Gilberto Pimenta                                    Introdução à Informática de Gestão

Valongo

 

Distrito: Porto

Área total: 75.1 Km2

Densidade Populacional: 1171.1 hab./km2

População Residente: 87980 indivíduos

Edifícios: 17246

Núcleos familiares residentes: 26112

Actividades económicas: indústria, extracção de ardósia, com. e hotelaria.

 

Situado a norte do rio Douro, o concelho de Valongo faz parte da área metropolitana do Porto e confina com os concelhos de Sto. Tirso, Maia, Gondomar e Paredes. Localiza-se num longo vale, encaixado entre as serras das Chãs, Sta. Justa e Pias e os montes do Suzão. Apesar do seu desenvolvimento industrial e comercial, ainda tem uma forte componente agrícola, predominando o regime de minifúndio.

Os espaços entre o vale e a serra, a abundância de água dos rios Leça e Ferreira e a riqueza do subsolo deste município terão sido factores decisivos para a fixação de povos desde o período neolítico. As civilizações castrejas da idade do ferro instalaram-se nas serras de Sta. Justa e de Pias, onde estão referenciados três castros: Alto do Castro, castro de Pias e castro de Couce. Estes povoados seriam posteriormente ocupados pelos romanos, que aqui deixaram por exemplo, mós, tégulas e cerâmicas. Nesta altura, Valongo afirmou-se como centro mineiro, de onde saía ouro para o império. O próprio topónimo do concelho teve origem nas palavras latinas vallis longus. Da presença muçulmana, ficaram topónimos como Moirama, Ilhar Mourisco e Alfena.

Com a introdução do trigo na região, começou-se a fazer o aproveitamento económico dos cursos de água, atrvés dos moinhos, actividade que, no entanto só conheceu um verdadeiro desenvolvimento após a introdução  do cultivo do milho graúdo, nos inícios do séc. XVII, e acompanhada pelo desenvolvimento da indústria da panificação que se desenvolveu de forma acentuada.

Durante as invasões francesas, no início do séc. XIX, uma divisão das tropas de Napoleão instalaram-se em Valongo. Já em 1832, o concelho foi palco de guerras liberais, com a batalha da ponte ferreira. O actual concelho de Valongo foi criado em 1836, no contexto de reforma administrativa levada a cabo no reinado de D. Maria II.

  

      Parque da Cidade de Valongo                      Centro da Cidade de Valongo

 

Alfena

 

Área total: 11.1

Densidade Populacional: 1227.1

População Residente: 13665

Edifícios: 3309

Núcleos familiares residentes: 4125

Actividades económicas: Indústria, com., e pequena agricultura

 

 

Ponte de S.Lázaro

Considerada imóvel de interesse público, a Ponte de S. Lázaro remonta à época romana. O tabuleiro, disposto em cavalete de dupla rampa e lajeado com grandes blocos, é o principal elemento de cronologia medieval.

 

Igreja matriz

Construída em 1963, a igreja matriz de Alfena inscreve-se num complexo social e paroquial.

 

Zona de lazer

Na freguesia existe um espaço público de lazer situado junto ao rio Leça.,

 

Festas

A festa em honra de s. Vicente faz-se ao domingo seguinte ao 22 de Janeiro. Já a senhora do amparo é festejada no terceiro domingo de Julho, enquanto no dia 1 de Janeiro é venerada a senhora da paz.

 

Brinquedos

No artesanato da freguesia, destaque para os brinquedos em madeira e chapa. Pombas, ciclistas, camionetas, carros de boneca, máquinas de costura e carroças de cavalos são algumas peças.

 

 

Campo

 

Área total: 13.3

Densidade Populacional: 650.5

População Residente: 8645

Edifícios: 2160

Núcleos familiares residentes: 2614

Actividades económicas: Extracção de ardósia, comércio e agricultura.

 

 

Igreja matriz

A igreja matriz de campo foi construída entre 1902 e 1910, mas apresenta elementos de construções do séc. XIII e XVI. De referir os azulejos na sacristia e altar-mor em talha dourada.

 

Ponte Ferreira

A ponte ferreira é a passagem histórica ligada ao combate entre legitimistas e liberais, no séc. XIX. Instalada sobre o rio Ferreiras, esta conte de origem medieval insiria-se na estrada que ligava porto a Amarante.

 

Museu da lousa

O museu da lousa surgiu face á necessidade de preservar memórias ancestrais. Neste local encontram-se objectos e documentos que testemunham a evolução da lousa.

 

Minas de ardósia

Campo é a única zona do concelho onde existem minas de ardósia em actividade. Trata-se de uma riqueza geológica, cuja exploração teve início em 1865.

 

  

           Parque do Centenário                   Vista panorâmica da Cidade de Valongo

 

Ermesinde

 

Área total: 7.6

Densidade Populacional: 5049

População Residente: 38315

Edifícios: 6589

Núcleos familiares residentes: 11735

Actividades económicas: Pequena e média indústria e comércio

 

 

Antigo Convento de Nossa Senhora do Bom despacho e igreja de Sta. Rita

O Antigo Convento de Nossa Senhora do Bom despacho foi construído durante a 2ª metade do séc. XVIII. Nele estão integrados a igreja de Sta. Rita e o colégio de Ermersinde.

 

 

Capela de S. Silvestre

A capela de S. Silvestre é uma pequena ermitã antiga.

Já era referida no Catálogo dos Bispos do Porto, em 1625.

 

Fórum Cultural de Ermesinde

O fórum cultural de Ermesinde é um local de lazer e recreio. Alberga um parque infantil, uma pequena ilha com repucho, zonas pedonais e uma área ajardinada. Trata-se de uma infra-estrutura vocacionada para a apresentação de vário espectáculos culturais.

 

 

Sobrado

 

Área total: 22

Densidade Populacional: 304.2

População Residente: 6682

Edifícios: 1654

Núcleos familiares residentes: 1959

Actividades económicas: Fabrico de imobiliário, indústria têxtil e agricultura

 

 

Núcleo Rural de Nossa Senhora das Necessidades

No Núcleo Rural de Nossa Senhora das Necessidades estão diversas casas do séc. XVIII. Neste lugar encontra-se a capela da Nossa Senhora das Necessidades.

 

Igreja matriz

A igreja matriz de sobrado data da primeira metade do séc. XVII. Ao longo dos anos foi-lhe acrescentada a torre sineiras e os azulejos de revestimento exterior. Destaque para a imagem barroca.

     Bilblioteca Municipal de Valongo

 

Valongo

 

Área total: 21.8

Densidade Populacional: 859.1

População Residente: 18698

Edifícios: 3534

Núcleos familiares residentes: 5679

Actividades económicas: comércio

 

 

igreja matriz

a igreja matriz de Valongo é um templo de meados do  século XIX, de nave bastante espaçosa. A abóbada, cilíndrica e de tijolo, com quatro arcos de granito, é pintada em tons dourados. No altar-mor sobressai um painel de grandes dimensões, representando a Assunção da Virgem. Refira-se outros dois grandes painéis, figurando S. João e S. António.

 

Casa do Anjo

Classificado como imóvel de interesse público, a Casa do Anjo deve o seu nome à imagem de s. Miguel. Está inserida no nicho do andar nobre. Destaca-se a fachada adornada por molduras de contra-volutas e folheados volumosos que contornam as portas e as janelas.

 

Cruzeiro do Senhor do Padrão

Classificado como monumento nacional em 1910, o cruzeiro quinhentista é composto por uma colina monolítica de granito de nove metros de altura. Possui na base uma imagem de S. António em granito.

 

Alto de Sta. Justa

O Alto de Sta. Justa é o ponto culminante da serra de Valongo, a 376 metros de altitude. Dali pode-se desfrutar de um cenário panorâmico deslumbrante. No cimo encontra-se um santuário, destituído de valor arquitectónico. Em dias de boa visibilidade vê-se a serra do Arestal e do Montemuro, o Marão, o Gerês, a Cabreira e até o Buçaco e a serra de Arga. Por isso lhe chamam o miradouro dos sete distritos.

 

Parque Paleozóico

O Parque Paleozóico foi criado em 1998 de forma a preservar o ambiente e as espécies ameaçadas em extinção. Os visitantes podem contactar com distintos aspectos das ciências da terra através de circuitos interpretativos.

 

Gastronomia

A gastronomia de >Valongo passa pelos pratos de cabrito e vitela, assados no forno de lenha, arroz de cabidela com frango “pica-minhoca” e pelo cozida à portuguesa com os enchidos e fumados de origem. Destaque para a regueifa, o ex-libris de Valongo, e para os biscoitos, de fabrico artesanal.

 

  

  Vista panorâmica da Cidade de Valongo                      Largo do Túmulo

 

Home