Resumo
Investigação e desenvolvimento
Trabalhos na área da teoria dos semigrupos e autómatos, lógica, tecnologias no ensino da matemática. Membro do grupo de História da Matemática e Educação Matemática, da unidade de investigação e desenvolvimento CIDMA. Principal atividade atual: investigação e desenvolvimento em tecnologias no ensino e projetos SIACUA, TAMat e Pré-Cálculo da linha MATEAS.
SIACUA
Sistema interativo de aprendizagem por computador da Universidade de Aveiro - apoio ao estudo autónomo
Pré-Cálculo
Pré-Cálculo - apoio na transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior (em construção)
Graus académicos
Doutoramento em Matemática (álgebra) na Universidade de St Andrews (Escócia), sob a orientação do Prof. Nik Ruskuc. Concluído em Setembro de 2002 com a tese entitulada "Automatic semigroups: constructions and subsemigroups". Mestrado em Informática na Universidade do Minho, sob orientação do Prof. Pedro Henriques. Concluído em Abril de 1997 com a tese entitulada "Implementação de linguagens funcionais: estudo de diversas máquinas abstractas de redução". Licenciatura em Matemática (ramo de Ciências da Computação) na Universidade de Coimbra, de 1989 a 1994.
Publicações
Livros
- Paula Carvalho, Luís Descalço, Cálculo diferencial a várias variáveis: o essencial (http://hdl.handle.net/10773/16657), Silabas e Desafios, 2016.
- Paula Carvalho, Luís Descalço, Cálculo integral a várias variáveis: o essencial (http://hdl.handle.net/10773/16619), Silabas e Desafios, 2016.
Artigos
- L. Descalço and N. Ruskuc, On automatic Rees matrix semigroups. Comm. Algebra 30/3 (2002), 1207--1226. (pdf)
- L. Descalço and N. Ruskuc, Subsemigoups of the bicyclic monoid. Internat. J. Algebra Comput. 15/1 (2005), 37--57. (pdf)
- L. Descalço, Semigrupos automáticos e produtos em coroa, Actas do Encontro de Algebristas Portugueses/2004 (2005). (pdf)
- L. Descalço and M.A. Martins, On the injectivity of the Leibniz operator, Bulletim of the Section of Logic, 34/4 (2005) 203-212. (pdf)
- L. Descalço and Maribel Aires, A computer aided learn by example system, proceedings of the conference ICMSE 2006, International Conference in Mathematics, Sciences and Science Education, Universidade de Aveiro, Julho de 2006. (pdf)
- L. Descalço and N. Ruskuc, Properties of the subsemigroups of the bicyclic monoid, Czechoslovak Mathematical Journal 58/133 (2008), 311-330. (pdf)
- L. Descalço, Automatic subsemigroups of free products. J. Algebra 319/2 (2008), 1343-1354. (pdf)
- L. Descalço, M.A. Martins and Isabel Andrade, Automatic structures for semigroup constructions. Semigroup Forum 76/2 (2008), 239-255. (pdf)
- L. Descalço and Peter Higgins, Generalized Green's equivalences on the subsemigroups of the bicyclic monoid, Communications in Algebra 38/12 (2010) (pdf)
- Gladys Castillo, L. Descalço, Sandra Diogo, Eva Millán, Paula Oliveira and Batel Anjo, Computerized evaluation and diagnosis of student´s knowledge based on Bayesian Networks, Sustaining Tel: From Innovation to Learning and Practice, Lecture Notes in Computer Science, Volume 6383/2010, 494-49 (2010).
- L. Descalço, A. Madeira, Manuel A. Martins: Applying abstract algebraic logic to classical automata theory: an exercise, 6th Conference on Computability in Europe: Programs, proofs, processes (CiE 2010), F. Ferreira H. Guerra E. Mayordomo J. Rasga, 146-157, Azores, Portugal, 2010.
- E va Millán, L. Descalço, Gladys Castillo, Paula Oliveira and Sandra Diogo, Using Bayesian networks to improve knowledge assessment, Computers and Education, Volume 60, Issue 1, January 2013, Pages 436-447.
- Jacinta Poças, João Pedro Cruz, Luís Descalço, Paula Carvalho. Multiple choice parameterized exercises in Logic (http://ttl2015.irisa.fr/TTL2015_proceedings.pdf). PP 177 - 184. Proceedings of the Fourth International Conference on Tools for Teaching Logic, IRISA, Rennes, France, 9–12 June 2015.
- L. Descalço, Paula Carvalho. Using Parameterized Calculus Questions for Learning and Assessment (http://ieeexplore.ieee.org/xpl/mostRecentIssue.jsp?punumber=7152443). Atas da 10ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, 710-714, Águeda, June 2015.
- L. Descalço, P. Carvalho, J.P. Cruz, P. Oliveira, D. Seabra. Using Bayesian Networks and Parametrized Questions in Independent Study (http://hdl.handle.net/10773/14464), Proceedings of EDULEARN15 Conference, 6th - 8th July, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 3361-3368, Barcelona, Spain, 2015.
- L. Descalço, Paula Carvalho, J.P. Cruz, Paula Oliveira, Dina Seabra. Computer-assisted independent study in multivariate calculus (http://arxiv.org/abs/1507.05049), Proceedings of EDULEARN15 Conference, 6th - 8th July, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 3352-3360, Barcelona, Spain, 2015.
- J. Camejo, A. Silva, L. Descalço, P. Oliveira. ModelMaker, a Multidisciplinary Web Web Application to Build Question Generator Models From Basic to Higher Education (dx.doi.org/10.21125/edulearn.2016.2206) Proceedings of EDULEARN16 conference, 4th - 6th July, Academy of Technology, Education and Development (IATED), 5095-5103, Barcelona, Spain, 2016.
- Kelly Hannel, José Valdenin de Lima, L. Descalço. Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da Aprendizagem Significativa. (http://hdl.handle.net/10773/17119) RENOTE-2016-2, 2016, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.
- Ana Gonçalves, Ana Tomé, Luís Descalço. Predicting Student Performance with Data from an Interactive Learning System (http://ria.ua.pt/handle/10773/16628), RecPad 2016, Universidade de Aveiro, 35-37, Aveiro, 2016.
- L. Descalço, A. do Canto Filho, J. Valdeni de Lima. Learning Trajectories with Bayesian student model for autonomous study in flipped learning (http://hdl.handle.net/10773/18688). Proceedings of EDULEARN17 Conference, 3th - 5th July, Barcelona, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 564-569, Barcelona, Spain, 2017.
- L. Descalço, P. Carvalho, P. Oliveira. Motivating Study Before Classes on Flipped Learning (http://hdl.handle.net/10773/23905). Proceedings of EDULEARN18 Conference, 2th - 4th July, Palma, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 6295-6300, Palma, Spain, 2018.
- L. Descalço, P. Oliveira. Science Competitions: Do They Foster Learning (http://hdl.handle.net/10773/23906). Proceedings of EDULEARN18 Conference, 2th - 4th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 1388-1394, Palma, Spain, 2018.
- L. Descalço, P. Carvalho. On the importance of assessment on flipped learning (http://hdl.handle.net/10773/26328). Proceedings of EDULEARN19 Conference, 1st - 3th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 1352-1356, Palma, Spain, 2019.
- L. Descalço, P. Carvalho. Comparing Learning Objects For Effective Learning in Mathematics (https://ria.ua.pt/handle/10773/28952). Proceedings of EDULEARN20 Conference, 6th - 7th July, Palma de Maiorca, Spain (virtual), International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 1173-1179, Palma, Spain, 2020.
- L. Descalço, P. Carvalho. Distance learning in mathematics with teams and SIACUA (http://hdl.handle.net/10773/32791). Proceedings of EDULEARN21 Conference, 6th - 7th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 5045-5050, Palma, Spain, 2021.
- L. Descalço, P. Carvalho. Effect of b-learning in a higher education course (http://hdl.handle.net/10773/32792) . Proceedings of EDULEARN21 Conference, 6th - 7th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 5034-5038, Palma, Spain, 2021.
- José Carlos Lopes , Maria do Rosário Correia , João Miguel Dias & L. Descalço. On Contributions to Reduce Academic Failure in STEM Bachelor Courses (http://hdl.handle.net/10773/33237) in Formas de enseñar y aprender en Educación Superior. Faces do ensinar e do aprender no Ensino Superior. Valencia: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universitat de València, pages 175-196. Elisa Chaleta, José Beltrán, Adir Ferreira (eds) (2021).
- L. Descalço, P. Carvalho. An experiment with serious games on mathematics in higher education (http://hdl.handle.net/10773/35354) . Proceedings of EDULEARN22 Conference, 4th - 6th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 3899-3903, Palma, Spain, 2022.
- L. Descalço, P. Carvalho. Effective learning in mathematics (http://hdl.handle.net/10773/35355) . Proceedings of EDULEARN22 Conference, 4th - 6th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 3870-3876, Palma, Spain, 2022.
- P. Carvalho, L. Descalço, H. F. Gonçalves. Attention span in calculus classes and yoga breaks (http://hdl.handle.net/10773/39187) . Proceedings of EDULEARN23 Conference, 3th - 5th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 2049-2055, Palma, Spain, 2023.
- P. Carvalho, L. Descalço, H. F. Gonçalves. Assessment in the context of collaborative learning in mathematics (http://hdl.handle.net/10773/39189). Proceedings of EDULEARN23 Conference, 3th - 5th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 1436-1442, Palma, Spain, 2023.
- P. Carvalho, L. Descalço, H. F. Gonçalves. Using computer algebra systems in teaching and assessment in calculus (https://ria.ua.pt/handle/10773/39191). Proceedings of EDULEARN23 Conference, 3th - 5th July, Palma de Maiorca, Spain, International Academy of Technology, Education and Development (IATED), 2041-2048, Palma, Spain, 2023.
Posters
- J. P. Cruz, Paula Carvalho, L. Descalço, Paula Oliveira, Dina Seabra, MEGUA & SIACUA Recursos digitais e estudo autónomo, Teaching Day, Universidade de Aveiro, 2013.
- L. Descalço, Paula Carvalho e Paula Oliveira, Integração de sistemas informáticos no apoio ao estudo autónomo e avaliação, Teaching Day, Universidade de Aveiro, 2016.
Comunicações orais
- Implementação de Linguagens Funcionais. Universidade do Minho, Julho de 1996.
- Automatic Semigroups and Semigroup Constructions. "Thematic Therm", CAUL, Coimbra, Julho de 2001 (conf. internac.).
- The Subsemigroups of the Bicyclic Monoid. Workshop "Semigroups and Languages", CAUL, Lisboa, Nov. 2002 (conf. internac.).
- Noções elementares sobre teoria de semigrupos. O monoide biciclico e os seus subsemigrupos, Universidade de Aveiro, Julho de 2003.
- Subsemigrupos Automáticos, Universidade de Lisboa, CAUL, Abril de 2004 (convidado)
- Semigrupos Automáticos: construções e subsemigrupos. Encontro de Algebristas Portugueses 2004, UTAD, Setembro de 2004.
- Um e-portefólio no ensino superior, I Encontro sobre o e-Portfólio, Universidade do Minho, Julho de 2006.
- Automatic semigroups and the bicyclic monoid, Universidade de Essex, Fevereiro de 2007.
- Subsemigrupos abundantes do monoide bicíclico. Universidade de Lisboa, CAUL, Outubro de 2007.
- Relações de Green generalizadas nos subsemigrupos do monoide bicíclico. Universidade do Porto, Novembro de 2007.
- Relações de Green generalizadas nos subsemigrupos do monoide bicíclico. Universidade do Minho, Março de 2008.
- Uma aplicação Web no âmbito do Processo de Bolonha, II Bienal da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias, Cabo Verde, Setembro de 2009.
- Mapas de Conceitos e Técnicas de Raciocínio Aproximado no desenho de um Sistema Inteligente de Ensino/Aprendizagem, II Bienal da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias, Cabo Verde, Setembro de 2009.
- Utilização de computadores, tablets e quadros interactivos nas aulas, Jornada “Salvem as TPs”, Universidade de Aveiro, Junho de 2011.
- Aplicações Web no ensino: utilização de exercícios gerados automaticamente e modelo Bayesiano do utilizador, Universidade do Minho, Fevereiro de 2013.
- Using Parameterized Calculus Questions for Learning and Assessment, 10ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Águeda, junho de 2015.
- Computer-assisted independent study in multivariate calculus, EDULEARN15, Barcelona, julho de 2015.
- Mapas de conceitos em sistemas informáticos de apoio à aprendizagem da matemática, Geometrix, Universidade de Aveiro, novembro de 2015.
- Trajetórias de aprendizagem e modelo Bayesiano de utilizador no apoio ao estudo autónomo com aulas invertidas, CINTED, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, maio de 2016.
- Apoio ao estudo autónomo com questões parametrizadas em aulas invertidas, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Universidade de Lisboa, julho de 2016.
- Sistemas informáticos no estudo autónomo e avaliação, Painel temático II: Avaliação, tecnologia e aprendizagem (http://www.ua.pt/teachingday/page/21736), Universidade de Aveiro, dezembro de 2016.
- Melhorando os resultados em Cálculo com a combinação de sistemas informáticos de apoio ao estudo autónomo e avaliação, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Instituto Politécnico de Setúbal, 13-14 de julho de 2017.
- Combinação de sistemas informáticos da UA e Flipped Learning, MATEAS, Univesidade de Aveiro, 6 de setembro de 2017.
- Motivating Study Before Classes on Flipped Learning, EDULEARN18 Conference, 2th - 4th July, IATED, Palma, Spain, 2018.
- Science Competitions: Do They Foster Learning, EDULEARN18 Conference, 2th - 4th July, IATED, Palma, Spain, 2018.
Tese de doutoramento
- Automatic Semigroups: Constructions and Subsemigroups. University of St Andrews (2002).
Tese de mestrado
- Implementação de linguages funcionais: estudo de diversas máquinas abstractas de redução. Universidade do Minho (1997).