ISABEL ALARCÃO                                                   

                                                                       

 CURRICULUM VITAE

 (resumido)

 

DADOS BIOGRÁFICOS

NOME: ISABEL ALARCÃO (Maria Isabel Lobo de Alarcão e Silva Tavares)

DATA E LUGAR DE NASCIMENTO: 1940.03. 09 - Coimbra

ESTADO CIVIL: Casada

LOCAL DE TRABALHO: Departamento de Educação - Universidade de Aveiro – 3810-193 Aveiro

SITUAÇÃO PROFISSIONAL: Professora Catedrática de Educação Aposentada

e-mail: ialarcao@ua.pt

 

Licenciada em Filologia Germânica, iniciou a sua actividade no ensino secundário em 1967 como professora eventual, tendo posteriormente realizado o estágio pedagógico no Liceu Normal D. João III, Coimbra, onde veio a desempenhar as funções de orientadora pedagógica nos estágios de formação inicial de professores. 

Após sete anos de leccionação no ensino secundário, foi convidada a integrar o projecto de lançamento dos cursos de formação de professores na Universidade de Aveiro e teve um papel de relevo na concepção do Centro Integrado de Formação de Professores da mesma Universidade, a cuja Comissão de Gestão veio a presidir entre 1986 a1988.

No Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa (DTE) contribuiu decisivamente para a afirmação científica da Didáctica das disciplinas. Tem-se dedicado ao estudo das questões teóricas e práticas da supervisão, tendo sido a primeira coordenadora do Mestrado em Supervisão.

Durante 8 anos exerceu o cargo de Vice-Reitora encarregada do pelouro científico e do da área de educação e formação. Neste âmbito liderou um processo de desenvolvimento curricular que abrangeu todos os cursos da Universidade de Aveiro (formação universitária e politécnica). Foi Reitora da Universidade de Aveiro de Julho de 2001 a Janeiro de 2002.

Aposentada desde 2005, continua a escrever, a exercer funções de avaliação e consultadoria e é frequentemente convidada para proferir conferências no país e no estrangeiro, nomeadamente no Brasil.

GRAUS ACADÉMICOS E CERTIFICADOS

1967 - Licenciatura em Filologia Germânica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

1969 - Curso de Ciências Pedagógicas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

1970 - Exame de Estado para o exercício da profissão de Professora do Ensino Liceal.

1975 - "Master of Education in Curriculum and Instruction" pela Universidade do Texas em Austin, E.U.A.

1981 - Ph.D. pela Universidade de Liverpool, Inglaterra, com equivalência pela Universidade de Aveiro.

1990 - Agregação no grupo/subgrupo 2 (Educação) na Universidade de Aveiro.

CARGOS DESEMPENHADOS E ACTIVIDADES

Os seus interesses de investigação e as áreas de leccionação são, fundamentalmente, a Didáctica de Línguas (Inglês) e a Supervisão.

Através de comunicações e publicação de livros e artigos, assim como da sua contribuição para a formação de pessoal docente das carreiras universitária e politécnica e participação em júris, tem contribuído para o desenvolvimento e a institucionalização destas duas novas áreas do saber na universidade portuguesa e, particularmente, na Universidade de Aveiro.

 

ORIENTAÇÕES DE TESES DE MESTRADO E DOUTORAMENTO E PARTICIPAÇÃO EM JÚRIS NAS ÁREAS DE:

CURSOS, SEMINÁRIOS, CONFERÊNCIAS E CONGRESSOS

TRABALHOS DE AVALIAÇÃO E CONSULTORIA

PUBLICAÇÕES MAIS RELEVANTES

1.- Aprender uma língua e aprender a ser professor

                                                                                                                                                        

ENGLISH VERSION

(shortened)

 

Present status: Professor of Education (retired)

Degrees:


Former activities: Director of the Integrated Center for Teacher Education. Vice-Rector at the University of Aveiro; Rector at the University of Aveiro.

Areas of interest: Supervision Teacher Education , Teaching Methodologies, Language Education.

Publications: Several books and chapters in books (some of them international) and articles in national and international journals

Editorial activities: editor of an educational series and member of journal editorial boards (e.g. Journal of Education for Teaching)

International Associations membership:

Selection of publications (only those in English):


 

CURRICULUM VITAE NARRATIVO

 

Isabel Alarcão, nascida a 9 de Março de 1940, em Coimbra, licenciou-se em Filologia Germânica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a classificação de 15 valores. Desde a Faculdade que os seus interesses se direccionaram para a docência, tendo recusado, ao licenciar-se, a oferta de um lugar de secretária, apesar de, à época, ser difícil conseguir um lugar como professora.

Após dois anos como professora eventual do ensino secundário, realizou o seu estágio pedagógico no Liceu Normal D. João III, em Coimbra e o Exame de Estado para habilitação profissional. Exerceu a docência no ensino secundário durante sete anos tendo, nos dois últimos anos, sido colaboradora directa do seu antigo metodólogo, Dr António Leitão de Figueiredo na qualidade de assistente de metodologia/orientadora de estágios.

Esta experiência despertou-a para a relevância da formação de professores, aspecto que aprofundou durante o Mestrado em Curriculum and Instruction que realizou na Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos da América, em 1974-75.

Ao regressar a Portugal, foi convidada para integrar o corpo docente da então jovem Universidade de Aveiro como equiparada a assistente, para leccionar nos cursos de formação de professores de Línguas, actividade que iniciou em 1976. A sua actuação mereceu-lhe o convite para integrar a Comissão que, na sequência de uma visita de peritos do Banco Mundial, teve por missão proceder aos estudos conducentes à criação do Centro Integrado de Formação de Professores (CIFOP) na Universidade de Aveiro. Dois anos mais tarde, rumou à Inglaterra para, na Universidade de Liverpool, realizar o seu doutoramento em Educação, grau que concluiu em 1981.

De novo em Portugal, tem desenvolvido intensa actividade pedagógica e científica em duas áreas que tem procurado interligar: didáctica e supervisão e no âmbito das quais tem pesquisado no sentido de encontrar respostas para o problema da relação entre a teoria aprendida e a sua mobilização na prática profissional. Conhecem-se-lhe as posições e os vários escritos, comunicações e conferências que a tornaram uma referência como conceptualizadora do papel das didácticas específicas na formação de professores como área integradora de saberes. Um destaque especial merece a conferência que proferiu, em 1989, no 2º Congresso de Didácticas e Metodologias de Ensino, intitulada: Didáctica curricular: fantasmas, sonhos, realidades e mais tarde retomada (IV Congresso realizado na Universidade de Évora, em 2001). Mas é também na área da Supervisão, primeiro de professores, e actualmente de outros profissionais e da escola como instituição, que o seu nome é conhecido no país e no estrangeiro. Em 1987 publicou, em colaboração com José Tavares, um livro pioneiro intitulado Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem, obra que conta com uma 2ª edição, revista e desenvolvida, publicada em 2003.Outros volumes sobre supervisão se lhe seguiram, como Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores, em 2008 )com M. do Céu Roldão) e Supervisão e colaboração, uma relação para o desenvolvimento, em 2013 (com  Bernardo Canha)

Baseia a sua concepção de aprendizagem na interacção que o aprendente (criança, adolescente  ou adulto) estabelece com o saber, com os outros e consigo próprio numa atitude de resolução de problemas, propiciadora de aprendizagem e desenvolvimento. Aliás, a trilogia Desenvolvimento, Aprendizagem, Supervisão tem constituído uma linha estruturante do seu pensamento. Outra trilogia, também ela estruturante, assenta na relação entre Investigação em Didáctica, Didáctica Curricular e Didáctica Profissional. E o mesmo se pode dizer de Investigação em Supervisão, Ensino de Supervisão e Exercício de Supervisão.

Introdutora, em Portugal, em 1991, do pensamento de D. Schön sobre a formação dos profissionais reflexivos, transferiu a noção de professor reflexivo para a de escola reflexiva, tema que tem abordado nos últimos escritos (vários títulos publicados em 2001).

A sua perspectiva de educação como intervenção, levou-a a dedicar grande parte da sua actividade à realização de acções de formação para professores, a ter uma presença regular na orientação de estágios e a atribuir uma atenção particular à docência das suas disciplinas principais ao nível da formação inicial e pós-graduada (Didáctica do Inglês, Didáctica do Alemão, Supervisão).

A ela se associa a criação do Mestrado em Ciências da Educação–especialidade de Didáctica de Inglês e do Mestrado em Supervisão, tendo sido coordenadora destes dois mestrados, na Universidade de Aveiro.Teve também uma influência determinante na extensão deste último mestrado à Universidade dos Açores.

Professora catedrática desde 1990, tem desempenhado cargos de gestão universitária de grande responsabilidade. Para além de ter tido um papel de relevo na criação do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, presidiu à 1ª Comissão Coordenadora do CIFOP e geriu esse importante Centro de Formação de Professores entre 1986 e 1988, altura em que tiveram início os primeiros bacharelatos em Educação de Infância e Professores do 1º Ciclo, ao tempo designados por Professores Primários. Três anos mais tarde assumiu a coordenação da componente de Prática Pedagógica destes bacharelatos e dinamizou a colaboração interinstitucional entre a Universidade e as escolas e infantários. Organizou também o Programa de Profissionalização em Serviço e a candidatura institucional, interdepartamental, ao Programa FOCO (Formação Contínua de Professores).  Em  1992 foi  eleita Vice-presidente do Conselho Científico e, no ano seguinte, Presidente deste mesmo orgão (a 1ª presidente mulher), lugar que abandonou ao ser convidada pelo Reitor Professor Doutor Júlio Pedrosa, para Vice-Reitora, cargo que exerceu entre 1994 e 2001. Em 2001, e na sequência da nomeação, para Ministro da Educação, do Professor Júlio Pedrosa, foi designada, pelo ainda Reitor, Reitora da Universidade de Aveiro (a 1ª mulher na reitoria da UA), cargo em que foi posteriormente ratificada pelo Senado por unanimidade e aclamação.

Durante a sua missão na Vice-reitoria, presidiu, na fase de arranque, aos Institutos de Investigação, de Formação Inicial e de Formação Pós-graduada. Teve a seu cargo os pelouros científicos e de formação graduada e pós-graduada. Iniciou, enquanto Vice-reitora com responsabilidades junto do Conselho Científico, o processo de criação de doutoramentos de base curricular e de cursos pós-graduados de formação especializada (curtos, médios e longos). Na qualidade de Vice-reitora para a Formação Inicial e Pós-graduada, desencadeou a ideia de frequência de disciplinas isoladas que, mais tarde, veio a ser aprovada pelo Senado e coordenou o importante processo de desenvolvimento curricular intitulado Repensar os currículos para o qual elaborou um guião orientador. Incentivou ainda a introdução do modelo de aprendizagem à base de projectos na ESTGA.

Por despacho da Reitora Maria Helena Nazaré, coordenou, uma Comissão Extraordinária para estruturar um Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias da Saúde.

Integra, desde a sua criação (1993), a Unidade de Investigação Didáctica e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores, unidade que ajudou a conceber e de que foi ainda a sua primeira Coordenadora. Aprovada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e com avaliações de “Excelente”, esta unidade é hoje designada por Centro.

Entre os projectos de investigação que tem desenvolvido, destacam-se os seguintes: O encorajamento do professor como factor de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos; análise psicológica e linguística do acto de leitura e suas aplicações didácticas; Eureca/DL (Ensino universitário, chave para a autonomia/Didáctica de Línguas). Este projecto, concebido em 1992 e envolvendo os docentes de Didáctica das Línguas do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, foi pioneiro pela abordagem de investigação-acção-formação que imprimiu, numa lógica de desenvolvimento profissional dos docentes universitários. Coordenou ainda na Universidade dois projetos de meta-análise de estudos sobre didactica de línguas. A nível nacional coordenou, a pedido do Conselho Nacional de Educação um estudo sobre "A educação das crianças dos 0-12 anos"

O facto de ter sido a primeira doutorada, com equivalência em Didáctica das Línguas em Portugal, trouxe, como consequência, que tem participado em inúmeros júris de provas de doutoramento e, de agregação e em concursos para professores associados e catedráticos não só nessa especialidade, mas nas áreas de Supervisão e Formação de Professores que lhe são afins.

Tem também tido uma intensa actividade na orientação de assistentes, sobretudo na UA, mas também em outras universidades e em Escolas Superiores de Educação, tendo orientado ou co-orientado 14 teses de doutoramento. No que se refere ao Ensino Superior Politécnico, integrou os Conselhos Científicos de duas Escolas, na sua fase de arranque.

Tem participado, apresentado comunicações e proferido conferências (convidadas) num grande número de reuniões científicas no país e no estrangeiro. De entre as suas publicações, destacam-se  12  livros, dois dos quais editados no Brasil, 40    capítulos de livros  (10 dos quais no estrangeiro), 50 artigos em revistas nacionais e internacionais, e mais de 40 em actas de congressos.

É membro do Conselho Editorial de revistas nacionais e estrangeiras e é co-directora da Colecção NovaCIDInE, editada pela Porto Editora.

Tem exercido funções de consultoria, com destaque para: FCG/FCT (edições), Fundação das Universidades (Comissão de avaliação externa dos cursos de Línguas e Literaturas), Ministério da Educação (Programas de Inglês), IIE (projectos). Tem igualmente actuado como referee de revistas nacionais e estrangeiras.

É e foi membro da American Educational Research Association, British Educational Research Association, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e Centro de Investigação, Difusão e Intervenção em Educação, entre outras.