JORNAL DA BAIRRADA, 18 de Julho de 1996


Arqueologia

Cabeço do Vouga “já mexe”

Tiveram início no dia 1 os primeiros trabalhos da limpeza e remoção de terras no Cabeço do Vouga, que em principio irão decorrer até ao fim do corrente mês.
Com a colaboração de um grupo de nove jovens, começaram a ser re-descobertas algumas das estruturas existentes. Trabalho minucioso, tem sido sempre acompanhado por técnicos, e as primeiras estruturas, há muito enterradas pelo tempo, começam de novo a ver a luz.
“Para esta primeira intervenção, está programada uma duração até ao final do corrente mês e vai permitir lançar o gosto e, estamos certos, dinamizar as colectividades e os jovens individualrnente para que, devidamente acompanhados, continuem o trabalho de descobrir um pouco mais acerca do modo como viviam os nossos antepassados”, comenta o vereador da cultura Dr. Gil Nadais.Pela dimensão da área ocupada, bem como pelas muralhas existentes, pressupõem-se que o aglomerado ali existente era de importância relevante na época e espera-se poder, deste modo, conhecer um pouco maos os antepassadados e a sua forma de vida.