Medidas Fonológicas e de Produção de Fala Empregadas no Diagnóstico do Transtorno Fonológico (Speech Sound Disorder)

Wertzner, H. (2013)

Signal Processing Laboratory (SPL) Meeting, Institute of Electronics and Telematics Engineering of Aveiro (IEETA), University of Aveiro, Portugal, 12th November 2013.

Crianças com Transtorno Fonológico (TF) são heterogêneas no que diz respeito às suas manifestações de fala e de linguagem. Às vezes, tais crianças são inconsistentes em sua produção, mas são capazes de produzir os sons; outras vezes são consistentes nos seus erros e não conseguem produzir o som. A indicação feita por modelos teóricos que estudam o desenvolvimento da fala de que há inter-relação entre os processamentos motor da fala, cognitivo-linguístico e auditivo, busca demonstrar que a heterogeneidade das manifestações do TF pode estar relacionada às dificuldades em um dos processamentos o que resulta numa interação comprometida entre eles. O diagnóstico em geral, é feito por meio de aplicação de provas de linguagem e fala tais como fala espontânea, nomeação e imitação de palavras e sentenças, que são submetidas a uma análise fonológica, para identificar alterações em função da idade da criança. Provas complementares devem ser aplicadas para auxiliar no entendimento da alteração. Tais provas envolvem medidas cognitivo-linguísticos (Inconsistência de fala, Teste de sensibilidade fonológica (aliteração e rima), Provas de Nomeação Rápida, de Memória de curta duração, de segmentação de palavras e não palavras); de produção motora da fala (teste de estimulabilidade dos sons da fala ausentes no diagnóstico, a palatografia a taxa de articulação medida em fones por segundos, diadococinesia oral medida, análise acústica dos sons Eletroglotografia. Assim, entender qual dos processamentos está alterado e interferindo na interação entre eles, durante a avaliação diagnóstica, pode contribuir para uma classificação mais adequada do TF e, portanto a modelos de intervenção mais precisos.

Professora Doutora Haydée Fiszbein Wertzner Professora Associada do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Faculdade de Medicina, Universidade de S. Paulo, Brasil

Professora Doutora Haydée Fiszbein Wertzner possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1977), mestrado (1986) e doutorado (1992) em Lingüística pela FFLCH Universidade de São Paulo e Livre Docência em Fonoaudiologia (2002) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional FMUSP. É Vice-Presidente da Comissão de Graduação da FMUSP. Coordena dois convênios internacionais, Escola Superior de Saúde do Instituto Tecnológico de Setúbal e Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. É editora associada do periódico CoDAS. Foi Presidente da Comissão de Ensino e Coordenadora do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaugiologia. Faz parte do Comitê de Educação em terapia de fala e linguagem da International Association of Logopedics and Phoniatrics. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: distúrbio fonológico, avaliação,intervenção.

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Last updated 27/11/2013
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Luís Miguel Teixeira de Jesus

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