Semântica
Algumas notas e definições

Introdução
Composicionalidade
Relações de significado
Denotação
Proposições

0.Introdução
1.Contrariamente a critérios semânticos anteriores (Kempson, Montague), o modelo semântico formal deve ser distinguido das outras ciências do significado, pelo uso intensivo que faz de uma linguagem formal de tipo lógico-matemático. A noção de composicionalidade por seu lado sugere que, do mesmo modo que as estruturas sintácticas bem formadas são geradas por regras formais, o significado é também regido por regras de composição. A composicionalidade permite a atribuição de significado a todos os constuintes bem formados de uma língua. Relativamente ao paralelismo das regras entre semântica e sintaxe (rule-to-rule hypothesis), postula-se que a cada regra de atribuição de significado deve corresponder uma regra sintáctica equivalente: as diferenças de significado são também diferenças de estrutura. Quanto às relações de significado, destaque-se os temas da implicação e da pressuposição, a importância semântica da anomalia e da ambiguidade, e a problemática da denotação.
2.A questão da relação entre as expressões linguísticas e as entidades que elas referem implica como resposta as noções de proposição e de valores de verdade. A proposição denota extensionalmente valores de verdade relativos a um contexto de enunciação &emdash; o que constitui um elemento central da lógica proposicional, para a qual o significado de uma proposição é calculado relativamente às suas condições de verdade. O cálculo proposicional, cuja sintaxe é composta por proposições, conectores lógicos e fórmulas, é uma linguagem que assume que o mundo pode ser representado por proposições que são falsas ou verdadeiras no mundo. A semântica formal, é pois baseada nas condições de verdade, na formalização da lógica proposicional, na teoria dos conjuntos e na definição de um modelo teórico reductível a regras recursivas.
3. O significado das frases não pode sempre ser reduzido às condições de verdade das proposições: domínios complementares, como a pragmática, devem contribuir para a construção do significado linguistico final. No entanto, embora se reconheça a importância do contexto na determinação do significado, assume-se em semântica formal que o significado da frase é fornecido em termos de condições de verdade, elas próprias ligadas ao conteúdo proposicional. Sendo este independente do contexto, o significado associado às condições de verdade pode também ser tratado independentemente, embora a interpretação de um enunciado necessite de informação contextual.
4.A análise formal do significado, baseada numa linguagem simbólica, implica a tradução das línguas naturais em lógica proposicional a partir de um modelo. Essa tradução é uma etapa intermédia entre a análise sintáctica e a interpretação semântica das condições de verdade. Para isso o modelo deve fornecer uma semântica explícita e uma sintaxe explícita composicionalmente ligadas. Os fragmentos de gramática elaborados consistem numa série de regras sintagmáticas acompanhadas de um léxico apropriado.
 

 
 

 Para continuar, introduza uma senha
Pour continuer, tapez un mot de passe
To keep reading, type a password
 
Login: cann
. Password:

URL:
 
Last modified: 21-Mar-00