Introdução à Programação em Lógica
DM da U.Aveiro
cursos de MAC - EM

Trabalho Prático num.o 1

1997

 
 
O trabalho deve ser executado em grupo,
e deve ser entreguea funcionar e acompanhado dum relatório
dentro de 2 semanas, dia 21 de Março.
*** A sua concretização é obrigatória para efeitos de avaliação ***
A nota práticaglobal entrará na nota final com um peso de 50%.
 

1  Objectivos e Organização

Este trabalho prático tem como principais objectivos:

Para o efeito, esta folha contém quatro enunciados, dos quais deverá resolver pelo menos um. Esses enunciados são, propositadamente, deixados relativamente vagos por forma a respeitar a capacidade imaginativa e de organização de cada grupo e, até, para nos permitir avaliar soluções diferentes de grupo para grupo.
Quanto ao relatório a elaborar, para entregar na altura da apresentação do trabalho, deve ser claro e sucinto e, além do respectivo enunciado e listagem do programa (apresentados em apêndice), deverá conter uma explicação dos predicados incluídos na BC, bem como exemplos de execução em que se mostrem os resultados produzidos para várias questões.

2  Enunciados

Questão 1 [casamentos] Constrúa uma BC em que se registem diversos dados sobre rapazes e raparigas -sua identificação (nome, idade, BI, contacto, ...), alguns atributos físicos (côr dos olhos, côr da pele/cabelos, altura, peso, ...) e alguns gostos relativos a actividades culturais e desportivas.
O seu programa lógico deverá ser capaz de encontrar os indivíduos compatíveis com um novo elemento. Por compatíveis entende-se, no mínimo, de sexos opostos e idades aproximadas que partilhem determinados gostos em comum, deixando-se ao critério de cada grupo a definição precisa desse conceito de concordância.

Questão 2 [mediateca] Constrúa uma BC em que se registem diversos dados sobre os vídeos, CD's, discos, cassetes, livros que alguém possui na sua mediateca. Além do tipo de obra, título e autores, a BC deve conter algumas características que permitam qualificar a obra -p.ex., estilo musical (folclore, clássico, ligeiro, orquestra, ...), tipo de filme ou de livro (policial, judicial, romance, descrição, ...), apreciação (calmo, agitado, suspense, cómico, irritante, ...).
O seu programa lógico deverá ser capaz de encontrar as obras do tipo pedido adequadas para uma dada situação -p.ex., jantar a dois, noite de festa, viagem, .... O critério de adequação e as situações previstas serão definidos por cada grupo.

Questão 3 [turismo] Constrúa uma BC em que se registem diversos dados sobre recursos portugueses para turismo de habitação e turismo rural -tipo do alojamento, nome, contacto, preço, localização, classificação (número de estrelas), etc. Além disso, a BC deve dispor também de algum informação geográfica de modo a poder saber a província em que se situa determinado recurso, a distância aproximada a Aveiro e o tipo de clima em cada estação do ano.
O seu programa lógico deverá ser capaz de encontrar os alojamentos do tipo pedido adequadas para uma dada situação -p.ex., fazer praia, praticar montanhismo, repousar, .... O critério de adequação e as situações previstas serão definidos por cada grupo.

Questão 4 [ensino de geometria] Constrúa uma BC que contenha informações sobre figuras planas e sólidos geométricos. Para além do nome, deverá saber-se quantos lados tem, o que o caracteriza, como se calcula a área, o perímetro, ou o volume, etc.
O seu programa lógico deverá servir para apoiar alunos do ensino secundário que estão a fazer a sua iniação à geometria, prestando-lhes diversos esclarecimentos quanto às várias formas geométricas, incluindo a capacidade de classificar uma forma dados alguns elementos descritivos. O tipo de apoio que o programa poderá prestar é deixado ao critério de cada grupo.