|


O Rugby Universidade de Aveiro, núcleo da A.A.U.Av. nasceu porque "Não há Universidade que se preze, que não tenha equipa de Rugby". O ano era o de 1986 e o grande dinamizador do acontecimento foi sem sombra de dúvidas João passos. O Rugby deixou de ser desporto estranho à Cidade de Aveiro, com efeito passou a ser frequente nos liceus aparecerem bolas de Rugby. Por isso o RUA desde os seus primeiros passos integrou jovens de Aveiro.
Em 1989 o RUA dá inicio à sua participação em competições nacionais, disputando o campeonato nacional da segunda divisão. No seu percurso sempre foi reconhecido o grande espírito de camaradagem da equipa do RUA, camaradagem essa que inevitavelmente contagiava as equipas "adversárias" . São ainda recordadas as famosas terceiras partes do Rugby, onde após saudável competição se convivia com as outras equipas e se faziam amigos, tudo no espírito do Rugby Universitário.
O biénio 90/91 marcou um dos pontos altos do Rugby. Ainda com a coordenação de João Passos e tendo como treinador o Zé Menano o RUA disputou até ao último jogo a subida de divisão no escalão de séniores, mantendo em actividade uma equipa de juniores e mesmo uma equipa feminina que participou em vários torneios.
Alguns anos depois o RUA teve novo pico de actividade com a presença na sua equipa de dois franceses que trabalhavam em empresas da região, o Pierre e o Olivier, grandes responsáveis pela internacionalização do RUA. Foi possível ter em Aveiro a equipa francesa do COB (Club Olimpique Billancour) e de uma selecção mundial da Renault. Neste periodo o Rugby participou também num torneio internacional na Lousã, que contou com a presença de equipas de Africa do Sul, França, Inglaterra e Escócia.
No ano de 1993 o RUA viu-se obrigado a abandonar o recinto que sempre o acolheu até então, o relvamento do campo de treinos do Beira-Mar assim obrigou. Este acto marca o inicio do decréscimo da actividade do RUA. Treinando no campo de jogos do seminário o RUA ainda disputou o campeonato nacional até 94/95, mas a falta de condições para treinar à noite levaram a que o RUA abandonasse o dito campeonato nesse ano.
No Início do Ano-Lectivo 98/99 o RUA dá oficialmente reinicio à sua actividade. A promessa de a breve prazo ser autorizado a utilizar o relvado da pista de atletismo da Universidade de Aveiro e a insistência de inúmeros alunos praticantes de Rugby noutros clubes (RC Lousã, CR Arcos de Valdevez, Académica, RC Caldas) assim o proporcionou.
Treinando duas vezes por semana (segundas e quartas) o RUA tem vindo a dar preparação física e técnica a
um grande numero de atletas
Convívio é um dos adjectivos que caracteriza o RUA. Cioso do carisma do Rugby Universitário, o RUA não desperdiça a oportunidade de proporcionar o convívio aos seus atletas e simpatizantes. Prova disto está por exemplo um primeiro lugar num Sarau Académico e as frequentes festas que o RUA organiza para divulgar a modalidade.

|