O uso da X-Ray Microbeam Speech Production Database no estudo da influência da oclusão dentária na produção de sons de fala

Araújo, Jesus and Costa (2007a)

In Actas do V Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde, Lisboa, Portugal, p. CO25

Fundamentação: A fala é uma actividade neuromotora complexa, usada na comunicação humana cujo entendimento continua a despertar interesse. Actualmente, a investigação tende a unir ciências linguísticas e médicas com novas tecnologias. A terapêutica da fala, responsável pela avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, tem dado contributos para a evolução do conhecimento da fala numa perspectiva funcional. A XRMB-SPD é uma base de dados que usa a técnica imagiológica X-ray Microbeam, e permite simultaneamente uma análise acústica, electroglotográfica e articulatória dinâmica, através da localização em tempo real de eléctrodos colocados em vários pontos da face e do sistema articulatório (língua, lábios e dentes).

Objectivos: Usou-se a XRMB-SPD para descrever diferenças acústicas e articulatórias em indivíduos com classes de oclusão dentária diferentes.

Metodologia: Foram seleccionados 4 informantes, 1 homem e 1 mulher de classe I e 1 homem e 1 mulher de classe II. Caracterizou-se o espaço articulatório dos informantes segundo metodologia do espaço-A modificado e procedeu-se a análise acústica e articulatória das vogais /a, i, u, æ/ e das consoantes /p, t, k, f, s, ʃ/.

Resultados: Relativamente à oclusão dentária observou-se: maior inclinação da parede posterior da faringe na classe II; variabilidade nas adaptações articulatórias nos informantes de classe II, provavelmente com relação à divisão da classe; poucas diferenças na produção de vogais; relação entre o "broad peak" dos espectros multitaper e o ponto de articulação determinado no fone [ʃ].

Discussão: Os resultados confirmam ser pertinente complementar a classificação da oclusão dentária segundo Angle com a avaliação do perfil facial e a análise cefalométrica. Contudo, o espaço-A modificado parece ser um método válido para contornar algumas das limitações da XRMB-SPD. A análise conjunta de parâmetros acústicos e articulatórios é uma mais valia, com várias correlações ainda por explorar.

Supported (in part) by research grant number R01 DC 00820 from the National Institute of Deafness and Other Communicative Disorders, U. S. National Institutes of Health.

AraujoJesusCosta2007a.pdf - Abstract (Acrobat 7.0 file)

AraujoJesusCosta2007aPPT.pdf - Oral presentation (Acrobat 7.0 file)


Last updated 20/4/2020
lmtj@ua.pt
Luís Miguel Teixeira de Jesus

Back to Homepage