
A Universidade de Aveiro (UA) é uma instituição pública que tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, investigação e cooperação com a sociedade. Criada em 1973, rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país.
Frequentada por quase 11 mil alunos de formação inicial, a Universidade de Aveiro oferece um vasto leque de cursos de graduação, em áreas tão diversas como as engenharias, as ciências e as tecnologias, a saúde, a economia, a gestão, a contabilidade e o planeamento, as artes, as humanidades e a educação. Além do ensino superior universitário, composto por 41 licenciaturas da responsabilidade dos seus departamentos e secções autónomas, a UA ministra ainda 17 cursos do ensino superior politécnico na Escola Superior Aveiro Norte, na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda e no Instituto Superior de Contabilidade e Administração.
Excelentes condições de estudo e de trabalho, um corpo docente altamente qualificado e um ensino marcado por uma forte componente prática e experimental proporcionam aos alunos formados na UA uma óptima receptividade por parte dos empregadores. Além disso, o facto de muitos cursos integrarem no seu plano curricular um estágio ou projecto em contexto laboral faz com que muitos alunos consigam colocação logo após a conclusão do curso ou até mesmo antes de o concluírem.
Aos alunos de formação inicial juntam-se mais de 1600 que frequentam os diversos programas de pós-graduação da UA, repartidos entre cursos de formação especializada (pós-graduações que não conferem grau), mestrados e doutoramentos, nas mais diversas áreas do saber.
O conjunto da formação pós-graduada oferecida pela UA é amplo e dirigido a um público diversificado: recém-licenciados com interesse em prosseguir uma carreira científica ou docente ou procurando uma formação mais dirigida antes de entrarem no mercado de trabalho; quadros superiores de empresas e outras instituições que pretendem aprofundar ou actualizar os seus conhecimentos através de programas de formação avançada; investigadores interessados em desenvolver projectos especializados nas áreas científicas desenvolvidas nas unidades de investigação da UA; docentes tendo em vista uma especialização ou a progressão na carreira; ou pessoas simplesmente empenhadas na sua valorização pessoal e profissional e, ao mesmo tempo, em contribuir para o avanço do conhecimento.
O ano lectivo 2002/2003 marcou o início do Programa Aveiro-Norte, o programa de ensino e formação tecnológica e profissional da UA, especialmente dirigido a diversos concelhos do norte do distrito de Aveiro. Desde então, não só o Programa de Formação Pós-Secundária da Universidade de Aveiro se estendeu a outros concelhos, como aumentou o leque de Cursos de Especialização Tecnológica (CETs) oferecidos. Os CETs são cursos de formação pós-secundária, não superior, que têm como objectivo promover um percurso formativo que permita a obtenção de qualificação profissional.
À qualidade do seu ensino, a Universidade de Aveiro alia uma investigação de excelência e uma intensa cooperação com o mundo empresarial. A UA dispõe de 18 Unidades de Investigação e Laboratórios Associados, que usufruem dos meios laboratoriais, informáticos e bibliográficos que permitem a criação e desenvolvimento de conhecimento científico, tecnológico e artístico de excelência.
A cooperação e intercâmbio nacional e internacional têm sido uma aposta da Universidade de Aveiro, concretizada através da participação nos numerosos programas de Educação, Ciência e Tecnologia da Comissão Europeia e de outros programas, e ainda através do estabelecimento de vários acordos e protocolos. A cooperação com a sociedade é reforçada pela intervenção da Universidade na promoção de transferência de conhecimento, tecnologia e inovação, na dinamização de programas de formação contínua, no incentivo à difusão cultural e artística de iniciativas de âmbito local, regional ou nacional.
Pela sua vocação para a ligação do ensino e da investigação com o meio empresarial e com a comunidade em geral, a Universidade de Aveiro ocupa um papel de destaque no progresso científico, tecnológico e artístico.
Empenhada em não perder o comboio do desenvolvimento (social, tecnológico e científico), a Universidade de Aveiro posicionou-se desde cedo na linha da frente da inovação. Não só criando cursos em áreas cientifica e tecnologicamente avançadas e dotando-se de modernas infra-estruturas e sofisticados equipamentos, mas também apostando na formação e contratação de docentes e investigadores de créditos firmados, no desenvolvimento de projectos de investigação de vanguarda e num relacionamento muito próximo com o mundo empresarial.
Hoje a UA é um parceiro privilegiado de muitas empresas, às quais presta serviços e fornece know-how e mão-de-obra altamente qualificada, e com as quais desenvolve inúmeros projectos de investigação e desenvolvimento de novos produtos. A excelência da investigação é, aliás, uma marca distintiva desta casa, como atesta o facto de 70% das suas unidades de investigação terem sido classificadas com muito bom e excelente em avaliações externas recentes.
Não é, pois, de estranhar que a Universidade de Aveiro seja a única universidade portuguesa a fazer parte do ECIU – European Consortium of Innovative Universities, um consórcio que reúne algumas das mais inovadoras e empreendedoras universidades europeias.
Os exemplos do carácter inovador da UA não são de agora. Nos anos 80, investigadores da UA desenvolveram os primeiros estudos de construção de um forno microondas para a multinacional TEKA. Desde então a UA tem continuado a apostar em projectos de investigação e desenvolvimento em áreas de grande impacto científico, tecnológico e socioeconómico, como a robótica e a inteligência artificial, a telemedicina, os telemóveis de 4.ª geração, a genética, a protecção ambiental e o ordenamento do território, o desenvolvimento de novos materiais e o ensino à distância, para referir apenas alguns exemplos.
Com excepção da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, de algumas residências dispersas pela cidade de Aveiro e das instalações ao serviço do Programa Aveiro-Norte, a Universidade de Aveiro concentra-se no Campus Universitário de Santiago, uma vasta área situada entre a zona lagunar das salinas e o movimentado centro da cidade.
O campus é uma mini-cidade, com os seus espaços naturais e os cerca de 40 edifícios que o compõem: edifícios de ensino e de investigação, edifícios de apoio administrativo e técnico, residências, cantinas, bares e restaurantes, pista de atletismo, pavilhão polidesportivo, lavandarias, correios, banco, loja da Universidade, bibliotecas, livrarias, centro de cópias, salas para espectáculos e conferências, galerias para exposições, jardim infantil e creche.
Ao contrário do que sucede com outras universidades, aqui encontram-se reunidas num único espaço todas as infra-estruturas de estudo, de investigação, de apoio, culturais, desportivas e de lazer, oferecendo condições únicas a todos quantos fazem parte da comunidade académica.
Com edifícios projectados pelos melhores arquitectos portugueses, o Campus Universitário de Santiago é uma sala de exposições da moderna arquitectura portuguesa, visitada todos os anos por milhares de arquitectos e estudantes de arquitectura de todo o mundo.