Algoritmos |
Foi implementado um algoritmo existente (Algoritmo 2) e desenvolvidos três novos algoritmos (Algoritmo 1, 3 e 4) de remoção dos olhos vermelhos de modo a verificar qual obtinha melhores resultados.
Algoritmo 1: O primeiro algoritmo funciona segundo o seguinte princípio. Sabendo que o pixel está na zona afectada, os valores dos pixels R, G e B são alterados segundo a equação seguinte:
Os valores escolhidos para este algoritmo têm como objectivo reduzir a intensidade da cor vermelha e aumentar a intensidade das cores verde e azul nas mesmas proporções, de modo a tentar manter constante a média de cores e consequente valor DC.
A Figura 1 mostra uma fotografia com o efeito de olhos vermelhos e a Figura 2 é a mesma fotografia depois de aplicado este algoritmo. Na Figura 3 temos a diferença das duas anteriores.
Figura 1 Figura 2 Figura 3
Algoritmo 2: O segundo algoritmo funciona segundo o seguinte princípio. Sabendo que o pixel está na zona afectada, os valores dos pixels R, G e B são alterados segundo a equação seguinte:
A Figura 4 mostra uma fotografia com o efeito de olhos vermelhos e a Figura 5 é a mesma fotografia depois de aplicado este algoritmo. Na Figura 6 temos a diferença das duas anteriores.
Figura 4 Figura 5 Figura 6
Algoritmo 3: O terceiro algoritmo funciona segundo o seguinte princípio. Sabendo que o pixel está na zona afectada, os valores dos pixels R, G e B são alterados segundo a equação seguinte:
Este algoritmo pretende reduzir a intensidade da cor vermelha de uma forma proporcional para todas as intensidades, de acordo com a incidência da mesma (K). A Figura 7 mostra uma fotografia com o efeito de olhos vermelhos e a Figura 8 é a mesma fotografia depois de aplicado este algoritmo. Na Figura 9 temos a diferença das duas anteriores.
Figura 7 Figura 8 Figura 9
Algoritmo 4: O quarto algoritmo funciona segundo o seguinte princípio. Sabendo que o pixel está na zona afectada, os valores dos pixels R, G e B são alterados segundo a equação seguinte:
Este algoritmo pretende reduzir a intensidade da cor vermelha de uma forma menos acentuada nas baixas intensidades e de uma forma mais acentuada nas intensidades mais altas, de acordo com a incidência da mesma (K). A Figura 10 mostra uma fotografia com o efeito de olhos vermelhos e a Figura 11 é a mesma fotografia depois de aplicado este algoritmo. Na Figura 12 temos a diferença das duas anteriores.
Figura 10 Figura 11 Figura 12 |