JORNAL DA BAIRRADA, 20 de Março de 1997


Arqueologia no concelho de Águeda

A estação arqueológica do Cabeço do Vouga: os dados e os problemas
 
Amanhã dia 21 de Março, pelas 21,00 horas, decorrerá no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, uma conferência proferida pelo Dr. Fernando A. Pereira da Silva, docente Universitário e Coordenador do Gabinete de História e Arqueologia da Câmara Municipal de Águeda, subordinada ao tema "a estaçao arqueológica do Cabeço do Vouga: os dados e os problemas".
Na referida conferência serão tratados diversos aspectos ligados, nomeadamente ao conhecimento arqueológico do habitat luso-romano de Entre Vouga e Marnel, aos trabalhos arqueológicos encetados nos anos quarenta sob a direcção do Dr Rocha Madahil.
Na altura será também apresentada uma síntese das acções efectuadas no ano de 1996, no contexto da política de revitalização do património arqueológico concelhio, sendo ainda abordada toda a problemática daí decorrente e as perspectivas que se abrem com o prosseguir dos trabalhos arqueológicos no arqueosítio em causa.
Ex-libris do concelho de Águeda e, em particular, da freguesia de Lamas do Vouga, a estação arqueológica do Cabeço do Vouga constitui um documento da maior importância para o conhecimento do povoamento de entre Aeminiun e Cale, razão pela qual a "autarquia tem empenhado o melhor do seu esforço no sentido do seu estudo, valorização e divulgação".
Esta iniciativa inscreve-se numa política mais vasta de dinamização da Câmara Municipal de Águeda, e, em particular, no âmbito do património arqueológico, consciente que está das responsabilidade que lhe cabem neste domínio.