Pataias, a Vila

Pataias é uma pequena vila situada no Litoral Centro de Portugal. Fica situada entre a Marinha Grande e a Nazaré.


A Lenda do nome
Reza uma antiga lenda que por esta terra costumava passar a Rainha Santa Isabel, deslocando-se com a sua comitiva desde o Castelo de Leiria, onde habitava, até às Caldas onde se cuidava em banhos termais (daí o nome sobejamente conhecido de Caldas da Rainha).

Numa dessas passagens, onde toda a comitiva seguia o coche onde viajava a rainha e suas aias, o percurso ficou um pouco dificil de completar, já que a areia fina que caracteriza esta zona de pinhal impedia o fácil avanço das rodas no terreno.

Sentindo a rainha que o peso excessivo na carruagem poderia ser a causa de tal problema, virou-se para as suas aias e ordenou:

- À PATA AIAS!

A Lagoa

Um dos elementos de interesse central em Pataias é sem dúvida a sua espectacular lagoa. Inserida num ambiente de pinhal e rodeada de uma calma permanente torna-se um local propício a uns bons momentos de lazer. Existe nas suas margens um parque de merendas provido de condições óptimas para a realização de merendas e convívio.

Na sua fauna encontram-se muitas variedades de peixes, sendo de destacar as Perca, os Arruivacos, os Achegãs e as Carpas. Muitos patos bravos e algumas espectaculares aves de migração escolhem também estas paragens para fazer dos caniçais que ladeiam um dos lados da Lagoa, o seu lar. É sem dúvida um local a não perder quando passar por estes lados...

O Mercado
Ao Domingo é grande a agitação em redor do espaço reservado ao mercado. Marcando presença semanalmente, este é sem dúvida um dos mais concorridos mercados da zona, quer pela sua grande extensão e produtos existentes, quer pelo facto de se realizar a um dia acessível a grande parte da população dos arredores.

Nas bancas, montadas logo bem cedinho, podem ser encontrados todos os tipos de produtos, desde peças de roupa, calçado, ferramentas, decoração, géneros alimentares, ourivesaria, mercenaria, animais, louça, etc, etc, etc.

As Festividades
De tempos a tempos as festas acontecem por estas paragens. Mas o maior acontecimento deste género acaba por ser a festa da Nossa Senhora da Vitória.

No dia 15 de Agosto de todos os anos, o pessoal mais animado enfeita os seus tractores, carroças e burros, bicicletes e outros meios de transporte. Alguns cavaleiros emproados fazem o papel de juízes que junto da igreja, depois de uma pequena ovação, conduzem todo este grande círio até à praia de Paredes da Vitória (mais conhecida por Paredes) que dista mais ou menos 7Km de Pataias.

A viagem é geralmente animada, com todos as confusões características destas andanças.
Aí chegados é executada uma pequena missa campal, a que se segue um regado almoço pelo pinhal dos arredores. A praia ali à mão é um bom pretexto para dar um mergulhito.
Pelo fim da tarde acontece o regresso, nem sempre muito direito do pessoal a Pataias para a continuação dos festejos pela noite dentro com a realização de um grande arraial.

Enfim, bons motivos para não perder a próxima, já a realizar a 15 de Agosto que vem.

Atracções Turísticas nos Arredores