O trabalho deve ser executado em grupo, |
e deve ser entreguea funcionar e acompanhado dum relatório |
dentro de 2 semanas, dia 21 de Março. |
*** A sua concretização é obrigatória para efeitos de avaliação *** |
A nota práticaglobal entrará na nota final com um peso de 50%. |
Este trabalho prático tem como principais objectivos:
Para o efeito, esta folha contém quatro enunciados, dos quais deverá resolver pelo
menos um. Esses enunciados são, propositadamente, deixados relativamente vagos por
forma a respeitar a capacidade imaginativa e de organização de cada grupo e, até, para
nos permitir avaliar soluções diferentes de grupo para grupo.
Quanto ao relatório a elaborar, para entregar na altura da apresentação do
trabalho, deve ser claro e sucinto e, além do respectivo enunciado e listagem do
programa (apresentados em apêndice), deverá conter uma explicação dos predicados
incluídos na BC, bem como exemplos de execução em que se mostrem os resultados
produzidos para várias questões.
Questão 1 [casamentos] Constrúa uma BC em que se registem diversos
dados sobre rapazes e raparigas -sua identificação (nome, idade, BI,
contacto, ...), alguns atributos físicos (côr dos olhos, côr da pele/cabelos, altura,
peso, ...) e alguns gostos relativos a actividades culturais e desportivas.
O seu programa lógico deverá ser capaz de encontrar os indivíduos compatíveis
com um novo elemento. Por compatíveis entende-se, no mínimo, de sexos opostos e
idades aproximadas que partilhem determinados gostos em comum, deixando-se ao critério de
cada grupo a definição precisa desse conceito de concordância.
Questão 2 [mediateca] Constrúa uma BC em que se registem diversos
dados sobre os vídeos, CD's, discos, cassetes, livros que alguém possui na sua mediateca.
Além do tipo de obra, título e autores, a BC deve conter algumas características que
permitam qualificar a obra -p.ex., estilo musical (folclore, clássico, ligeiro,
orquestra, ...), tipo de filme ou de livro (policial, judicial, romance, descrição,
...), apreciação (calmo, agitado, suspense, cómico, irritante, ...).
O seu programa lógico deverá ser capaz de encontrar as obras do tipo pedido
adequadas para uma dada situação -p.ex., jantar a dois, noite de festa,
viagem, .... O critério de adequação e as situações previstas
serão definidos por cada grupo.
Questão 3 [turismo] Constrúa uma BC em que se registem diversos dados
sobre recursos portugueses para turismo de habitação e turismo rural
-tipo do alojamento, nome, contacto, preço, localização, classificação (número de
estrelas), etc. Além disso, a BC deve dispor também de algum informação geográfica de
modo a poder saber a província em que se situa determinado recurso, a distância
aproximada a Aveiro e o tipo de clima em cada estação do ano.
O seu programa lógico deverá ser capaz de encontrar os alojamentos do tipo pedido
adequadas para uma dada situação -p.ex., fazer praia, praticar
montanhismo, repousar, .... O critério de adequação e as
situações previstas serão definidos por cada grupo.
Questão 4 [ensino de geometria] Constrúa uma BC que contenha
informações sobre figuras planas e sólidos geométricos. Para além do nome,
deverá saber-se quantos lados tem, o que o caracteriza, como se calcula a área, o
perímetro, ou o volume, etc.
O seu programa lógico deverá servir para apoiar alunos do ensino secundário que estão
a fazer a sua iniação à geometria, prestando-lhes diversos esclarecimentos quanto às
várias formas geométricas, incluindo a capacidade de classificar uma forma dados alguns
elementos descritivos. O tipo de apoio que o programa poderá prestar é deixado ao
critério de cada grupo.