Azeiteiro
III
@
Março 2004

.: Espaço Cultural :.

Março, marçagão, manhãs de inverno tardes de verão!
Quando em Março arrulha a perdiz, ano feliz.
Vento de Março e chuva de Abril, fazem o Maio florir.
Se queres bom cabaço, semeia em Março.
Em Março, tanto durmo como faço.

.: The Reporting :.

Ora cá estamos e cá vamos andando! (para nos metermos na alheta?!)

Tanto proverbio para este mês de Março vamos a ver o que é que saiu dele, pois tal como o ultimo proverbio, tanto se dormiu como se fez.
Março serviu para trabalhar e acabar e testar quase a totalidade do hardware que havia para ser feito. Como seria de esperar... todas as placas estavam bem projectadas (pelo menos as partes mesmo necessarias), comprou-se material a potes para montar a coisa, soldou-se, testou-se, ligou-se, etc...

Ao principio havia a ideia de ter de usar 2 PIC's mas um pouco de reflexão levou a pensar na possiblidade de fazer uma placa de expansão de IO digitais e assim foi.. num fim de semana ficou feita a placa, no inicio da semana a seguir, montada e testada com sucesso. Esta placa servirá ainda para ligar a TI83 (afinal vai ser a velha e fiel TI83).

As placas foram todas interligadas ao PIC, o software foi programado e testado.
Programaram-se as rotinas para os encoders, controlo de velocidade e outros extras que nem parece que vao ser usados...

No final do mês começaram-se a programar as rotinas de comunicação entre PIC e TI e digo desde já que estão simplesmente (sim são simples) magnificas!
A coisa não está nada complicada, o PIC manda e recebe bytes, a TI manda e recebe bytes, não há cá tramas, não há nada... you want send 255 ? so 255 will be send!

A coisa também está à prova de erros e para isso implementou-se um sistema de timeout. A coisa está tão boa.. que se pode desconectar a calculadora do PIC e ligar e tudo again e continua a trabalhar alegremente. (Por acaso ao escrever isto tive uma ideia magnifica! lol na verdade quando se desconecta a TI esta para e tenta continuamente enviar o byte ao PIC ficando assim tudo o programa em 'pause', o que é bem... o problema é que o PIC não para, tenta ver se recebe alguma coisa da calculadora, mas por exemplo se os motores estiverem a andar.. continuam a andar.. ora o k estou a pensar fazer será chekar por demasiados timeouts e mandar parar o robot como se tratasse de um paragem pelo botão STOP)

 Bom já chega de paleio, o que voces querem é fotos!
(e a partir de agora acabou-se o problema de fotos! Temos 2 maquinas digitais da equipa! fotos com fartura!)

.: Fotos :.
(aka Show me the product!)





Este é o aspecto da mesa da sala do apartamento em plena altura de trabalho!
(O garrafão é de água! Existem muitos objectos estranhos em cima da mesa.. não tentem adivinhar o k é! Lol)







E aqui fica o aspecto da mesa depois de limpa e arrumada. Sim.. é um puzzle de 1500 peças e foi feito em plena época de aulas, mas ja foi a tanto tempo e ainda esta em cima da mesa a espera de ser melhor tratado e pendurado...







Oks aki está! A coisa toda ligada e funcional! Reparem nos sensores de encoders ao lado das rodas. A placa que se ve a frente é a dos sensores mesmo aki a frente está um sensor.. com o seu respectivo led Infravermelho e o photodiodo com o tubinho... e muitos fios para ligar.







Mais perto.... (ali do lado esquerdo.. em baixo.. akilo .. é um obstaculo!)







Em cima a placa de expansão de IO digitais e a ligaçao à TI (ligador do meio)
A placa em frente é a placa do PIC base se repararem o LM7805 está ligado a uma placa metalica para fazer a dissipação!!





Vista geral por cima da paisagem, ha uma placa ai escondida na imagem(dos motores).. mas é um easter egg (estamos em alturas de páscoa...) tentem descobrir!






Vista artistica lateral da coisa...





Imagem artistica com motion blur real!
Não sei se dá para notar.. mas o PIC foi soldado ao soket!! lol pk estava-se a portar mal e a sair do sítio.. então.. pronto...

e já chega de imagens por agora.. axo eu.. ou querem mais kk coisa?



.: Allways in motion the future is :.

Próximo mês é tempo de muito trabalho. Acabar a extrutura do robot, meter carapaça, botões, leds, suporte para a TI, proteção, etc.
Tempo de pensar e programar o código de navegação, ajustes finais e muito tunning para conferir o habitual aspecto azeiteiro.
O report do mês de abril, devivo ao enorme trabalho que nos espera (cof cof), só poderá ser feito depois do concurso.
 

Com tão pouco tempo que nos resta, esperamos ter ao menos o robot funcional de modo a passar a 'inspeção' e não bater nos obstaculos.

Bye, see you next time!

 

 


@ 2003-2004 azeiteiro team