TROMBONE

 

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 Instrumentos

Instrumento musical de sopro pertencente à família dos metais. Consiste num longo tubo de três segmentos e que tem numa das extremidades o bocal e na outra uma campânula. Existem dois tipos de trombone: o de pistão, em que o som é regulado por válvulas, e o de vara, no qual um mecanismo deslizante controla a emissão sonora.

Nos dias que correm o trombone pode encontrar-se em diferentes formatos, podendo considerar-se uma família de instrumentos que inclui desde o trombone contrabaixo até ao trombone soprano, nas variedades de trombone de vara e de pistões, e até mesmo numa variedade híbrida que combina as duas formas anteriores num trombone vulgarmente chamado “superbone”.

       O Trombone na Antiguidade

 

                    O Trombone Moderno

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O Trombone na antiguidade

 

O trombone é, provavelmente, o instrumento de sopro mais facilmente reconhecido e identificado, sendo o único instrumento que verdadeiramente incorpora, na sua modalidade de “vara”, uma secção deslizante.

O trombone existe há já vários séculos, nas mais diferentes formas nomes, mas permaneceu praticamente inalterado na maior parte da sua existência. A origem da palavra trombone (utilizada no Português, Francês, Inglês e Italiano) é simples e curiosa: deriva da palavra italiana tromba (trompete) acrescida do sufixo one, o que, traduzido, significa grande trompete. Curiosamente, esta designação nem sempre foi bem aceite, razão pela qual sofreu grandes modificações em vários outros idiomas.

Um outro termo para designar o trombone utilizado por instrumentistas é a palavra inglesa “sackbut”. Francis Galpin, que dedicou uma parte considerável do seu tempo no estudo da etimologia desta palavra, sugeriu que a mesma deverá ter tido origem na palavra espanhola “sacabuche” usada no séc. XIV. Por outro lado, Curt Sachs, aponta para a palavra de origem francesa “saqueboute” (saquier + boter, isto é, puxar + empurrar), também do séc XIV, como a origem provável daquele termo.

O termo actualmente existente na Alemanha para designar o trombone – Posaune – também tem uma história curiosa: O trombone tem como ancestral uma espécie de trompete estreito e comprido chamado Buisine e, à medida que o instrumento foi evoluindo, também o termo foi sofrendo modificações; o equivalente alemão para buisine era buzine, na idade média transformou-se em busune e, com o tempo, alterou-se para buzaun e, finalmente Posaune desde o séc. XVI.

 

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O Trombone Moderno

 

O trombone moderno não difere muito do usado nos períodos mais remotos! As suas propriedades e características fundamentais e distintivas mantiveram-se, porém, as dimensões do instrumento mudaram bastante. O trombone moderno existe em vários formatos e tamanhos, mas o diâmetro do tubo é significativamente maior que o dos seus ancestrais.

As suas principais características são um tubo cilíndrico cujo diâmetro se mantém constante ao longo de toda a sua extensão, uma extensão mecânica que produz o encurtamento/alongamento do tubo principal (nos trombones de vara) e uma campânula que, no caso dos trombones de vara, se estende proporcionalmente com a parte articulada numa proporção de 1/3.

Há diversos tipos de trombone usados hoje em dia e a sua utilização é generalizada, sendo usado nas orquestras sinfónicas, passando pelo jazz, grupos instrumentais de sopros e/ou metais, etc. Os 3 tipos de trombone mais utilizados hoje em dia são os trombones alto, tenor e baixo e destes o tenor é o mais comum.

Os trombones tenor e baixo estão normalmente afinados em Sib. O alto, mais raramente usado, encontra-se normalmente afinado em Mib ou mesmo em Fá. Também existe uma espécie de trombone soprano que se pode mais considerar como um “trompete de vara”, mas é muito raramente utilizado e quando o é normalmente é tocado por um trompetista dado o tamanho do bocal. Há ainda a referência a trombones contra-baixo, mas apesar de tal tipo de trombone se revestir de uma especial curiosidade, a verdade é que o seu uso é quase insipiente.

Nas bandas filarmónicas, cabe ao trombone um importantíssimo papel duplo de, por um lado sustentar harmónica e ritmicamente a condução melódica e, por outro, se constituir ele próprio como instrumento solista.

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