20 Jan 2006
pesquisa : notas de imprensa : envio de informação : estatuto editorial : ficha técnica
1ª página
Notícias
Bolsas e Concursos
Bolsa de Emprego
Entrevistas
Publicações
Investigação
Cursos de A a Z
Fora da UA
Agenda de Eventos
Cinema e Teatro
Conferências
Desporto e Lazer
Fábrica da Ciência Viva
Exposições e Mostras
Provas Académicas
Outras Actividades
 
noticias@ua.pt comentários e sugestões
faça do ua_online a sua homepage faça do @ua_online a sua homepage
adicione o ua_online aos favoritos adicione o @ua_online aos favoritos



 

Investigação
João Gama Oliveira, aluno de Doutoramento no Departamento de Física da UA Uma das mais prestigiadas revistas internacionais de ciência e tecnologia
Doutorando da UA publica paper na Nature
João Gama Oliveira, aluno de doutoramento em Física na Universidade de Aveiro, em colaboração com o Prof. Albert-László Barabási, da Universidade de Notre Dame (EUA), publica hoje, dia 27 de Outubro, na NATURE (uma das mais prestigiadas revistas internacionais de ciência e tecnologia), um artigo sobre os hábitos de escrita de cartas de Einstein (1879-1955) e Darwin (1809-82).

Sob orientação do Prof. José Fernando F. Mendes, da Universidade de Aveiro, e do Prof. Albert-László Barabási, da Universidade de Notre Dame (EUA), João Gama Oliveira analisou o tempo que os cientistas levaram para responder às cartas que recebiam, observando que a distribuição dos tempos de espera por uma resposta de ambos os cientistas segue aproximadamente a mesma lei em potência que se observa no caso do e-mail nos dias de hoje. Einstein e Darwin revelam um padrão fundamental da dinâmica de comunicação humana que é partilhado pela pessoa indistinta na sua normal atribuição de prioridades aos itens da caixa de correio electrónico todas as manhãs.

Ambos os cientistas foram correspondentes prolíficos, enviando e recebendo centenas de cartas por ano. Responderam a muitas das cartas que receberam, a maior parte das vezes num intervalo de dez dias mas por vezes com um atraso de até dois anos. Apesar destas flutuações, as suas correspondências mostraram ordem num largo intervalo, seguindo os mesmos padrões da comunicação electrónica moderna. Durante a sua vida, Darwin enviou 7.591 cartas e recebeu 6.530; Einstein enviou mais de 14.500 cartas e recebeu mais de 16.200, com um decréscimo na correspondência durante a Segunda Guerra Mundial.

João Gama de Oliveira, 26 anos, licenciado em Física pela Universidade do Porto (2002), nasceu no Porto em 15 de Maio de 1979 e foi Grant Holder do Centro de Física do Porto (2002), da Universidade de Aveiro (2002) e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2003). Foi investigador visitante na Universidade de Notre Dame (Indiana) nos dois últimos anos e Monitor na Universidade de Aveiro entre 2002 e 2004. Actualmente, é aluno de Doutoramento em Física na Universidade de Aveiro e monitor da disciplina «Termodinâmica», no Departamento de Física da UA.


Consulte ainda...
Brief Communication de João Gama Oliveira na Nature

27-10-2005

voltar imprimir enviar a um amigo


últimas
18 de Janeiro
Investigação da UA mais uma vez premiada
3 de Janeiro
UA integra PACOPAR
29 de Novembro
Doutorando da UA recebe Estímulo à Investigação
25 de Novembro
Projecto desenvolvido na UA vence I Concurso Nacional de Empreendedorismo
 
 
© 2004 Universidade de Aveiro
Logotipo Aveiro - Digital 2003-2006 Logotipo do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI) Insígnia da União Europeia