Imagens

                                                                                                                   de S. Martinho de Mouros

O nome desta vila advém da denominação do seu santo padroeiro S. Martinho bem como da civilização dos mouros que durante muitos anos permaneceram nestas terras.
Caixa de texto: O nome desta vila advém da denominação do seu santo padroeiro S. Martinho bem como da civilização dos mouros que durante muitos anos permaneceram nestas terras.

Pelourinho
Caixa de texto: Pelourinho

 

    

 

 

 

 

 

 

 

                                      

 

   A igreja românica de S. Martinho de Mouros está classificada Monumento Nacional (por decreto de 03.06.922). Ela foi construída no século XII, segundo a lenda numa só noite pelos mouros.

Caixa de texto:    A igreja românica de S. Martinho de Mouros está classificada Monumento Nacional (por decreto de 03.06.922). Ela foi construída no século XII, segundo a lenda numa só noite pelos mouros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja Românica
Caixa de texto: Igreja Românica

 

 

 

   O quadro refere-se a lenda que dá fundamento ao nome desta vila  ao gesto de partilha da capa com um mendigo ( que afinal era Cristo), por parte de S. Martinho.

Caixa de texto:    O quadro refere-se a lenda que dá fundamento ao nome desta vila  ao gesto de partilha da capa com um mendigo ( que afinal era Cristo), por parte de S. Martinho.

 

Óleo da Igreja de S. Martinho (séc. XVI)

«S. Martinho e o Pobre»

Caixa de texto: Óleo da Igreja de S. Martinho (séc. XVI)
«S. Martinho e o Pobre»

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Casa da Soenga
Caixa de texto: Casa da Soenga

 

 

 

 

 

 

Anterior     Início

   A casa da Soenga trata-se de um solar grandioso com a capela, o terreiro, a  entrada  nobre  com o brasão de armas da família, os salões, a biblioteca e o jardim. Ela foi considerada Imóvel de Interesse Público ( por decreto de 29 de  Setembro de 1977).

Caixa de texto:    A casa da Soenga trata-se de um solar grandioso com a capela, o terreiro, a  entrada  nobre  com o brasão de armas da família, os salões, a biblioteca e o jardim. Ela foi considerada Imóvel de Interesse Público ( por decreto de 29 de  Setembro de 1977).