publicações

Entre as publicações mais relevantes poderiam ser indicadas as seguintes:

TAVARES, J. (1999 ). As sociedades digitais são também sociedades analógicas. O novo paradigma, in Célia Linhares et al. Campo Grande ­ MS (Brasil): Editora UFMS, pp. 59-65.

TAVARES, J. (1998). Formação e resiliência in J. M. Alves (Coord.), Professor, Stress e Indisciplina, Porto: Porto Editora, pp.24-29.

SOUSA, L.; TAVARES, J. (1998). Escola e família colaboram na capacitação para a aprendizagem: estudo de um caso. Inovação, 11, 95-106.

SIMÕES, A. ; TAVARES, J.; LIMA, M.M. (1998). Estereótipos moçambicanos face à aprendizagem. Psicologia da Educação, São Paulo, (Brasil), 4, 1º semestre, 115-145.

TAVARES, (1998). Construção do conhecimento e aprendizagem. In L. S. Alemeida e J. Tavares (Orgs.) Conhecer, Aprender, Avaliar. Porto: Porto Editora, 11-30.

TAVARES, J. (1998). Resiliência e formação. In J. M. Alves Professor, Stress e Disciplina. Porto: Porto Editora, Dossier RUMUS.

TAVARES, J. & SANTIAGO, R.A. & LECASTRE, L. (1998). Insucesso no 1º Ano de Ensino Superior. Um Estudo no âmbito dos Cursos de Licenciatura em Ciências e Enhenharia da Universidade de Aveiro. Aveiro: Universidade de Aveiro (Portugal)

TAVARES, J. (1998). À procura da identidade (Self). RUMUS (23) pp. 8-9-

TAVARES, J. (1998). Estrutura do sistema educativo e formação de professores em Portugal in Maria das Graças Feldens et al. (Orgs.). Pesquisa em educação de

Professores. Contribuições para o conhecimento e transformação da prática docente: ANAIS do II Congresso Internacional sobre Formação de Professores nos Países de Língua e Expressão Portuguesa, pp. 92-100.

ALMEIDA, S. L. & TAVARES, J.(Org.) (1998). Conhecer, Aprender, Avaliar. Porto: Porto Editora.

TAVARES, J. et al. (1997). Níveis de sucesso dos alunos do 1º ano comum dos cursos de Ciências e Engenharias da Universidade de Aveiro. In A. Estrela et al. Contributos da Investigação Científica para a Qualidade do Ensino, Actas do Terceiro Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, pp. 393-401.

TAVARES, J. et al. (1997). Activação do desenvolvimento cognitivo e a dimensão multi e transcultural. In M. F. Patrício (Org.). Formar Professores para a Escola Cultural no Horizonte do Ano 2000, Porto, Porto Editora, pp. 203-211.

TAVARES, J. (1997). A formação como construção do conhecimento científico e pedagógico. In I. Sá-Chaves (Org.) Percursos de Formação e Desenvolvimento Profissional, Porto, Porto Editora, pp. 59-73.

TAVARES, J. (1997). Encontros e desencontros da inovação e mudança em educação. RUMUS (17) 16-17.

TAVARES, J. (1997). Trabalho, ócio e partilha na sociedade emergente RUMUS (19) 22-23.

TAVARES, J.(1996). Uma Sociedade que Aprende e se Desenvolve. Relações Interpessoais. Porto: Porto Editora.

TAVARES, J. (1996). A cultura da qualidade na escola e os modos de pensar e aprender estratégicos numa perspectiva de activação do desenvolvimento psicológico, in Luis Barbeiro; Ricardo Vieira (Org.).Percursos de Aprendizagem e Práticas Educativas , Leiria, ESEL, 192-203.

TAVARES, J. (1995). Investigação e acção nos processos de formação de professores e educadores, in Actas do II Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Vol. I, pp. 39-50.

TAVARES, J. et al. (1995). Levels of success of First Year Students in First Degree Courses on Science and Engineering at the University of Aveiro, in Jane L. Lambert & Trudy W. Banta, Proceedings of the seventh international conference on assessing quality in higher education, Indianopolis, Indiana University-Purdue University Indianopolis.

TAVARES, J. (1995). Componentes do processo de activação do desenvolvimento psicológico in Tavares, J. e Bonboir, A. (Coord.) Activação do desenvolvimento psicológico nos sistemas de formação, Aveiro, Ed, CIDInE.

TAVARES, J. (1994). Mobilização dos mecanismos conscientes e inconscientes na invenção científica e tecnológica e na criação artística. Um exemplo: Salvador Dalí. In

Tavares, J. (Ed.) Para intervir em educação. Contributos dos colóquios CIDInE. Aveiro, Ed. CIDInE.

TAVARES, J. (1994). A dimensão pessoal e interpessoal na narrativa lacaniana. In Tavares, J. (Ed.) Para intervir em educação. Contributos dos colóquios CIDInE. Aveiro, Ed. CIDInE.

TAVARES, J. (1993). Clarificação dos conceitos básicos, objectivos a atingir e suas impplicações no processo de ensino/aprendizagem. Dimensão pessoal e interpessoal na formação, Aveiro, Ed.CIDInE.

TAVARES, J. (1993). Reflexões sobre a construção do do conhecimento e da pessoalidade em formação de professores in Tavares, J. (Org.), Linhas de Rumo em Formação de Professores, Universidade de Aveiro, Aveiro.

TAVARES, J. (1992). Mobilização dos mecanismos conscientes e inconscientes na construção do conhecimento e na invenção científica e tecnológica e na criação artística.

Um exemplo: J. Lacan. Cadernos CiDInE, Aveiro, Ed. CIDInE.

TAVARES, J. (1992). A aprendizagem como aquisição e construção do conhecimento pela via da resolução de problemas e da reflexão, Aveiro, Ed. CIDInE.

ALARCÃO, I, TAVARES, J. et al. (1992). Teacher Education Development in the 90s in Portugal. European Journal of Teacher Education, Vol. 15, nº3 , 191-196.

TAVARES, J et al. (1991). Dimensão pessoal e interpessoal na formação contínua de professores, in TAVARES, J. (org.) Formação contínua de professores: realidades e perspectivas, Universidade de Aveiro, 1991.

TAVARES, J. (1990). Formação contínua dos professores e investigação. Revista Portuguesa de Educação, Universidade do Minho.

TAVARES, J. (1990). O encorajamento do professor como atmosfera envolvente do processo de desenvolvimento e de ensino/aprendizagem, PIDACS , Doc. 3, Universidade de Aveiro.

TAVARES, J. MOREIRA, A. (Eds.) (1990). Dsenvolvimento, Aprendizagem, Currículo e Supervisão, Universidade de Aveiro.

TAVARES, J. (1989). A construção do conhecimento a partir da interacção aluno/texto didáctico, (Doc. ) no âmbito do Projecto de Investigação sobre Desenvolvimento, Aprendizagem, Currículo e Supervisão (PIDACS, Universidade de Aveiro.

TAVARES, J. (1989). Formação inicial e contínua dos professores: realidades e perspectivas. Revista Portuguesa de Educação, 1 (3), 109-124, C.E.E.D.C. - Universidade do Minho.

TAVARES, J. (1989). A construção do conhecimento a partir da interacção aluno/texto didáctico: uma ficha de análise e avaliação, comunicação apresentada no Seminário do

PIDACS (Projecto de Investigação em Desenvolvimento, Aprendizagem, Currículo e Supervisão) realizado na Universidade de Aveiro de 18 a 20 de Setembro (Doc. 2).

TAVARES, J. (1988). A caminho da 4a vaga (reflexões). Revista da Universidade de Aveiro - Série Ciências da Educação (número especial em homenagem ao Prof. Doutor João Evangelista Loureiro), 1986.

TAVARES, J. e Isabel ALARCÃO (1987). A Supervisão da Prática Pedagógica - Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem , Coimbra, Almedina.

TAVARES, J. (1986). A estrutura e o funcionamento da personalidade em L. Szondi e J. Schotte e a sua influência no processo de desenvolvimento e de ensino/aprendizagem. Revista da Universidade de Aveiro - Série Ciências da Educação, ano 4, n. 1e 2, 1983, pp. 89-108.

TAVARES, J., (1986). A leitura como um processo de desenvolvimento e aprendizagem à luz das estruturas de "schème" e de "skill". Revista Educação da PUC-RGS, Porto Alegre (Brasil) , Ano IX, nº 10, pp. 335-54.

TAVARES, J., Isabel ALARCÃO et al. (1985). DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM, SUPERVISÃO. O encorajamento do professor como um factor de desenvolvimento e aprendizagem, in CRUZ, J.F.A., L.S. ALMEIDA e O.F. GONCALVES (Eds.), intervenção Psicológica na Educação, Porto, pp. 219-226.

TAVARES, J. e Isabel ALARCÃO (1985, 89, 90, 92, 99) Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Coimbra, Almedina.

TAVARES,J. e Isabel ALARCÃO (1984). O encorajamento dos professores como factor de desenvolvimento e de aprendizagem: notas sobre um projecto de investigação. Jornal de Psicologia, 3, n.1, Jan.-Fev., pp. 9 e 10.

TAVARES, J. (1982). Como integrar num currículo de formação três níveis de competência: científico, psicopedagógico e técnico-didáctico. Tellus (número especial dedicado ao IV Encontro de Formação de Professores realizado em Vila Real), pp. 17-20.

TAVARES, J. (1982). As imagens intersubjectivas da relação educativa e sua influência não apenas no ensino e na aprendizagem mas também na reciprocidade do desenvolvimento global do educador e do educando. Tellus (número especial dedicado ao IV Encontro de Formação de Professores realizado em Vila Real), pp. 100-111.

TAVARES , J. (1980). Diagnóstico experimental das pulsões do Doutor Szondi e a sua aplicação à pedagogia. Revista da Universidade de Aveiro, Série: Ciências da Educação, n. 2, pp. 5-27.