CircuitosAgora lançamos-te um desafio. Em computador desenvolve circuitos e concebe circuitos impressos utilizando o software Eagle. Depois, poderás assistir à maquinação de um protótipo de um pequeno circuito, que irás mais tarde montar e soldar os componentes. |
O esquema do circuito é a primeira fase do projeto. No esquema, indicamos qual a ligação entre os vários componentes.
Neste caso, vamos partir de um esquema que nos é fornecido e criar o esquema no Eagle. Para isso, precisamos de ir buscar os componentes à biblioteca e colocá-los no circuito, com o comando "Add". Depois, temos que fazer as ligações entre os componentes, com o comando "Net". Notem que, no caso de componentes como o NE555, o que conta, para fazer o esquema, é o número do pino (1, 2, 3, ...) e não a sua posição no desenho. O mesmo pino pode não aparecer na mesma posição em dois desenhos diferentes do mesmo componente.
No ficheiro com a descrição do circuito têm o nome que o Eagle usa para todos os componentes do circuito. É esse nome que devem usar quando estão a acrescentar componentes ao vosso esquema.
Com o circuito desenhado, vamos agora passar à criação do circuito impresso. No final, iremos ter o desenho deste circuito, a partir do qual se pode mandar produzir uma verdadeira placa de circuito impresso!
Para desenhar o circuito, temos que:
Algumas empresas oferecem um serviço de produção de circuitos impressos para o público em geral. São geralmente empresas especializadas na produção de protótipos ou de pequenas séries. Alguns deles aceitam os ficheiros gerados pelo Eagle para fazer a produção, o que permite, a quem trabalhe com o Eagle, enviar diretamente os ficheiros criados.
Quando o formato do Eagle não é aceite, é sempre aceite o formato Gerber, que é aceite como a norma na indústria de produção de circuitos impressos
Em qualquer caso, enviar um ficheiro para produção só deve ser feito depois de se conhecer bem o processo e os requisitos definidos pelo fabricante. É necessário ter também em atenção o custo dos portes, que pode ser superior ao custo do circuito impresso (dependendo também do tempo de resposta pedido).
Quem quiser fazer circuitos, também necessita de adquirir componentes. Indicam-se em baixo alguns dos fornecedores mais populares de componentes através da Internet. Tal como no caso dos circuitos impressos, é preciso ter sempre em conta o custo do envio dos componentes bem como de eventuais taxas aduaneiras.