O que é um
?
 
 
Um Macs nao tem definição genérica, pelo que a pergunta é extremamente pertinente.
 
Um Macs pertence em princípio ao domínio da cultura académica, mas destaca-se particularmente nos pomares, em especial nos de maçãs.
 
Alguns Macs sao duros de roer porque têm bicho dentro, o chamado Macsbug, bicha perigosa usada como isco pelos hackers. Em todo o caso, nunca será de confundir com ratos, ratas, e outros roedores.
 
Historicamente, os Macs foram roidos até ao troço pelo parasita Wintel Billgatus, praga endémica importada acidentalmente do Novo Mundo, e para a qual nao há vacina atestada.
 
Algumas teses menos recentes e não confirmadas - já posteriormente desmentidas- adiantam que a praga, altamente contagiosa (nomeadamente as variedades W95 e W98), foi de facto importada clandestinamente pelos terroristas da ETA e da IBM para fins subversivos.
 
Apesar dos riscos envolvidos, o investigador californiano Steve Jobs orienta desde 1997 em larga escala uma tentativa de simbiose/aclimatação entre o referido parasita e a variedade mais resistente dos Mac, o chamado PowerMac.
 
Mais preocupante é a definição de um PC (leia-se "pici").
 
 
O que é um PC?
 
Aqui, as opiniões divergem quanto ao sentido profundo a dar à espécie.
 
É que não é unanime admitir se se trata de um acrónimo norte-americano para Pseudo-Computer ou para Pre-Computer.
 
 A tese que apareceu no início dos anos 80, segundo a qual PC significaria no fundo Personal Computer, não passa de uma superstição detestável, e carece em todo o caso de confirmação, até porque nunca nenhuma experiência digna de crédito conseguiu demonstrar de que maneira um PC poderia ser Personalizado pelo seu utente.
 
Cabe, é claro, ao utente escolher em última instância, por exemplo baseando-se na sua própria experiência. No entanto este último argumento parece bastante invulgar para um PC, já que o utente de um PC não é habitualmente chamado a escolhas não pavlovianas.
 
O qualificativo 'Pseudo' é por isso actualmente o menos improvável e o mais razoável, até porque 'Pre' poderia ser sentido como difamante por alguns, salvo seja.
 
Acrescente-se que o PC tem gradualmente vindo a ser objecto de um estranho fenómeno de mimetismo, típico de quem quer passar despercebido nos pomares, atitude que alguns interpretam como um conflicto infantil com os instintos primários do PC (também conhecidos como DOS).
 
Também não está esclarecida ainda totalmente a relação entre a proliferação do PC e a DJA (Doenca das Janelas Abertas), que se tem espalhado nas secretárias em estágio (não confundir com o CBC - Clinton Bucal Coitus)
 
Algumas teses audaciosas adiantam que a DJA seria provocada pelo W. Billgatus, decididamente perigoso.
 
Por tudo isso, facilmente se entenderá por que é que há pessoas que optam pelo THINK DIFFERENT.
 
Um último conselho:
 
Fernando Martinho, 1997
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

URL:
Last modified: 21-Mar-00