|
Ideias para projectos
Amplificador de distâncias
Muitos sistemas RFID funcionam com a apresentação de marcas a
leitores a muito curta distância (alguns centímetros). Em alguns
casos, como no controlo de cancelas de acesso a parques, tal é por
vezes incómodo para o dono da marca.
O objectivo é criar um sistema que permita a interação entre uma
marca e um leitor a maior distância mas sem alterar nenhum destes.
Ou seja, um sistema que amplifica a distância de trabalho possível
entre o leitor e o cartão mas mantendo inalteradas as
características destes.
Sinalética rodoviária RFID no solo
Muitas vezes o condutor de um veículo não se apercebe da existência
de um sinal de trânsito horizontal ou vertical e não altera
consequentemente a sua forma de condução. Pretende-se com este
trabalho lançar as bases de uma apresentação de sinais no painel de
instrumentos de um veículo, sendo os sinais comunicados ao veículo
através de marcas RFID colocadas no pavimento.
O objetivo é o de estudar a viabilidade deste sistema, nomeadamente
estudar a capacidade de comunicação efetiva de marcas colocadas
sobre alcatrão e a velocidade máxima do veículo que permite uma
leitura da marca.
Fechadura RFID para o Lab. 345
A fechadura do Lab. 345 usa um código que tem de ser partilhado por
todos os utentes do mesmo. Este sistema tem duas grandes
desvantagens: (1) não é viável a sua alteração (logo, não se
consegue revogar autorizações concedidas mediante a divulgação do
código) e (2) não é possível manter um registo de quem abriu a
fechadura, porque todos os utentes autorizados usam o mesmo código.
Pretende-se realizar um sistema, assessorado por uma base de dados,
que use RFID para identificar utentes e que mantenha numa base de
dados a lista de utentes autorizados e um histórico de acessos.
Registo de presenças em sala de aula
Pretende-se realizar um sistema que registe a presença de um aluno
identificado por um RFID numa sala de aula. Para o efeito deverá ser
usado o cartão de aluno. O sistema deverá verificar se o aluno está
autorizado a estar nessa aula e deverá apresentar a sua fotografia,
mantida numa base de dados. Caso não exista centralmente a
fotografia do aluno, a aplicação deverá possibilitar a captura na
hora da foto do aluno que apresenta a credencial RFID.
|