Identificação por RFID, 2011-2012

Início
Informações da UC
Planeamento
Documentação
Avaliação
Guiões
Software
Edições anteriores

Ideias para projectos

Amplificador de distâncias

Muitos sistemas RFID funcionam com a apresentação de marcas a leitores a muito curta distância (alguns centímetros). Em alguns casos, como no controlo de cancelas de acesso a parques, tal é por vezes incómodo para o dono da marca. O objectivo é criar um sistema que permita a interação entre uma marca e um leitor a maior distância mas sem alterar nenhum destes. Ou seja, um sistema que amplifica a distância de trabalho possível entre o leitor e o cartão mas mantendo inalteradas as características destes.

Sinalética rodoviária RFID no solo

Muitas vezes o condutor de um veículo não se apercebe da existência de um sinal de trânsito horizontal ou vertical e não altera consequentemente a sua forma de condução. Pretende-se com este trabalho lançar as bases de uma apresentação de sinais no painel de instrumentos de um veículo, sendo os sinais comunicados ao veículo através de marcas RFID colocadas no pavimento. O objetivo é o de estudar a viabilidade deste sistema, nomeadamente estudar a capacidade de comunicação efetiva de marcas colocadas sobre alcatrão e a velocidade máxima do veículo que permite uma leitura da marca.

Fechadura RFID para o Lab. 345

A fechadura do Lab. 345 usa um código que tem de ser partilhado por todos os utentes do mesmo. Este sistema tem duas grandes desvantagens: (1) não é viável a sua alteração (logo, não se consegue revogar autorizações concedidas mediante a divulgação do código) e (2) não é possível manter um registo de quem abriu a fechadura, porque todos os utentes autorizados usam o mesmo código. Pretende-se realizar um sistema, assessorado por uma base de dados, que use RFID para identificar utentes e que mantenha numa base de dados a lista de utentes autorizados e um histórico de acessos.

Registo de presenças em sala de aula

Pretende-se realizar um sistema que registe a presença de um aluno identificado por um RFID numa sala de aula. Para o efeito deverá ser usado o cartão de aluno. O sistema deverá verificar se o aluno está autorizado a estar nessa aula e deverá apresentar a sua fotografia, mantida numa base de dados. Caso não exista centralmente a fotografia do aluno, a aplicação deverá possibilitar a captura na hora da foto do aluno que apresenta a credencial RFID.