The influence of visual stimuli in children with phonological delay (A importância dos estímulos visuais em crianças com atraso fonológico)

Cassandra Pedro

M.Sc. Project

English

The main purpose of this work was to study the influence of visual stimuli in prescholers with phonological delay. It was developed and analysed the content validaty of speech and language assessment/intervention materials, specifically a Pre-Literacy Skills Assessment Probe and 50 visual stimuli (L&S cards). The Pre-Literacy Skills Assessment Probe assesses the identification/production of the graphemes names/sounds. The L&S cards stimulate grapheme-phoneme development and speech sound production. An expert panel of 6 speech and language therapists analysed these materials based on several criteria that were previously established.

The Pre-Literacy Skills Assessment Probe was analysed based on clarity, simplicity, ambiguity and relevance criteria. The L&S cards were analised based on clarity and practicality criteria. The modified Bland-Altman method showed good agreement among evaluators, because the majority of the values was between the agreement limits and the superior limit was not very high.

The content validity of the Pre-Literacy Skills Assessment Probe was also piloted with 64 preschoolers aged 5;0-6;3 with normal speech and language development. The results indicate better scores in letter name identification than in letter name/letter sound production. Additionally, girls scored higher than boys.

The influence of the set of L&S cards in grapheme-phoneme correspondences development and in speech production improvement was also studied. An external speech and language therapist of the Tondela-Viseu Hospital carried out a 6-week therapeutic intervention in a group of 7 phonologicaly delayed preschoolers aged 5;3-6;5. All children have a normal development in other language domains. The following outcome measures were taken before and after the therapeutic intervention process: percentage of consonants correct; percentage of phonological processes; phonetic inventory; pre-literacy skills (grapheme-phoneme correspondence). The results indicate that the selected L&S cards facilitate phoneme-grapheme correspondence acquisition, specially in letter sound acquisition. Additional speech sound production improvements were observed, which indicates that L&S cards scenarios provide suitable visual clues to stimulate the correct production of therapeutic targets.

Portuguese

O presente trabalho teve como principal objetivo o estudo da influência dos estímulos visuais em crianças com atraso fonológico. Neste sentido, procedeu-se ao desenvolvimento e à validação de conteúdo de materiais de avaliação/intervenção em Terapia da Fala, especificamente, uma Prova de Avaliação de Competências de Pré-Literacia e um conjunto de 50 cartões com estímulos visuais (cartões L&S). A Prova de Avaliação de Competências de Pré-Literacia possibilita a avaliação da identificação/nomeação do nome/som dos grafemas. Os cartões L&S estimulam o desenvolvimento das correspondências grafema-fonema e a melhoria da produção dos sons da fala. Um painel de peritos constituído por 6 terapeutas da fala realizou a avalição dos materiais supracitados com base num conjunto de critérios previamente definidos.

A Prova de Avaliação de Competências de Pré-Literacia foi analisada com base nos critérios de clareza, simplicidade, precisão e relevância. Os cartões L&S foram analisados com base nos critérios de clareza e pertinência prática. Em ambos os casos, o método gráfico de Bland-Altman modificado permitiu concluir que existiu boa concordância entre os avaliadores, uma vez que a maioria dos valores correspondentes aos vários itens analisados se encontrava dentro dos limites esperados de concordância e a grandeza do limite superior não era muito elevada.

A Prova de Avaliação de Competências de Pré-Literacia foi ainda sujeita a um estudo piloto realizado com 64 crianças em idade pré-escolar com idades compreendidas entre os 5;0 e os 6;3 e com desenvolvimento típico ao nível da fala e da linguagem. Tendencialmente, os resultados indicam melhores desempenhos nas subprovas de identificação do nome/som dos grafemas comparativamente às respetivas subprovas de nomeação de grafemas/fonemas. Adicionalmente, os resultados revelam que as crianças do género feminino obtiveram um melhor desempenho nas diversas subprovas comparativamente às crianças do género masculino.

Pretendeu-se ainda estudar a influência de alguns cartões L&S ao nível da aquisição das correspondências grafema-fonema e da melhoria da produção dos sons da fala. Por conseguinte, um terapeuta da fala externo ao estudo, do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, realizou uma intervenção terapêutica ao longo de 6 semanas num grupo de 7 crianças com idades compreendidas entre os 5;3 e os 6;5 com diagnóstico de atraso fonológico. Todas as crianças apresentavam um desenvolvimento típico ao nível dos restantes domínios da linguagem. As seguintes medidas de resultados foram recolhidas antes e após 6 sessões de intervenção: percentagem de consoantes corretas; percentagem de ocorrência dos processos fonológicos; inventário fonético; competências de pré-literacia (correspondência grafema-fonema). Os resultados obtidos neste estudo sugerem que os cartões L&S selecionados promovem melhorias na aprendizagem das correspondências grafema-fonema, sobretudo ao nível da aquisição do som correspondente ao grafema. Também se observaram melhorias nas restantes medidas de resultados, ao nível da produção dos sons da fala, o que é sugestivo de que os cenários dos cartões L&S fornecem pistas visuais que estimulam a produção correta dos sons correspondentes aos alvos terapêuticos.

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Last updated 2/2/2014
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Luís Jesus

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