Vamos construir um webquest no FrontPage:

Grupo 1 -           P/I Webquest,      João, Rita, Sara e Vera
 

Introdução:

Bem-vindos a este Webquest, de seguida vão poder participar na construção de um Webquest em FrontPage, uma vez que mais importante do que saber o que é um WebQuest, de onde vem, como foi criado, quais os seus suportes teóricos, pretende-se que saibam criar os vossos próprios webquests para apresentação em sala de aula.

Mas porquê usar o FrontPage:

       Como alternativa ao FrontPage existem muitos outros programas de software, pertencentes ao Windows ou a outros sistemas operativos, em que se podem construir páginas web. Uma outra alternativa é também a construção de páginas Word, que depois se guardam no formato html, passando a funcionar, quando em rede, como páginas de internet.

       Contudo, o FrontPage é o programa que aqui se escolheu apresentar, sem que isso signifique que este é o melhor programa. Atente-se na seguinte tabela onde são apresentadas algumas vantagens e desvantagens da utilização do FrontPage para a construção de páginas web, em específico, para a construção de Webquests:

Vantagens Desvantagens
-mais dinâmico -nem todas as pessoas o sabem usar
-mais interactivo -podem surgir problemas com links que podem prejudicar o trabalho
-boas orientações do software -necessidade de ter um espaço na rede para disponibilizar o trabalho online
-permite a adição de imagens de fundo interactivas, assim como animações de imagens, letras, etc. -o uso de muitas imagens ou animações pode tornar o acesso à página muito lento, caso não se saiba como trabalhar as imagens para ocupar pouco espaço.
-permite uma abordagem hipermédia (de exploração não linear, pelo uso dos links), o que vai de encontro aos pressupostos cognitivistas e construtuvistas de contrução de conhecimento, também na base dos Webquests. -Existem teorias que não concordam com uma exploração não linear para construção do conhecimento, porque, afirmam, isto prejudica esse processo - estas teorias opõem-se ao cognitivismo.

 

E agora, passemos, por exemplo, à tarefa que aqui se vos propõe:

 

Webquest

Introdução

Tarefa

Fontes de Informação

Processo

Recursos

Conclusão