Prémio Gulbenkian Ciência - 2004
 

 
Prémio Gulbenkian de Ciência para três trabalhos
Nelson Morais | 30.06.2004

O júri da edição de 2004, dedicada às ciências básicas, premiou, ex aequo, investigações nas áreas das redes complexas e Internet, da cosmologia e da matemática aplicada.


O júri do Prémio Gulbenkian de Ciência 2004 distinguiu ontem, ex aequo, três trabalhos realizados por cinco investigadores: Sergey Dorogovtsev e José Fernando Ferreira Mendes; José Francisco Rodrigues; Lorenzo Cornalba e Miguel Sousa da Costa. Cosmologia, matemática aplicada e redes complexas e Internet foram as áreas em que se centraram os trabalhos premiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, que atribuiu aos autores de cada um deles 25 mil euros. A edição de 2004 do Prémio Gulbenkian de Ciência, que é atribuído desde 1976, contemplou as ciências básicas. Apresentaram-se a concurso 63 candidaturas.

"Evolution of Networks. From Biological Nets to the Internet and www", de Sergey Dorogovtsev e José Fernando Ferreira Mendes, consiste numa investigação em torno das propriedades topológicas e dinâmicas das redes complexas. O trabalho está plasmado num livro, publicado pelos dois autores na Oxford University Press, em 2003. Segundo a Fundação Gulbenkian, os autores lograram avançar no estudo das redes biológicas, com aplicação na Internet, uma matéria que, apesar dos avanços significativos dos últimos anos, "continua a apresentar-se como um desafio em aberto".

"On Hyperbolic Variational Inequalities of First Order and Some Applications", de José Francisco Rodrigues, é apontado pelo júri do concurso - José Moreira de Araújo e Artur Águas, da Universidade do Porto, e António Ribeiro Gomes, da Universidade de Coimbra - como "um trabalho com uma influência determinante na investigação em análise e em matemática aplicada". "Foram obtidos novos resultados para as soluções de inequações variacionais hiperbólicas de primeira ordem", sustentam.

"Time-dependent Orbifolds and String Cosmology", de Lorenzo Cornalba e Miguel Sousa da Costa, desenvolve a teoria de cordas na presença de singularidades cosmológicas. "Inicia a aprendizagem da física do Big-Bang, esperando que esta teoria proporcione uma explicação para fenómenos altamente energéticos, bem como para as características que observamos hoje no Universo" explica a Gulbenkian.

 Os cientistas premiados 
José Fernando Ferreira Mendes formou-se e leccionou no Departamento de Física da Universidade do Porto. Actualmente, é professor na Universidade de Aveiro e tem uma vasta lista de artigos publicados em revistas científicas internacionais, centenas de vezes citados. Pode ser contactado na Universidade de Aveiro, através do telefone 234 378 104.

Sergey Dorogovtsev doutorou-se em Física/Matemática no Ioffe Physico-Technical Institute de Leninegrado, em 1981, sendo investigador coordenador do Departamento de Física. Tem mais de uma centena de trabalhos publicados, incluindo livros e artigos de revisão, nas áreas da física da matéria condensada, mecânica estatística e física das redes complexas. Pode ser contactado na Universidade de Aveiro, também através do telefone 234 378 104.

José Francisco Rodrigues é professor da Universidade de Lisboa e foi, neste estabelecimento de ensino, director do Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais. É membro de diversas sociedades científicas, bem como do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem cerca de uma centena de trabalhos publicados, incluindo artigos científicos e livros. Pode ser contactado na Universidade de Lisboa, através do telefone 21 790 49 27.

Lorenzo Cornalba doutorou-se em Física Teórica na Universidade de Princeton, nos EUA, e é professor e investigador no Instituto de Física Teórica da Universidade de Amsterdão. Tem uma vasta lista de artigos publicados em revistas científicas internacionais

Miguel Sousa da Costa doutorou-se, em 1998, em Física Teórica, na Universidade de Cambridge e, desde então, é professor na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Tem vários artigos científicos publicados. Contacto: telefone 22 608 26 20.

From: Educare, http://www.educare.pt/noticia_novo.asp?fich=NOT_20040630_3731


  Ciências   29-06-2004 - 19h05

Investigação em análise e matemática aplicada
José Francisco Rodrigues distinguido com Prémio Gulbenkian de Ciência 2004

  PUBLICO.PT
O investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, José Francisco Rodrigues, foi distinguido com o Prémio Gulbenkian de Ciência 2004 pelo seu trabalho na análise e matemática aplicada, foi hoje anunciado.

Em questão está a sua investigação "On Hyperbolic Variational Inequalities of First Order and Some Applications".

Segundo um comunicado do serviço de ciência da Fundação Calouste Gulbenkian, o trabalho de José Francisco Rodrigues tem "uma influência determinante na investigação em análise e em matemática aplicada. Entre os instrumentos desenvolvidos nas ultimas décadas incluem-se os métodos não lineares da analise matemática".

A par dos cargos de direcção que ocupou, entre os quais o de Director do Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais da Universidade de Lisboa, José Francisco Rodrigues tem desenvolvido uma intensa e multifacetada actividade em prol da divulgação da Matemática. É membro de diversas Sociedades Científicas, bem como do conselho editorial de várias revistas científicas. Tem cerca de cem trabalhos publicados, incluindo artigos científicos e livros.

From: Publico, http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1197938

Prémio de Ciência 2004 tem cinco vencedores
Gulbenkian Distinção, atribuída pela primeira vez em 1976, contempla três do 63 trabalhos apresentados a concurso Entrega formal a 20 de Julho 
LISA SOARES
Gulbenkian distinguiu este ano cinco autores e três trabalhos


OPrémio Gulbenkian de Ciência 2004, ontem anunciado, contemplou, ex-aequo, três trabalhos de cinco autores, escolhidos de entre 63 candidaturas. Foram: "A evolução das redes. Das redes biológicas à Internet ao www", de Sergey Dorogovtsev e José Fernando Ferreira Mendes; "On Hyperbolic Variational Inequalities of First Order and Some Applications", de José Francisco Rodrigues; e "Time-dependent Orbifolds and String Cosmology", de Lorenzo Cornalba e Miguel Sousa da Costa.

O Prémio Gulbenkian de Ciência foi atribuído pela primeira vez em 1976 e tem o valor de 25 mil euros. O júri deste ano foi composto por José Moreira de Araújo (Universidade do Porto), António Ribeiro Gomes (Universidade de Coimbra) e Artur Águas (Universidade do Porto).

O trabalho de Sergey Dorogovtsev e José Fernando Ferreira Mendes é uma investigação "que se prende fundamentalmente com o estudo das propriedades topológicas e dinâmicas das redes complexas". O livro, publicado no ano passado pela Oxford University Press, aborda o avanço no estudo das redes, "o qual, apesar dos avanços significativos dos últimos anos, continua a apresentar-se como um desafio em aberto".

Já o trabalho de José Francisco Rodrigues, segundo uma nota da Fundação Gulbenkian, tem "uma influência determinante", por exemplo, na "matemática aplicada", já que, "entre os instrumentos desenvolvidos nas últimas décadas, incluem-se os métodos não lineares da análise matemática, em particular, a modelação de fenómenos físicos ou biológicos em regiões cujas fronteiras não são determinadas à partida (fronteiras livres)". Nesse trabalho, "considerando a situação-modelo em que os termos de transporte dominam os de difusão, foram obtidos novos resultados para as soluções de inequações variacionais hiperbólicas de primeira ordem".

Por sua vez, o trabalho de Lorenzo Cornalba e Miguel Sousa da Costa ( "Time-dependent Orbifolds and String Cosmology") "desenvolve a teoria de cordas na presença de singularidades cosmológicas, iniciando a aprendizagem da física do big-bang".

Os prémios serão entregues a 20 de Julho próximo.

FRom: JN, http://jn.sapo.pt/2004/06/30/sociedade/premio_ciencia_2004_cinco_vencedores.html


Ciência
Gulbenkian atribui Prémio de Ciência

O prémio Gulbenkian de Ciência foi atribuído em "ex-aqueo" para três trabalhos na área da física e da matemática.
Ao todo, o galardão distingue cinco investigadores por trabalhos sobre a evolução das redes e a Internet, a matemática aplicada e a cosmologia. Ao prémio deste ano - atribuído desde 1976 - no valor total de 25 mil euros, concorreram 63 publicações.


From: Oninet, http://www.oninet.pt/CH000_P01.aspx?Prod=N000000000108612