Semanário da Região Bairradina, N.° 219, de 20 de Fevereiro de 1992

No Cabeço (Lamas do Vouga)

Arqueólogos Conimbricenses vão procurar vestígios da Antiga Cidade Romana de "Vacca ou "Váccua"

Patrício do Toural

Atento como sempre, o folclorista José Maria Marques, dinâmico director do Museu de Etnografia da Região do Vouga, sediado na vila de Mourisca do Vouga, logrou que o GAAC - Grupo de arqueologia e Arte do Centro se disponibilizasse no sentido de serem recomeçadas as escavações daquela que foi em tempos a cidade romana de "Vacca" ou "Váccua". O achado, que foi descoberto pelo Dr. Augusto Soares de Sousa Baptista, já falecido, localiza-se no lugar do Cabeço do Vouga, junto ao rio Marnel, na freguesia de Lamas do Vouga, concelho de Águeda. Falando ao SRB, José Maria Marques disse: "Desde há 8 anos que o Museu Etnográfico da Região do Vouga vem desenvolvendo todo um processo tendente à continuidade das escavações para pôr a total descoberto aquela que foi a Cidade Luso-Romana de "Vacca ou Váccua", localizada no "Cabeço do Vouga", freguesia de Lamas do Vouga e Concelho de Águeda". Para aquele folclorista - vice-presidente da Federação do Folclore Português - "não foi tarefa fácil, porquanto o registo do terreno foi feito em tempo por um arqueólogo que não reunia as condições exigíveis para pôr em prática todo o cuidado trabalho das escavações, daí a razão porque inconformada com esta situação, a Direcção do Museu Etnográfico da Região do Vouga apostou na entidade válida e capaz, felizmente encontrada no final do ano transacto e que se designa por GRUPO DE ARQUEOLOGIA E ARTE DO CENTRO, sediado em Coimbra, de que é presidente o Dr. Mário Nunes".

DR. AUGUSTO SOARES DE SOUSA BAPTISTA

Continuando a sua explanação ao "SRB", o presidente do Museu de Etnografia da Região do Vouga adiantou: "Todo este válido grupo, visitou o nosso museu e inteirou-se da sua natureza, tendo-o reconhecido à altura de fazer face ao desenvolvimento desse importante trabalho, bem assim à recolha de todo o espólio a encontrar na referida Estação Arqueológica, razão porque, com data de 15 de Janeiro nos dirigiu o ofício n.º 4/92, dando-nos conhecimento que já estavam reunidas as condições para dentro em breve dar início às escavações, tendo sido inclusive nomeados para o efeito os Arqueólogos, Doutores Nunes Pinto e António Quintaneira".

E mais adiante: "Somos os possuidores de importantes documentos relacionados com esta Estação Arqueológica, entre as quais destacamos o precioso contributo dado pelo saudoso Doutor Augusto Soares de Sousa Baptista, iniciador das primeiras escavações para identificar a existência ali considerada Cidade Luso-Romana de VACCA".

Aproveitando o ensejo facultado pelo repórter, o presidente e fundador do Museu de Etnografia da Região do Vouga disse: "Pensamos que o interesse manifestado pelo nosso Museu e o trabalho de pesquisa à volta deste achado arqueológico, vai valorizar em muito o Património Histórico do Concelho de Águeda e sua Região". "Contamos por isso com a colaboração de todos os Aguedenses e prometemos que, dentro em breve, melhores notícias teremos para divulgar relacionadas com o crescimento e reestruturação do Museu de Etnografia da Região do Vouga, um trabalho de estudo, recolha, catalogação e exposição, única e exclusivamente da atribuição da actual Direcção do Grupo Folclórico da Região do Vouga, a sua fundadora e actual continuadora", concluiu José Maria Marques.

Por indicação do GAAC, os arqueólogos Drs . Nunes Pinto e António Ouintaneira, aguardam que o Museu de Etnografia da Região do Vouga lhes "faculte todo o apoio para que o trabalho que vão empreender se torne um sucesso".