Logo Academia de Verão

Circuitos

Agora lançamos-te um desafio. Em computador desenvolve circuitos e concebe circuitos impressos utilizando o software Eagle. Depois, poderás assistir à maquinação de um protótipo de um pequeno circuito, que irás mais tarde montar e soldar os componentes.

Atividades

A atividade nesta sessão consiste no projeto do circuito que irás utilizar, na próxima quarta feira, na atividade de "Electrónica e Rádio-Frequência". Na atividade de hoje, irás conhecer o processo pelo qual se criam os circuitos impressos, que são a base para a construção de um equipamento eletrónico.

Desenhar o esquema

O esquema do circuito é a primeira fase do projeto. No esquema, indicamos qual a ligação entre os vários componentes.

Circuito

Neste caso, vamos partir de um esquema que nos é fornecido e criar o esquema no Eagle. Para isso, precisamos de ir buscar os componentes à biblioteca e colocá-los no circuito, com o comando "Add". Depois, temos que fazer as ligações entre os componentes, com o comando "Net". Notem que, no caso de componentes como o NE555, o que conta, para fazer o esquema, é o número do pino (1, 2, 3, ...) e não a sua posição no desenho. O mesmo pino pode não aparecer na mesma posição em dois desenhos diferentes do mesmo componente.

No ficheiro com a descrição do circuito têm o nome que o Eagle usa para todos os componentes do circuito. É esse nome que devem usar quando estão a acrescentar componentes ao vosso esquema.

Desenhar o circuito impresso

Com o circuito desenhado, vamos agora passar à criação do circuito impresso. No final, iremos ter o desenho deste circuito, a partir do qual se pode mandar produzir uma verdadeira placa de circuito impresso!

Para desenhar o circuito, temos que:

Recursos

Trabalho a realizar

Ligações na Internet sobre circuitos impressos

Produtores de circuitos impressos

Algumas empresas oferecem um serviço de produção de circuitos impressos para o público em geral. São geralmente empresas especializadas na produção de protótipos ou de pequenas séries. Alguns deles aceitam os ficheiros gerados pelo Eagle para fazer a produção, o que permite, a quem trabalhe com o Eagle, enviar diretamente os ficheiros criados.

Quando o formato do Eagle não é aceite, é sempre aceite o formato Gerber, que é aceite como a norma na indústria de produção de circuitos impressos

Em qualquer caso, enviar um ficheiro para produção só deve ser feito depois de se conhecer bem o processo e os requisitos definidos pelo fabricante. É necessário ter também em atenção o custo dos portes, que pode ser superior ao custo do circuito impresso (dependendo também do tempo de resposta pedido).

Eurocircuits
Tem um dos sites mais completos para tratamento dos pedidos dos clientes.
Seeedstudio
A oferta da SeeedStudio é sobretudo interessante quando se pretende realizar várias cópias do mesmo circuito.
Olimex
PCBPool
GuimoCircuito
CircuiTotal

Geração de ficheiros Gerber

As máquinas de fabrico de PCBs usam um tipo de ficheiros, chamados ficheiros Gerber, para receberem as instruções sobre como fazer o seu trabalho. São estes ficheiros que normalmente se enviam para a empresa que irá fazer os circuitos impressos. Embora algumas aceitem outros formatos como, por exemplo, ficheiros Eagle, os ficheiros Gerber têm a vantagem de serem aceites por todos os fabricantes. As ligações seguintes têm informação sobre como criar esses ficheiros com o Eagle:

Componentes

Quem quiser fazer circuitos, também necessita de adquirir componentes. Indicam-se em baixo alguns dos fornecedores mais populares de componentes através da Internet. Tal como no caso dos circuitos impressos, é preciso ter sempre em conta o custo do envio dos componentes bem como de eventuais taxas aduaneiras.

Farnell
Digikey
Mouser