A espada de Orion
 
A imagem de hoje é uma composição feita com várias fotografias tiradas nas noites de 31-12-2006 e 01-01-2007 (o céu estava particularmente límpido, mas a maioria lembrar-se-á mais da sua festa de reveillon. ou... não...) ao centro da constelação de Orion, o caçador.
 
As três estrelas mais brilhantes são Alnitak, Alnilam e Mintaka, e o seu alinhamento define a cintura do caçador. À esquerda de Alnitak encontra-se um dos objectos do céu mais conhecidos: a Nebulosa da Cabeça do Cavalo, também conhecida por IC 434. O que a maioria das pessoas não sabe é que esta nebulosa é extremamente difícil de registar em fotografia, mesmo com telescópio, devido à sua baixa luminosidade, pelo que requer exposições longas com montagem equatorial motorizada. Infelizmente, isto significa que é um objecto que fica para lá das capacidades de uma máquina fotográfica vulgar. Em alternativa, pode ver aqui uma imagem de alta resolução desta nebulosa. Reconhecem-se as duas estrelas mais brilhantes: Alnitak (ao centro) e Alnilam (em cima, à direita).
 
De volta à imagem de Orion, se olharmos para a parte inferior, notamos um segundo alinhamento de estrelas, mais difuso, que representa a espada do caçador. No centro deste alinhamento existe uma nebulosa que é, inclusivamente, visível à vista desarmada: a Nebulosa de Orion, M42. Pode ver aqui uma imagem de elevada resolução desta nebulosa.
 
Fiquem atentos a novas publicações. Até breve!
AstroBlog
Thursday, March 1, 2007