> Discografia <

 

 

 

 

 

 

 

U23

Gravaram então uma demo e McGuiness dedicou-se a mostrá-la a todas as companhias discográficas da Irlanda. Todas mostraram desinteresse, menos a CBS Ireland, que lhes permitiu gravar o Ep/Single U23 , produzido por Chas de Whalley, e que tinha apenas 3 musicas "Out of Control", "Stories for Boys" e "Boy/Girl", editado em Setembro de 1978 numa edição limitada de 1000 copias.
No entanto , ao sucesso na Irlanda não correspondeu o sucesso no Reino Unido e os primeiros concertos em Londres foram autênticos fiascos comerciais . No Hope and Andor ( um bar no Norte de Londres) deram o seu 1º concerto memorável, mas apenas 9!!!!!! pessoas assistiram. Mas a fama na Irlanda , não parava de crescer, tendo ganho nesse ano 5 categorias dos Hot Press Reader Pool. Ganharam então um fã especial, o publicista da Island, Rob Partridge , que convenceu o A&R da editora (na altura Bill Stewart) a ver um concerto deles e que então lhes viria a oferecer um contracto de 4 álbuns . E curioso como tudo o que os U2 conquistaram foi com base nos seus concertos . O conhecimento das pessoas, o seu manager, o contracto discográfico foram frutos das excelentes actuações que conseguiram.
Editam então o 1º single pela Island , "11 O' Clock Tick Tock", que foi o resultado da colaboração dos U2 e o produtor Martin Hammet ( que já tinha produzido os Joy Division). Depois de saírem dos Dublin Windmill Lane Studios, os U2 começaram uma nova tournee pelo Reino Unido e começaram a destacar pela sonoridade e pela comunicação com a audiência.

Boy


Martin Hammet aceita então produzir o primeiro álbum da banda, mas devido ao suicídio de Ian Curtis dos Joy Division, nunca chega a fazê-lo, resultando desse episódio "A Day Without me". Gravaram então Boy com a colaboração de Steve Lillywhite (produzira os Siouxsie and the Banshess e os Ultravox), e para a capa escolheram uma foto de Peter Rowen, um jovem irmão de um dos elementos dos Virgin Prunnes. Boy saiu em 1980 e partem pela primeira vez para a América, numa digressão pela costa leste no período de 5 a 13 de Dezembro. O 1o concerto foi no lendário Ritz para 2200 pessoas. Nesse espectáculo estava Frank Barsalona ( presidente da organizadora, a mais importante da altura, a Premier Talent). No entanto a digressão seria marcada pelo assassínio de John Lennon, na altura um dos guias espirituais da banda. Boy sai nos EUA, em Janeiro de 1981, mas com receio de polemicas devido a capa do álbum ,trocaram a foto de Peter por uma foto da banda. Dois meses mais tarde, começam a grande digressão pelos EUA, desta vez com a duração de 3 meses, que lhes permitiria a gravação do material de Fire, o novo single da banda. Dessa época, guarda-se uma historia curiosa. Bono tinha as anotações e as letras do próximo álbum guardadas numa mala, mas desapareceram. Nunca se soube se foram 2 raparigas que ele tinha levado para o quarto do hotel ou se simplesmente perderam-se.

October - 35ª posição no Reino Unido
O nascimento de October foi difícil. Todos os elementos da banda a excepção de Adam, envolveram-se numa seita religiosa de nome Shalom, e apareceram os primeiros rumores de separação da banda, devido as incompatibilidade que resultavam entre a religião e o Rock N' Roll. Depois de superada a crise, estiveram juntos com Steve Lillywhite durante 3 semanas a gravar o álbum. Nasce então o álbum que lhes permitiu atingir os tops ingleses pela primeira vez. Atingiram um modesto 35º lugar, mas era já um bom prenuncio do que o futuro podia reservar. Voltam a fazer uma digressão pelos Estados Unidos e as actuações em muitos festivais na Europa faz-lhes aumentar consideravelmente a legião de fans.
Em Agosto de 1982, Bono casa com Ali(a sua actual mulher) e resolve os problemas com a seita religiosa, mas The Edge continuava com problemas, chegando a pisar a linha de ruptura com a banda, mas um período de reflexão fê-lo escolher a banda também. Começam então a gravar no Windmill Lane Studio, um novo álbum, que iria ser muito influenciado pelos vários conflitos que haviam no planeta e os próprios conflitos entre a banda.

O terceiro album


Os U2 e Steve Lillywhile decidiram que a sua colaboração devia acabar e juntos começariam a procurar outras pessoas para os produzir. Chris Thomas e Sandy Pearlman foram ideias, mas seria Steve que os iria guiar mais uma vez. O primeiro single desse álbum, New Years Day, permite-lhes atingir pela primeira vez o Top 10. Sai então War, que na capa voltou a trazer uma foto do rapaz de Boy, mas longe da inocência de ha três anos. Foi um sucesso tremendo e rapidamente atingiu o primeiro lugar em Inglaterra. Editam em single Sunday Bloody Sunday , a sua musica mais mediatica. pois referia-se a difícil situação da Irlanda. Com Sunday Bloody Sunday como hino e com a mensagem de paz ás costas, e não de violência como muitos queriam que fosse, começam outra digressão pela Europa , que esgotou logo a partida. Mais tarde nos Estados Unidos voltou a acontecer a mesma coisa.
Nasce então a ideia de gravar um concerto, para explorarem a cada vez mais lucrativa ideia do vídeo. Paul McGuiness, escolhe Red Rocks (perto de Denver) , e com o apoio da Island, começam a preparar o espectáculo. Devido ao mau tempo, tiveram para cancelar o concerto, mas a persistência de McGuiness, fez com que 8000 pessoas aparecessem lá para fazer historia. Do concerto, sai Under A Blood Red Sky. Só que desse dia apenas pertenciam duas musicas , Gloria e Party Girl, sendo as restantes de um show na Alemanha e outro de Boston . Apesar de Steve Lillywhite ser um dos grandes responsáveis pelo concerto, foi Jimmy Iovine que ficou com os créditos da produção.
Chegava ao fim, o que se chama a primeira fase dos U2, a sua fase rebelde.
Renascer em Berlim...
No fim do Verão de 90, rumam a Berlim para gravarem o grande álbum. A queda do muro de Berlim e toda a unificação da Europa serviram para inspirar os rapazes, que chegaram a cidade no inicio de Outubro a tempo das comemorações do dias da Liberdade e da Reunificação. O Hansa's By the Wall Studio que ja tinha acolhido David Bowie, Iggy Pop , Nick Cave entre outros , passara a ser a nova casa. Foi o desbravar de um caminho , ajudado por Daniel Lanois, B. Eno e Flood, na incerteza do que sairia mas na certeza do que não iria sair.
Acabam o album a semelhança de U. Fire numa mansão da Irlanda. Durante isso, Edge separa-se da sua esposa Aislinn (vindo-se a juntar a bailarina de M.Ways, da qual teve um filho recentemente), o que influenciou em muito Bono na escrita das novas musicas, como One.

O album esteve para se chamar Adam, como que homenageando o elemento do grupo ue mais se esforcou para o sucesso da banda, mas o nome ficaria a dever-se ao engenheiro de som, que usava a palavra Achtung Baby constatemente durante as gravações. Numa tradução simples , significa Cuidado Querido .
The Fly sai em Outubro de 1991 e deixa a expectativa no álbum muito elevada. O poder das mensagens e o ritmo alucinante, deixavam antever que o que os U2 faziam já não era só musica, tinha que ser algo mais...
Zoo Tv Tour
Com o nascimento do álbum, nasce a mais revolucionaria tournne ate hoje efectuada. A Zoo TV World Tour. Com base na televisão e na importando que as pessoas lhe davam, os u2 lançaram-se para o mundo, prontos a deixá-lo cheio de duvidas e totalmente de rastos. A juntar aos ecrãs, aos trabants, e a musica alucinante, Bono encarnava a personagem "Fly"(baseada baseado em roupas de cabedal e uns óculos aberrantes para a altura) entercalada com The Mirrorball Man, uma sátira aos pregador maníacos das tvs americanas.

Zoo Station abriu a tournee em Fevereiro 1992 nos Estados Unidos como que marcando o reatamento de relacoes da banda com esse pais, continuou na Europa e voltou aos E. Unidos para finalizar a primeira fase da ZOOTV. O espectáculo era arrebatador,as constantes utilizacoes as televisoes, a interectividade espelhada no zapping que bono fazia pelos canais nacionais de televisao, o zoo confessionario onde os fas deixavam mensagens que mais tarde eram difundiadas por todo o estadio numa das pausas do concerto . Tudo isto culminava nas chamadas que Bono fazia para varias partes do Mundo. Telefonou para a Casa Branca para falar com George Bush ( um rap seu abria os concertos), para uma loja de pizas, para John Major entre outras .
Bono solidifica o estatuto de Rock Star ao aparecer na capa da revista Vogue, uma publicação feminina, tornando-se no primeiro homem a fazê-lo nos 25 anos de existência da revista. Terminaram a digressão no fim de 1992, mas no verão tiveram que voltar a tocar mais uns espectáculos na Europa, tamanha era a solicitação para espectaculos. Tinham em projecto gravar um Ep, mas mal começaram a gravar apareceram 12 canções o que os faria anunciar um novo álbum, que iria ainda demorar.
Zooropa - A tournee que virou album!
Tinham ainda que fazer a Zooropa Tour. Teve inicio em 9 de Maio em Roterdão e desta vez, estava muito mais audaz que a anterior. Os U2 e os EBN (emergency Broadcast Network) desenvolveram um espectáculo que conquistou a Europa. A base era a mesma do que a da ZooTv Tour mas agora muito mais refenada pela experiencia dos muitos concertos anteriores. The Mirror Ball encarnado na anterior tournee passou para MacPhisto, uma espécie de diabrete na Terra, que fazia as despesas do concerto na sua ultima parte, onde como que mistrava uma especie de sermao ao publico presente.

Como homenagem a tournee, que passou em Portugal em 17 de Maio de 1993 ;arrasando por completo o pais que afluiu em massa para o estadio de Alvalade; editam Zooropa, o tal EP que se viria a transformar num LP.
Um álbum a que muitos chamam experimental, na linha de Achtung Baby, onde Edge arrasava não só com a sua guitarra, mas também com a sua voz. Numb, o primeiro single, era cantado por ele. Mas canções, como Zooropa, Lemon e Stay deixaram tembem grandes marcas nos fas de U2.
O dia negativamente historico
Encerram a tournee mundial com uma serie de espectaculos no Japao e na Australia , onde pela primeira vez um membro da banda nao actuou. Foi Adam Clayton, que devido a uma subita doença( seria???) nao tocou ,sendo substituido pelo seu tecnico auxiliar.
Poucos meses depois, retiram-se para um repouso demorado, mas noa deixaram de ser noticia. Renegociaram, o contracto com a Island por 195 milhões de Dólares e Adam Clayton continuara na ribalta devido a um namoro com a modelo Naomi Campbell.
O cinema como alvo
Nos meses seguintes, entraram numa espécie de carreira a distancia, editando Hold Me, Thrill Me ,Kiss Me, Kill Me que pertenceria a banda sonora de Batman ( o clip, mostra um duelo entre Mcphisto e Batman) ,

Passengers, uma colaboração com Eno ,onde não se sabe quem e o mais importante, se a banda se o produtor , acompanhados entre outros por Howie B. e Pavarroti. Com Pavarotti, editam outro sucesso mundial , Miss Sarajevo que era uma homenagem ao povo martirizado da Bosnia.
Passengers, era um acompanhamento musical para filmes imaginários que deixou Larry Mullen Jr. muito aborrecido com a banda, pois a sua participação no projecto era mínima, e a sua vontade de tocar não o deixava em paz de espirito, mas os restantes elementos da banda como que querendo homenagear B. Eno obrigaram-no a participar no projecto.
Depois Larry e Adam , colaboram juntos no single Mission:Impossible onde tocavam a musica do genérico da adaptação da serie ao cinema. O sucesso foi enorme, tendo atingido o topo no top inglês.
Voltaram a juntar-se para a gravação de um novo álbum... as pressões para que se reinventassem eram muitas e a banda teve muitos problemas a acabar o álbum. Adiaram sistematicamente o lançamento do álbum,ate que finalmente Marco de 97 estourou POP!!!!!

Depois do que se tinha passado com as outras fases dos U2, onde cada qual ficara representada por 2 álbuns (excepto a de "fase rebelde" ) e um registo ao vivo, os fas tinham chegado a conclusão que a fase ZOOTV tinha acabado e que algo de novo teria que nascer.
As discussões na Internet eram muitas, muita gente reclamava um novo perÍodo e talvez essa mensagem tenha de alguma maneira chegado a banda que poderá ter sentido o peso de tamanha responsabilidade.


Pop

Uma coisa é certa, a banda partiu para a gravação do novo álbum em 1996 , sem a ajuda do seu mentor (Brian Eno) para a criação do novo som. Decidiram-se ligar a um DJ escocÊs, Howie B; que na altura estava bastante ligado a musica de dança. Entram para o estúdio e desde logo começam a aparecer os primeiros boatos. Cedo apareceu o rumor que a banda estrava com uma crise de criatividade, que não conseguiam produzir nada. E talvez para decidir acabar com todos esses problemas, a banda decidiu fazer uma coisa inédita, que foi colocar uma câmara in-line com o estúdio, onde mostrava a evolução do trabalho ao longo dos dias.

Boatos


Muitos outros boatos apareceram , mas o que mais se terá destacado seria o de que a banda não estava sistematicamente contente com o que gravavam e varias vezes deitaram fora o que já tinham feito. Os prazos de entrega do disco à editora eram sucessivamente alterados: do verão de 96, para Outubro de 96, Natal de 96 para finalmente ser apresentado e lançado ao publico no já distante dia de 03.03.97.
Antes disso tinha sido lançado Discotheque, que serviu de promoção ao álbum. Era uma musica muito diferente do que se estava habituado a ouvir da banda , mas com um ritmo e uma sonoridade contagiante. Fica também ligado ao primeiro grande caso do mundo cybernauta, porque meses antes um jovem húngaro conseguira umas secções de Discotheque e de Wake Up Dead Man, digitalizaria e distribuiria por toda a comunidade, facto esse que veio publicado praticamente em toda a imprensa dedicada a musica e que daria uma fama inesperada ao jovem.
O segundo caso, dá-se umas semanas depois , quando um desconhecido lança para a Wire um endereço de uma pagina Web, que viria a conter cerca de 50 fotos que se viriam a descobrir pertencer a um vÍdeo promocional e inclusive a capa do single. Nunca ninguém soube quem seria a pessoa. é claro que começaram a dizer que seria The Edge, mas ao certo nunca ninguém soube.

Nova sonoridade (?)


Sai o álbum ,e o espanto é grande entre os observadores mais atentos da banda. Por um lado novas faixas como Mofo, ( a entrar por uma zona mais associada aos Prodigy), Staring At The Sun, Playboy Mansion, Please ( o segundo Sunday Bloody Sunday),etc. Mas o mais curioso seria o recurso a duas musicas do tempo de Zooropa : Wake Up Dead Man e If You Wear That Velvet Dress. Mais tarde outro episódio curioso, com o descobrimento do aparecimento das palavras Wake e Dress nas capa de Zooropa ( E só necessário olhar um pouco para a capa , e por de baixo da estrela mais alta aparece Wake, e por cima da mais baixa a palavra Dress ... Curioso, não e??).
A Melhor tournee de Sempre - PopMart Tour!!!!
Como seria obvio,teriam que se lançar para uma tournee....
Seria uma segunda versão de ZOOTV, um regressar as origens?
Felizmente não foi nada disso... foi uma coisa inesperada.. Com um show de se tirar o chapéu, e bastante apoiado pelo ecrã gigante que só não maravilhou quem não o viu, os U2 arrasaram por onde passaram. Estranhamente começam a tournee novamente nos Estados Unidos, que mais uma vez não lhe prestaram todo o tributo possÍvel, deixando que alguns dos show não esgotassem e alguns mesmo estivessem a menos de 50 %.
Mais uma vez, seria a Europa a compreender todo o esplendor, e a esgotar sucessivamente todos os shows. Para a historia fica mais um concerto em Alvalade e o maravilhoso concerto em Sarajevo, transmitido para todo o mundo via radio.

Retornam novamente à América para uma segunda tournee, e quando se esperava que podessem voltar a fazer mais umas datas na Europa , a banda recusa tal. Mais uma vez, um desprezo autentico pelos verdadeiros reconhecedores da sua obra. Dedicam-se ainda a tocar em sÍtios que nunca tinham feito como o Brasil, Peru,Argentina e África do Sul, conseguindo finalmente o titulo de tocarem em todos os continentes. Acabado a digressão, voltam a parar,sem aviso de retorno.

Greatest Hits


Durante o verão de 97, recomeçam a surgir rumores de uma nova renegociação do contracto com a Polygram, coisa nunca reconhecida oficialmente, até ao anuncio de um pacote de 3 álbuns de memórias a serem editados faseadamente. O primeiro deles e uma retrospectiva da época 80-90, não se sabendo ao que é que os outros dois estarão destinados? Fica a pergunta, para quem a souber responder...
A discussão como é obvio apareceu logo! Qual será o significado destes Best Of's?? Será apenas o lucro fácil, a possibilidade de conquistar novos fas com coisas já velhas, ou será simplesmente o reconhecer que a época de criação já acabou e quiça que o fim da banda estará para breve? Sinceramente não sabemos...

Vamos a ver se ainda haverá capitulo 5 da nossa historia, ou se a saga fica por aqui???


 

 

 

 

.