SOBERANIA DO POVO, 13 de Novembro de 1998


Lamas do Vouga

ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA DO CABEÇO DO VOUGA

A Câmara vai comprar terrenos envolventes para alargar o levantamento

A Câmara Muncipal de Águeda deliberou, por unanimidade, adquirir três parcelas de terreno, na zona envolvente para permitir o prosseguimento dos trabalhos de levantamento da estação arqueológica do Cabeço de Vouga.

Os primeiros trabalhos de escavação remontam ao ano de 1941, quando, então, foram dinamizados por Rocha Madahil, com o apoio de Sousa Baptista – altura em que foi posta a descoberto uma importante parcela do que terá sido a cidade luso-romana de Vacca ou Váccua, ou ainda Talábriga.Nomeadamente, puseram a descoberto um terraço de 34,65 x 41,25 metros, que corresponderá ao forum da cidade. Do lado poente, há uma série de ábsides, mal interpretadas como bastiões, que pareceriam ser uma solução técnica em contraforte, por meio de pequenas abóbodas do eixo perpendicular, o muro exterior do terraço.
As investigações foram interrompidas por mais de 40 anos, mas foram retomadas nos últimos anos. Por exemplo pelo Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, de Coimbra, entre outras entidades. A Câmara Muinicipal de Águeda entretanto criou um gabinete especializado, encarregado da estação arqueológica.