Plêiades
 
O enxame aberto das Plêiades é um grupo de estrelas jovens com cerca de 100 milhões de anos de idade. Fica situado na constelação zodiacal do Touro (o meu signo solar, quem diria!), dista de nós 440 Anos-Luz (1), mais ano, menos ano, ou aproximadamente 4.16 x 10^15 (416 seguido de 13 zeros) quilómetros e mede cerca de 12 Anos-Luz de diâmetro.
Apesar de conter cerca de quinhentas estrelas, este enxame é dominado pelo brilho das sete estrelas mais luminosas, chamadas as Sete Marias, ou Sete Irmãs, envolvidas por um véu de gases e poeiras interestelares que, devido à radiação destes astros, adquire uma luminuzidade azul. Este grupo de estrelas é visíveil à vista desarmada apenas como uma mancha esbatida no topo da constelação do Touro ou como pequenos pontos luminosos individuais, quando olhadas de lado, recorrendo à zona mais sensível da retina, um procedimento conhecido pelos astrónomos por visão lateral.
 
Ao lado encontra-se uma fotografia das Plêiades da minha autoria, obtida usando uma vulgar máquina fotográfica digital com exposição de 3''. Para imagens de melhor qualidade, é necessário usar um telescópio, o qual eu não possuo. Por isso sugiro a visita ao artigo da Wikipedia dedicado a este tema. Grande parte da informação aqui apresentada foi lá obtida.
 
(1) Ano-Luz: distância percorrida por um raio de luz (à velocidade da luz no vazio, que é uma constante da Natureza: 299792458 m/s) durante um ano. Equivale a 9.4605284 x 10^12 Km. Valores retirados do Google.
 
AstroBlog
Thursday, March 1, 2007