Orientadores : José Manuel Neto Vieira [web], Luís Miguel Pinho de Almeida [web]

Alunos : José Miguel Miranda Barroso da Fonte,11829 e Daniel Gouveia Gonçalves, 14632

Sumário

Pretende-se neste projecto construir um pequeno robot que com apenas dois microfones seja capaz de localizar uma fonte sonora (voz humana, ruído de um motor, etc). Para conseguir este objectivo será necessário desenvolver algoritmos de processamento de sinal num DSP da Texas Instruments.

Enquadramento

A localização de fontes sonoras é uma tarefa desempenhada pelos seres humanos de uma forma sofisticada. Mesmo em ambientes reverberantes, nós somos capaz de localizar o azimute e a altitude de uma fonte sonora dispondo apenas de dois sensores. Conhece-se hoje em dia com alguma profundidade os mecanismos que o nosso sistema auditivo utiliza para realizar a tarefa de localização de fontes sonoras. Construir um sistema capaz de imitar o sistema auditivo Humano afigura-se num desafio aliciante.

Objectivos

Neste projecto pretendemos construir um sistema capaz de determinar o azimute de uma fonte sonora utilizando apenas dois microfones. Este sistema deverá ser capaz de operar de forma robusta mesmo em ambientes reverberantes. Os alunos deverão desenvolver algum hardware relacionado com o sistema de aquisição e software de processamento digital de sinal no DSP TMS320C31.