Leiria


A cidade de Leiria, capital de distrito e sede da Região de Turismo da Rota do Sol, foi fundada por D. Afonso Henriques, após a tomada do Castelo aos mouros em 1135.

O seu desenvolvimento processou-se à sombra do monte vulcānico onde se ergue o Castelo, prolongando-se depois no rincão que se abre entre os dois rios: O Lis e o Lena.

Foi ocupada antes por vários povos, entre os quais se destacaram os romanos, tendo sido elevada por D. João III, a diocese em 22 de Maio de 1545 e a cidade em 13 de Junho do mesmo ano.

A urbe divide-se hoje em duas partes bem distintas: a cidade velha que, em muito, ainda respeita a sua traça medieval, e a nova já com seus edifícios e bairros moder-nos, que lhe conferem caracter de aglomerado urbano que vem acompanhando o progresso.

As suas igrejas, monumentos, estátuas, parques, jardins, largos, avenidas, ruas e ruelas, e o magnífico passeio na margem do Lis, fazem dela uma cidade fresca, leve e atraente, onde o visitante repousa e se sente bem.

Nó rodoviário de grande importāncia, nela encontra o turista para visitar, além do Castelo, um dos mais belos do País, a Sé Catedral, a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, o Convento de Santo Agostinho, a Igreja de S. Pedro, etc.

No Concelho, existem as Termas de Monte Real, as mais frequentadas do País, com situação geográfica privilegiada, constituindo magnífica estāncia de tratamento e repouso. Mais além, a extensa Praia do Pedrógão, com o seu dourado areal e magnífico Parque de Campismo. O turista que demanda Leiria encontrará nos seus arredores paisagens magníficas e terá ainda ao seu dispōr, um óptimos parque hoteleiro, o que também acontece em Monte Real.

No Concelho existem mercados e feiras, assim como festas e romarias, especialmente a partir do mês de Maio até Outubro. Em Maio realiza-se a Feira Anual.