Conceitos Básicos de Tratamento de Imagem
Uma imagem no monitor de um computador consiste numa matriz de de pontos (pixels). A imagem tem um conjunto de características intrínsecas fundamentais (tamanho e profundidade de cor), que podem ser deturpadas pelas características do monitor onde estão a ser visualizadas.
1. Tamanho da imagem no monitor
Independentemente das características de uma imagem, há uma variável que contribui decisivamente para o tamanho que a imagem apresenta no monitor:
É o numero de pixels que o monitor pode apresentar na horizontal e na vertical;
A resolução deve ser definida de acordo com o tamanho do monitor:
RESOLUÇÃO TAMANHO DO MONITOR
640x480 14”
800x600 15”
1024x768 17”
1280x1024 19”
4 Alterar a resolução do Monitor:
1º Clique com o botão direito do rato numa zona vazia do ambiente de trabalho.
2º Escolha o separador Definições.
3º Ajuste o slide Área do ecrã.
2. Cor no monitor
Independentemente das características de uma imagem, há uma variável que contribui decisivamente para a cor que a imagem apresenta no monitor do computador:
4 Numero de bit’s utilizados para representar a cor de cada pixel
Nº BIT'S CORES APRESENTADAS
1 bit : 2 cores (preto e branco)
4 bit : 16 cores
8 bit: 256 cores
16 bit: 65000 cores
24 e 32 bit: 17.000.000 de cores (True color)
4 Alterar a a profundidade de cor do Monitor
1º Aceda às propriedades de Visualização do Monitor
2º Escolha o separador Definições
3º Mude o valor na caixa de combinação Cor
3. Classificação de Imagens quanto à forma como são gravadas em ficheiros.
4 Mapa de Bit´s
A imagem é definida por uma matriz de pontos (pixels)
No ficheiro da imagem é guardada informação relativa a cada pixel.
Os formatos de imagens Mapa de Bit´mais utilizados são:
BMP
O formato de imagem BMP foi desenvolvido pela Microsoft, sendo o formato nativo de mapa de bits do Windows. As imagens gravadas neste formato tem uma qualidade bastante elevada, no entanto ocupam muito espaço.
JPG / JPEG
Segundo formato mais usado na Rede, o JPEG (Joint Photographic Experts Group), é versátil e universal. O grau de compressão que utiliza é o maior de todos os formatos: pode ser ajustado na faixa de 1:5 a 1:20, mas a imagem perde um pouco de qualidade (quanto mais comprimida, menos qualidade tem). Formato recomendado para fotos e qualquer tipo de imagem com muitas transições de cores.
O jpeg pode apresentar com mais fidelidade as variações de cores, dá maus resultados quando usado em imagens simples, pois este formato não consegue mostrar poucas cores.
GIF
O GIF (Graphic Interchange Format) foi criado pela empresa norte-americana de serviços de Internet CompuServe (hoje da AOL) especificamente para distribuição online. Formato mais popular na Internet, gera arquivos por meio de compressão automática e paleta de cores ajustável, que pode ser reduzida pelo utilizador ao mínimo indispensável. É o único que pode conter uma sequência animada de imagens. Multiplataforma, pode ser transferido entre Macs e PCs sem alteração. É recomendável em ilustrações com grandes áreas com cores uniformes, elementos gráficos, títulos, banners e capturas de tela. O GIF só suporta 256 cores. Por isso é usado para imagens simples, com poucas cores, o que o torna muito leve para utilização na Web.
|
|
|
|
|
Formato *.bmp 481 KB
|
|
|
|
Formato *.jpg 11KB |
|
Formato *.gif 13KB
|
![]() |