SOBERANIA DO POVO, 2 de Outubro de 1998

Jantar-debate em Águeda

ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA DO CABEÇO DO VOUGA

 
O Águeda Forum tem marcado para amanhã uma conferência sobre o tema “De Talábriga ao Cabeço do Vouga”. A concentração é às 16 horas, junto à Câmara Municipal com visita ao local e jantar-liberto.A estacão arqueológica que, modernamente, a partir dos trabalhos de Rocha Madahil & Sousa Baptista, é conhecido sob a designação de “Cabeço do Vouga” funda as suas raízes históricas e toponímicas num passado mais ou menos longínquo, cujos ecos se prolongaram e, em certa medida, se mantêm na actualidade.Os revivalismos pós-modernistas deste final de século, na sequência da tradição romântica do sec. XIX, têm procurado manter viva as chamas das populações que, habitando o território em época já premonitória da ocupação romana, de Talabrigensis se tomariam Vaccensis, de que oppidum Vacca seria assim a trasmutação da aguerrida e insubmissa Talábriga, para a ordenar e "civilizada" Vacca do séc. I.
Contudo a arqueohistóría das populações pré-romanas de entre Vouga e Marnel está por fazer ou, numa visão mais optimista, esta ainda num estado incipiente, daí que a tripla associação Talábriga/Vacca/Cabeço do Vouga, seja em demasia simplista e mesmo abusiva se analisados todos os dados em presença, à luz da crítica interna da documentação existente, historiográfica e ou arqueológica.
É com o objectivo de contribuir para esclarecer, mais que confundir, que pretendemos, nesta conferêscia, cruzar os dados aportados pela historiografia latina e a que se produziu em seguida, com o dados actuais da moderna investigação arqueológica que desde 1996 se vem a realizar no povoado fortificado d’entre Vouga e Marnel.