Bairrada Cultural, nº 19 (suplemento de Jornal da Bairrada), 28/06/2001

De Luís Seabra. A Estrada-Emínio-Talábriga-Cale

"A Estrada Emídio-Talabriga-Cale relações com geografia e o povoamento de entre Douro e Mondego", título de um trabalho esforçado do investigador bairradino, Luís Seabra Lopes, professor da Universidade de Aveiro, inicialmente publicado na Revista Conimbriga-Volume XXXIX-"2000, do Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra, acaba de ser publicado em separata, dado o interesse do tema.

Trata-se de cuidadoso e bem elaborado trabalho de investigação, muito bem fundamentado (o cuidado posto no trabalho está evidenciado na própria bibliografia consultada e naturalmente estudada), em que procura demonstrar duas coisas essenciais: a localização de Talábriga que para o autor é ponto assente ser no Marnel; por outro, coloca o traçado da estrada romana a passar exactamente por Talábriga, onde, de resto, tocavam outros três itinerários: Itinerário ocidental ou romano, que passava por Óis do Bairro, Mogofores, Óis do Bairro, Mogofores, Sangalhos, Barro, Para-dela, Espinhei, Óis da Ribeira, Travassô e. Sagadães; estrada Mourisca, que tinha o traçado da anterior até Barro, mas aqui divergia para Recardães, Crasto, Paredes, etc.; e estrada interior, que passava por Aguim, Anadia, Aguada de Cima, Borralha, Asse-quins, Valongo e Lanheses. Da cidade do Marnel continuava a estrada romana na direcção do Calle.

Além do interesse despertado pelo facto do autor fazer coincidir Talábriga com o Marnel (Vouga), o trabalho é mais abrangente e, de caminhada, traz à liça, também para reforçar a sua tese, outros aspectos relacionados com a geografia, a rede viária e o povoamento da Bairrada, alargando-o até ao norte do concelho de Águeda, a evolução geomorfológica do Baixo Vouga, a estrada romana e alguns itinerários alternativos, vestígios da rede viária na estrutura do povoamento antigo da região do Vouga e a deslocação do eixo do povoamento para a nova estrada coimbrã, etc.

Em resumo, Luis Seabra Lopes procura reconstruir o traçado da esttrada Emínio (Coimbra)Talábriga, (Marnel) e Cale (Porto), conseguindo contradizer outras teses, com alguns argumentos convincentes.