Um Trofense Ilustre e um Médico Distinto
Trofa e Guidões, prestaram ao Ilustre Amigo uma Homenagem Póstuma, que constou de Missa rezada e romagem ao cemitério. No Jazigo de Família foram descerradas lápides comemorativas do segundo aniversário do seu falecimento. Nesse momento seu filho António, criança de onze anos, proferiu um discurso de sincera gratidão a tantos familiares e amigos, amigos de sempre, que desta forma quiseram juntar a dedicação profunda dos seus corações, a sua enorme saudade, à grande dor que a sua morte causou.
Foi colocada na toponímia Trofense e Fornelense o nome do Distinto Clínico. Em S. Martinho de Bougado, a lápide foi descerrada em Fevereiro de 1959 pela sua filha mais velha, então com quinze anos de idade, Elisa Alcina Maia de Lima.
Ao recordar os 45 anos do seu falecimento e no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento , perpetuando a sua memória, foi celebrada uma Missa Solene no dia 11 de Fevereiro de 2002, na freguesia de S. Martinho de Fornelo, concelebrada por oito Reverendos Padres:
Dr. Manuel Silva Domingos Lopes, que presidiu à cerimónia;
Padre Armindo da Silva Gomes, vigário da Trofa;
Dr. Celestino Ruas, vigário de Fornelo;
Dr. António Albino Pereira Serra;
Dr. Mário Salgueirinho;
Dr. Edgar Afonseca;
Dr. Alberto Azevedo;
Padre António Fernando Pinto, pároco de Fornelo.
Após a Missa Solene foi feita a romagem ao cemitério onde foram colocadas coroas de flores e usou da palavra um dos filhos - em seu nome, de sua mãe e seus irmãos - Dr. António Maria Maia de Lima, médico de profissão, profundamente comovido, agradecendo a todos os familiares, amigos, autoridades religiosas, civis e desportivas, nomeadamente Presidentes das Juntas das freguesias de S. Martinho de Bougado e de S. Martinho de Fornelo , Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Trofa e Presidente do Clube Desportivo Trofense.
Na Rádio Trofa, deram testemunho, o Sr. Agostinho Ferreira de Castro Lopes e o Sr. Prof. Napoleão de Sousa Marques.
O Sr. Eng. António Serra, ilustre Trofense e grande amigo pessoal do homenageado, anteriormente, na mesma rádio, já tinha concedido o seu testemunho repleto de pormenores curiosos e interessantes.
Uma Comissão Promotora constituída pelas Senhoras Doutoras Margarida Rita Machado, Lurdes Serra e Olívia Pinheiro em comparticipação com a Autarquia Trofense, a Família e colaboração da Mestre Adelina Piloto e do investigador e paleógrafo A. Monteiro dos Santos, promoveu uma homenagem que foi muito participada e constou de vários actos solenes, entre os quais destacamos: descerramento de uma placa no Centro de Saúde da Trofa, onde consta a seguinte dedicatória: Homenagem ao Médico Dr. Serafim Lima pelos Serviços Prestados à Saúde, descerramento de uma outra lápide na frontaria da antiga residência do homenageado, com as seguintes palavras: Ao Dr. Serafim Lima, Homenagem ao Médico, ao Autarca e ao Homem e inauguração de uma exposição biográfica na casa da Cultura da Trofa, que pretendia dar a conhecer as várias facetas de uma vida. A finalizar, houve um momento de enlevo, com Carina Piloto a declamar um soneto da autoria do Dr. Acácio Tavares, colega de curso do Dr. Serafim.
Presidiu a todo o cerimonial o Dr. Bernardino Vasconcelos, Presidente da Câmara da Trofa, que estava acompanhado pelos Vices-presidente da Câmara de Vila do Conde, Dr. Abel Maia e da Trofa, Eng. Pontes, Vereadores e Autarcas locais, Presidente da Junta de Freguesia de Fornelo, Carlos Magalhães, para além de entidades religiosas e militares.
Foram vários os oradores que usaram da palavra para enaltecer as excelsas qualidades do homenageado. Em nome da Comissão Promotora, a Sr.ª Dr.ª Lurdes Serra; o Director do Centro de Saúde da Trofa, Dr. Fernando Calvário. O Presidente da Edilidade Trofense proferiu um expressivo discurso; também dicursaram, o Sr. Comendador J. Serra; a Dr.ª Carolina Lima, filha mais nova do homenageado e o neto de Lisboa, António Furtado Maia de Lima.
Marta Oliveira Santos
[Voltar]
Visitors: