas); Segundo semestre: Bioestatística

Universidade de Aveiro 2010 / 2011
Primeiro semestre: Cálculo III (Aulas teórico-práticas; responsável pela disciplina); Segundo semestre: Bioestatística

Universidade de Aveiro 2009 / 2010
Primeiro semestre: Licença sabática; Segundo semestre: Cálculo II (Aulas teóricas/teórico-práticas)

Universidade de Aveiro 2008 / 2009
Primeiro semestre: Cálculo III (Aulas teóricas/teórico-práticas); Segundo semestre: Licença sabática Anos Lectivos Anteriores

Universidade de Aveiro 2007 / 2008
Primeiro semestre: · Cálculo III (Aulas teóricas/teórico-práticas); Segundo semestre: · Cálculo II (Aulas teóricas/teórico-práticas)

Universidade de Aveiro 2006 / 2007
Primeiro semestre: Cálculo III (Aulas teóricas e aulas teórico-práticas; responsável pela disciplina; acumulação de serviço docente)

Universidade de Aveiro 2005 / 2006
Primeiro semestre: · Cálculo III (Aulas teóricas e aulas teórico-práticas; responsável pela disciplina); Segundo semestre: · Modulo sobre verificação formal no mestrado Álgebra em Computação. · Cálculo III - segundo semestre: (Aulas teóricas e aulas teórico-práticas; responsável pela disciplina)

Universidade de Aveiro 2004 / 2005
Primeiro semestre: · Cálculo III (Aulas teóricas e aulas teórico-práticas; responsável pela disciplina); Segundo semestre: · Modulo sobre Semigrupos no mestrado em ensino de matemática · Cálculo II (Aulas teóricas/teórico-práticas)

Universidade de Aveiro 2003 / 2004
Primeiro semestre: · Cálculo III (Aulas teóricas; responsável pela disciplina); Segundo semestre: · Análise Matemática II (Aulas teóricas; responsável pela disciplina)

Monografias
"Semigrupos e sistemas de reescrita" por Sérgio Barreira
"Apresentações de semigrupos" por Ana Margarida Matos
"Ensino da matemática a cursos de Engenharia e a disciplina de Cálculo III" por Luís Matos
"O uso de computadores no ensino da Matemática" por Aida Afonso
"Computadores na avaliação e o projecto PmatE" por António Silva
Universidade de Aveiro 2002 / 2003
Cálculo III (Aulas teóricas; responsável pela disciplina); Análise Matemática II (Aulas teórico-práticas) Monografia "Semigrupos e Linguagens Regulares" por Sónia Ferreira

Universidade de St Andrews 1999/2000
Analysis I (MT1001) (Aulas teórico-práticas)

Universidade de Aveiro 1998 / 1999
Cálculo III (Aulas teórico-práticas); Álgebra (Aulas teórico-práticas); Análise Complexa (Aulas teórico-práticas)

Universidade de Aveiro 1997 / 1998
Cálculo III (Aulas teórico-práticas); Probabilidades e Estatística (Aulas teórico-práticas) ; Cálculo II (Aulas teórico-práticas)

Universidade do Minho (Guimarães) 1996 / 1997
Álgebra Linear e Geometria Analítica (Aulas teórico-práticas); Análise Matemática I (Aulas teórico-práticas); Análise Matemática II (Aulas teórico-práticas)

Universidade do Minho (Guimarães) 1995 / 1996
Análise Matemática (Aulas teórico-práticas)

Universidade do Minho (Guimarães) 1995 / 1996
Análise Matemática (Aulas teórico-práticas); Complementos de Análise Matemática (Aulas teórico-práticas)

Universidade de Coimbra 1993 / 1994
Métodos de programação (Aulas teórico-práticas)

Universidade de Coimbra 1992 / 1993
Métodos de programação (Aulas teórico-práticas)

Outros

Participação em conferências, cursos, prémios, estágio, etc.

Estágio de final de curso, Lógica computacional e demonstração de teoremas assistida por computador, Gent, Bélgica, segundo semestre de 1994.

Prémio Doutor João Farinha, atribuído anualmente pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra ao aluno que termina o curso de Matemática com a média mais elevada, Setembro de 1994.

Conferência, Machines e Calculs Universels, Paris VII, França, Março de 1995.

Curso de Verão, Scuola Matematica Interuniversitaria, Perugia, Itália, Julho e Agosto de 1995.

Curso de Verão, Algoritmos Matriciais: Teoria, Aspectos Computacionais e Aplicações,Universidade do Minho, Guimarães, Julho de 1997.

Curso de Verão, Escola de Verão de Matemática, SPM, Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, Setembro de 1997.

Conferência, International Conference on Semigroups, Braga, Junho de 1999.

Conferências e cursos,Thematic Therm, CAUL, Coimbra, Maio e Julho de 2001.

Conferência, Semigroups and Languages, CAUL, Lisboa, Novembro de 2002.

Conferência, International Meeting on Semigroup Theory and Related Topics, Universidade do Minho, Braga, Junho de 2003.

Curso de Verão, Structural Theory of Automata, Semigroups and Universal Algebra, Nato Aadvanced Study Institute, Montreal, Canada, Julho de 2003.

Encontro de Algebristas Portugueses 2004, UTAD, Setembro de 2004.

Frequência do curso ASP.NET - WEB Applications (linguagem C#.NET) (30 horas), de 22 de Maio a 2 de Junho de 2006.

Elaboração da primeira versão da aplicação web "SA2C" (Sistema de aprendizagem assistida por computador) em C#.NET, inspirada em autómatos probabilisticos (utiliza a base de modelos do PmatE), Junho de 2006.

International Conference in Mathematics, Sciences and Science Education, Universidade de Aveiro, Julho de 2006.

I Encontro sobre o e-Portfólio, Universidade do Minho, Julho de 2006.

Trabalho de investigação conjunto com o Prof. Peter Higgins, na Universidade de Essex, Fevereiro a Abril de 2007.

Conferência “International Conference on Semigroups and Related Topics”, Porto, 6 a 11 de Julho de 2009.

Conferência “Fourth European Conference on Technology Enhanced Learning - Learning in the Synergy of Multiple Disciplines”, Nice, França, 29 de Setembro a 2 de Outubro de 2009.

Conferência “II Bienal da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias”, Praia, Cabo Verde, 24 e 25 de Setembro de 2009.

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Participação em seminários nestes locais:

Departamento de Matemática da Universidade do Minho, Outubro 1994 - Setembro 1997.

Departamento de Informática da Universidade do Minho, Outubro 1994 - Setembro 1997.

Departamento de Matemática da Universidade do Aveiro, Outubro 1997 - Setembro 1999.

Departamento de Matemática da Universidade do St Andrews, Escócia, Outubro 1999 - Setembro de 2002.

Departamento de Matemática da Universidade de Essex, Inglaterra, Fevereiro de 2007 - Abril de 2007.

Departamento de Matemática da Universidade do Aveiro, Setembro 2002 - _

Atividades adicionais

Yoga e acroyoga

Também sou professor de yoga, acroyoga e massagem tailandesa. Dou aulas de yoga no Atelier DDX e também no Departamento da Matemática da Univesidade de Aveiro (para staff). Dou ainda aulas de acroyoga na Universidade de Aveiro, no Pavilhão Aristídes Hall, às quartas-feiras, das 16h00 às 17h20.

Tenho esta página com alguma Informação sobre yoga, acroyoga e meditação: Yoga Criativo. E também um canal no YouTube sobre yoga e acroyoga: Yoga Arte.

Temos uma atividade que relaciona o Acroyoga com a Matemática. Nesta atividade começamos por utilizar o acroyoga para ilustrar rotações no espaço. No final os participantes são convidados a experimentar o acroyoga. O vídeo com a primeira edição desta atividade: Acroyoga e Matemática.