Apresentação dos 2os Trabalhos Práticos
Introdução à Programação em Lógica (IPL)
Sessão aberta a todos os interessados
Delfim F. Marado Torres
Dias: 2/Junho das 10:30-12:30; 4/Junho das 9:00-12:30
1 Avaliação dos segundos trabalhos práticos
A nota final dos segundos trabalhos práticos terá em conta quatro factores:
- O Relatório que entregaram.
- A apresentação (ver secção ).
- O bom funcionamento dos programas sobre um conjunto de testes que prepararei para o
efeito e que vos serão disponibilizados no início de cada sessão de apresentação.
Esse conjunto de exemplos (testes) deverão ser executados no decorrer da vossa
apresentação.
- Outros aspectos. Nomeadamente: eficiência computacional dos algoritmos usados e
criatividade na abordagem aos problemas.
No caso de terem resolvido, dos 20 problemas propostos, mais do que 5, serão
considerados para a nota os 5 melhores.
2 Sobre a apresentação
propriamente dita
A apresentação deve constar de uma síntese sucinta do trabalhos realizados:
caracterização dos problemas, estratégias de resolução adoptadas, dificuldades
sentidas, resultados atingidos e por atingir.
As apresentações serão realizadas na Sala de Conferências (2o piso,
junto à reprografia) durante a próxima semana, no horário das aulas teóricas. Vamos
tentar começar em ponto (sem o quarto de hora académico). Será colocado à vossa
disposição um computador, ligado a um projector, a correr o Windows 95 e a última
versão do SWI-Prolog. Também terão acesso a um projector de acetatos.
Peço que tenham especial atenção aos seguintes pontos:
- Cada apresentação deve ter a duração de 10 minutos. O uso de mais tempo terá um
peso negativo na avaliação.
- Devem ser intervenientes, com o mesmo tempo, todos os elementos do grupo.
Para um bom funcionamento das apresentações, aconselho-vos:
- Que decidam o que é verdadeiramente importante dizer e o que é supérfluo. Dez
minutos, bem aproveitados, chegam e sobram.
- Decidam quem diz o quê. Não vale a pena repetirem-se.
- Se isso vos ajudar, façam 1 ou 2 acetatos onde sintetizem as principais ideias a
transmitir.
- Evitem momentos mortos, do género termos de esperar enquanto os exemplos são
introduzidos no computador. Os grupos são de dois elementos, por isso a introdução de
exemplos pode muito bem ser feita enquanto nós, espectadores, ouvimos o outro colega a
falar.
- Sincronizem-se. Enquanto um fala, em abstracto, sobre determinada característica, o
outro elemento pode mostrá-la, em simultâneo, a funcionar no computador.
Lembrem-se: preparar uma (boa) apresentação de 10 minutos requer mais esforço do que
preparar uma de meia hora.