CONSTRUIR UM WEB SITE

Um Web site é um conjunto de páginas de informação interligadas entre si através de links.

        Estrutura

 

Caixa de texto: EXERCÍCIOS
 
Um
Dois
Três
Caixa de texto: Conteúdo do exercício um
Caixa de texto: Conteúdo do exercício dois
 
Caixa de texto: Conteúdo do exercício um
 
Caixa de texto: um.htm
Caixa de texto: index.htm
 
Caixa de texto: tres.htm
Caixa de texto: dois.htm
Caixa de texto: WEBSITEEXERCICIOS
Caixa de texto: Home Page
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


        Frontpage

Se não tiveres o FrontPage instalado, deverás fazê-lo antes de começares este tutorial.

Para começar o Microsoft FrontPage

 

 

 

 

Botão Iniciar

 

 

 

  • Na barra de tarefas do Windows Clique em Iniciar, aponte para Programas, e clique em Microsoft FrontPage.

O FronPage abre e aparece uma página em branco pronta para ser editada.

 

 

        Criar um novo web site

 

Nota: Na caixa de texto “Specify the location of the new web:” coloque a localização seguinte:

\\srv_esfrl\utilprofs\<seu login>\websiteexercicios, depois clique em OK.

        Adicionar novas páginas ao web site

Criar a Home page

 

 

 

 

 

Editar o conteúdo da Home Page

Gravar a Home Page

 

 

Clique no botão Change para definir o título da página

 

Clique em OK

 

A Home Page deve ser gravada com o nome index

 

Clique em Save

 

Adicionar a página para o exercício um

 

 

Editar o conteúdo do exercício um

Gravar a página do exercício um

 

 

 

 

 

 

 

 

FRepita o processo para as páginas relativas aos exercícios dois e três.

        Criar Hiperligações

hiperligação

Texto colorido e sublinhado ou uma imagem sobre a qual é possível fazer clique para ir para um ficheiro, para uma localização num ficheiro, para uma página de HTML na World Wide Web ou para uma página de HTML numa intranet..

Criar uma hiperligação para a página um.htm.

Seleccione a palavra Um, depois na barra de ferramentas clique na ferramenta de Hiperligação

 

 

Seleccione o ficheiro um.htm e clique em OK

 

 

F A palavra um fica a sublinhado, porque passou a ser uma hiperligação.

 

 

FRepita o processo para criar hiperligações para as páginas dois.htm e tres.htm.

 


Abra o site WEBSITEEXERCIOS

 

 

 

Na caixa de combinação Look in: escola a pasta que está associada ao site WEBSITEEXERCICIOS.

Clique em Open

 

 

 

 

 

 

 

Na página index.htm, substitua as hiperligações de texto, por hiperligações com botões .

Elimine o texto Um

Siga as instruções abaixo indicadas para inserir um botão que vai  estabelecer uma hiperligação com a página um.htm.

 

Na caixa de texto Button text escreva o texto que deve aparecer no botão (Um).

Para estabelecer o link com a página um.htm clique no botão Browse.

 

 

Clique na página um.htm

Clique em Ok

 

 

Clique em Ok

 

 

FRepita o processo para inserir os botões   Dois  e   Três   .

 

                           

 

Insira uma página nova.

File à New à Page

 

 

Clique em OK

 

 

 

                               

 

                                   

 

                              

 

 

Clique no botão New Page

                           

 

 

                           

 

 

Grave a página new_page_1.htm com o nome topo.htm e título Topo

File à Save

 

                           

 

 

Clique no botão New Page

                         

 

 

 

Grave a página new_page_1.htm com o nome principal.htm e título Principal

File à Save

                           

 

( Inicie explorado do windows e copie a imagem banner da pasta utilprofs\comum para a pasta utilprofs\<seu login>\websiteexercicios\Images)

 

Coloque o cursor na Frame topo

 

                           

            

 

Insira a imagem banner

 

                                                               

 

 

                                   

 

 

Clique na Lupa

 

                           

 

 

 

 

DEFINIR A COR BRANCA PARA TRANSPARENTE

 

Seleccione a imagem

Clique na ferramenta de transparências

Clique em cima da parte branca da imagem.

 

                         

 

 

                         

DEFINIR A COR BRANCA PARA TRANSPARENTE

 

 

Seleccione a imagem

Clique na ferramenta de transparências

 

 

 

Clique em OK

a
No Word2000 elabore um documento tal como  fazia até aqui quando queria elaborar um teste. Depois de redigido o documento deve gravá-lo na pasta que criou e como página Web.

Para acrescentar novas páginas ao seu site crie novos documentos e grave-os tal como indicado no parágrafo anterior.

O próximo passo é criar links entre as várias páginas criadas, de forma a facilitar a consulta do seu Web Site.

        Criar uma página para a Web a partir de um assistente ou de um modelo

  1. No menu Ficheiro, faça clique sobre Novo.

2.      Efectue uma das seguintes operações:

No separador Geral, faça clique sobre Páginas da Web para abrir uma página da Web em branco.

No separador Páginas da Web, faça clique sobre o modelo no qual pretende basear a página Web.

        Guardar um documento do Word como página Web

  1. No menu Ficheiro, faça clique sobre Guardar como página Web.
  2. Se pretender guardar o documento numa pasta diferente, localize e abra a pasta.
  3. Na caixa Nome do ficheiro, escreva um nome para o documento.

Pode utilizar nomes de ficheiro longos e descritivos se pretender.

  1. Faça clique sobre Guardar.

Notas: Para mover páginas Web, páginas de frames e todos os ficheiros de suporte, escolha Guardar como página Web (menu Ficheiro) e escolha uma nova localização.

        Atribuir um título a uma página da Web

O título é apresentado na barra de título e na lista do histórico do Web browser. Se alguém guardar uma ligação à sua página da Web, o título irá aparecer nas lista dos favoritos dessa mesma pessoa.

  1. No menu Ficheiro, faça clique sobre Guardar como página Web.
  2. Faça clique sobre Alterar título.
  3. Na caixa Título da página, escreva o nome pretendido.

Nota   Para actualizar rapidamente o título, no menu Ficheiro, escolha Propriedades. Faça clique sobre o separador Sumário. Na caixa Título, altere o título ou escreva um novo.

        Gerir Hiperligações

hiperligação

Texto colorido e sublinhado ou uma imagem sobre a qual é possível fazer clique para ir para um ficheiro, para uma localização num ficheiro, para uma página de HTML na World Wide Web ou para uma página de HTML numa intranet..

Quando cria páginas Web, o Microsoft Word gere os ficheiros de suporte e planeia as hiperligações de forma a que as imagens apareçam e as ligações funcionem quando as páginas são colocadas no servidor da Web final.

Quando todos os ficheiros — como por exemplo, os ficheiros relativos às marcas, botões de navegação, texturas de fundo, gráficos e páginas Web para os quais cria hiperligações — forem publicados no mesmo servidor da Web, o Word mantém as hiperligações como ligações relativas, dado que a utilização de ligações relativas torna mais fácil a movimentação dos ficheiros de suporte de uma localização para outra.

As hiperligações para Web sites noutros servidores — por exemplo, uma lista dos seus locais favoritos na Web — serão mantidas como ligações absolutas — isto é, como localizações de ficheiro fixas.

Quando guarda páginas Web numa localização diferente, as ligações que não podem ser convertidas em ligações relativas permanecem como ligações absolutas.

        Gerir e atribuir nomes a ficheiros de suporte

Quando guarda ficheiros num servidor da Web, todos os ficheiros de suporte — como por exemplo, os ficheiros relativos a marcas, texturas de fundo e gráficos — são, por predefinição, organizados numa pasta de suporte. Se mover ou copiar uma página Web para outra localização, terá também de mover a pasta de suporte de modo a manter todas as ligações à página Web.

Por exemplo, se tiver uma página Web chamada Página1.htm que inclua marcas armazenadas numa pasta de ficheiros de suporte chamada "Página1_ficheiros", os caminhos relativos para os ficheiros de imagem são \Página1_ficheiros\imagem001.gif e \Página1_ficheiros\imagem002.gif. Se mover Página1.htm, terá também de mover a pasta dos ficheiros de suporte (Página1_ficheiros) para a nova localização.

Por predefinição, o nome da pasta de suporte é constituído pelo nome da página Web seguido de um carácter de sublinhado (_), um ponto final (.) ou um hífen (-) e da palavra "ficheiros". A palavra "ficheiros" aparece na versão de Microsoft Office 2000 do idioma utilizado para guardar o ficheiro como página Web. Por exemplo, se utilizasse a versão holandesa do Office 2000 para guardar um ficheiro chamado Página1 como página Web, o nome predefinido da pasta de suporte seria Página1_bestanden.

        Testar ligações

Depois de ter publicado páginas Web na Internet ou numa intranet, é conveniente testá-las num Web browser. Certifique-se de que todos os gráficos aparecem e de que as hiperligações vão para a página Web correcta.

 

        Inserir uma hiperligação que vá para uma localização no documento ou página Web actual

Para fazer a ligação a um local no documento actual.

  1. No documento actual, execute um dos seguintes passos:

Insira um marcador na localização para a qual pretende ir.

O que é um marcador?

Um marcador é um item ou um local num documento que identifica e ao qual atribui um nome para referência futura. Pode utilizar marcadores para passar rapidamente para um local específico, criar referências cruzadas, marcar intervalos de páginas para entradas de índices remissivos, etc.

Adicionar um marcador

1.      Seleccione um item ao qual pretende atribuir um marcador ou faça clique onde pretende inserir um marcador.

2.      No menu Inserir, faça clique sobre Marcador.

3.      No Nome do marcador, escreva ou seleccione um nome.

4.      Clique em Adicionar.

Nota   Os nomes dos marcadores têm de começar por uma letra e podem conter números. Não pode incluir espaços num nome de marcador. No entanto, pode utilizar o carácter de sublinhado para separar palavras — por exemplo, "Primeiro_título”.

 

  1. Seleccione o texto ou objecto no qual pretende representar a hiperligação.
  2. Faça clique sobre Inserir hiperligação .
  3. Em Ligar a, faça clique sobre Colocar neste documento.
  4. Na lista, seleccione o título ou marcador ao qual pretende fazer a ligação.

Nota   Para que uma sugestão seja apresentada ao colocar o ponteiro do rato sobre a hiperligação, faça clique sobre Descrição e, em seguida, escreva o texto que pretende. Para fazer ligações a títulos, o Word utiliza o "Documento actual" como sugestão se não tiver especificado nenhuma; para fazer ligações a marcadores, o Word utiliza o nome do marcador.

        Inserir uma hiperligação que salte para outro documento, ficheiro ou página Web

Pode criar uma hiperligação que vá para um ficheiro existente ou para um ficheiro novo. Depois de ter especificado um nome para o novo ficheiro, pode optar por abrir o ficheiro para editar imediatamente ou para lá voltar mais tarde. De qualquer forma, o ficheiro é criado.

  1. Seleccione o objecto de texto ou de desenho que pretende que seja apresentado como hiperligação e, em seguida, faça clique sobre Inserir hiperligação.
  2. Execute um dos passos seguintes:

Para ligar a um ficheiro ou página Web existente, faça clique sobre Ficheiro ou página Web existente em Ligar a.

Para ligar a um ficheiro que ainda não tenha criado, faça clique sobre Criar novo documento em Ligar a.

  1. Execute um dos passos seguintes:

Se fez clique sobre Ficheiro ou página Web existente no passo 2, localize e seleccione o ficheiro ao qual pretende ligar.

Se fez clique sobre Criar novo documento no passo 2, escreva um nome para o novo ficheiro. Também pode especificar o caminho para o novo ficheiro e escolher se pretende abrir o novo ficheiro para editar agora ou mais tarde.

  1. Para atribuir uma sugestão que aparecerá quando pousar o rato sobre a hiperligação, faça clique sobre Descrição de ecrã e depois escreva o texto pretendido. O Word utiliza o caminho ou endereço do ficheiro como descrição se não especificar uma.
  2. Faça clique sobre OK duas vezes.

Notas

        Inserir uma hiperligação que vá para uma localização específica noutro documento ou página Web

  1. Abra o ficheiro para o qual pretende ir e insira um marcador.
  2. Abra o ficheiro a partir do qual pretende fazer a ligação e seleccione o texto ou objecto para o qual pretende efectuar uma hiperligação.
  3. Faça clique sobre Inserir hiperligação .
  4. Em Ligar a, faça clique sobre Ficheiro ou página Web existente.
  5. Localize e seleccione o documento ao qual pretende fazer a ligação.
  6. Faça clique sobre Marcador e, em seguida, seleccione o marcador que pretende.

Notas

 

        Alterar o texto de uma hiperligação

Pode alterar o texto de uma hiperligação como faria para alterar qualquer texto num documento ou numa página Web. De um modo geral, para evitar activar a hiperligação, é preferível utilizar o teclado para seleccionar o texto que pretende alterar.

  1. Faça clique sobre um ponto fora do texto.
  2. Prima as teclas de setas até o ponto de inserção se situar à esquerda ou à direita do texto que pretende alterar.
  3. Mantenha premida a tecla SHIFT e prima uma tecla de seta até o texto ser seleccionado.

        Alterar o destino da hiperligação

  1. Faça clique com o botão direito do rato sobre a hiperligação que pretende alterar, aponte para Hiperligação no menu de atalho e faça clique sobre Editar hiperligação.
  2. Seleccione as opções pretendidas.

        Editar uma imagem que é uma hiperligação

  1. Prima e mantenha premida a tecla CTRL e faça clique sobre a imagem que representa a hiperligação.
  2. Faça clique com o botão direito do rato sobre a imagem que representa a hiperligação.
  3. Execute um dos seguintes passos:

Se a imagem seleccionada for uma fotografia, faça clique sobre Formatar imagem ou aponte para Objecto de imagem e, em seguida, faça clique sobre Abrir no menu de atalho.

Se a imagem sobre a qual fez clique for um objecto de desenho, faça clique sobre Formatar forma automática ou Alterar forma automática no menu de atalho.

 

        MODIFICAR O VISUAL DE UMA PÁGINA WEB

Acerca dos temas

Um tema é um conjunto de elementos de desenho unificados e de esquemas de cores para imagens de fundo, marcas, tipos de letra, linhas horizontais e outros elementos de documentos. Um tema ajuda-o a criar facilmente documentos profissionais e bem estruturados para visualizar no Word, no correio electrónico ou na Web.

Ao contrário de um modelo, um tema não fornece entradas de texto automático, barras de ferramentas personalizadas, macros, definições de menus ou teclas de atalho. Um tema proporciona um estilo ao documento utilizando cor, tipos de letra e gráficos.

Quando aplica um tema a um documento, o Word personaliza os seguintes elementos desse documento: cor ou gráfico de fundo, estilos do corpo e títulos, marcas, linhas horizontais, cores das hiperligações e cor dos limites das tabelas.

Pode aplicar um tema novo, mudar para um tema diferente ou remover um tema, utilizando o comando Tema do menu Formatar. Antes de aplicar um tema, pode pré-visualizar elementos de página de exemplo no painel de pré-visualização de temas, seleccionando o tema de uma lista. Antes de aplicar um tema na caixa de diálogo Tema, pode também seleccionar opções para aplicar cores mais vivas a texto e gráficos, animar determinados gráficos de tema ou aplicar um fundo ao documento. Para ver a animação de gráficos de tema, visualize a página Web num Web browser.

Existem vários temas disponíveis no disco rígido quando instala o Word. Se tiver o Microsoft FrontPage 4.0 ou posterior instalado, pode utilizar também os temas do FrontPage. Estão disponíveis outros temas na Web. Para transferir outros temas, faça clique sobre Office na Web no menu Ajuda.

 

 

        Aplicar um tema a um documento já existente

  1. Abra o documento ao qual pretende aplicar o tema.
  2. No menu Formatar, faça clique sobre Tema.
  3. Na lista Escolha um tema, faça clique sobre o tema que pretende.
  4. Seleccione as opções pretendidas.

Para obter ajuda em relação a uma opção, faça clique sobre o ponto de interrogação e depois sobre a opção.

Sugestão   Para inserir uma marca de imagem depois de ter aplicado um tema, seleccione os parágrafos aos quais pretende adicionar marcas e depois faça clique sobre Marcas.

 

 

        Para além dos Temas, pode enriquecer a sua páginas com imagens animadas (Não exagere)

 

 

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