SOBERANIA DO POVO, 7 de Junho de 1996

Aberta à Investigação dos Jovens

ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA DO VOUGA

A Câmara Municipal de Águeda contratou o professor universitário Fernando Pereira da Silva para dinamizar acções na área da arqueologia e, em particular, na estação arqueológica do Cabeço do Vouga.

A inexistência, em Águeda, de uma associação vocacionada para a defesa do património arqueológico levou a que a Câmara Municipal chamasse a si a dinamização de actividades nesta área, "actuando como suplectivo do movimento cultural concelhio", que, refere a nota do município, "se afirma fortemente em muitas outras áreas".
Foi para esse trabalho ser possível e "de qualidade", que foi contratado Fernando Pereira da Silva, professor universitário e investigador de mérito reconhecido, que "coordenará todas as acções a desenvolver nesta área".
"A defesa do património cultural, em geral, e da arqueologia, em particular, são actividades de elevado interesse para os jovens, conscientes do seu papel na sociedade e disponíveis para a descoberta de um passado remoto, onde mergulham as suas raizes", comenta a nota da Câmara de Águeda, acrescentando que "este tipo de actividades não deve ser desenvolvido de forma fechada" e abrindo, por isso, as inscrições para os que se "sintam atraídos por esta forma de ocupação de tempos livres e com idades superiores a 14 anos".
Todos irão frequentar um mini-curso de introdução à arqueologia, antes de qualquer acção no Cabeço do Vouga, e, para o efeito, deverão formalizar as inscrições no Centro de Apoio à Juventude, que funciona no edifício dos Paços do Concelho, ou através do telefone 601413.